Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 53

Imprimir10 leituras obrigatórias

Avalie: 12345

leitura_obrigatoria (9)Selecionamos alguns livros fundamentais para ajudar os profissionais a aumentarem o repertório de ideias rumo à satisfação dos clientes

texto: da redação | fotos: divulgação

Aptidões técnicas, inspiração artística, gestão de negócios, relacionamento interpessoal... São tantas as habilidades necessárias ao profissional da beleza que parece difícil alcançar o sucesso na carreira. Fácil, realmente, não é. Mas como conhecimento também é a alma desse negócio, selecionamos 10 livros que vão auxiliá-lo(a) nessa tarefa. “Muitas pessoas acham que o mercado da beleza é superficial, mas acredito que é complexo e envolve questões de saúde. Para o cliente se sentir bem, o cabeleireiro precisa saber sobre química, doenças transmissíveis e ativos cosméticos, além de estar seguro para realizar os procedimentos”, diz Sandra Bruce, diretora de relações com a indústria da editora americana Milady.

a) A História do Penteado
Sílvia Marques (Matrix, 2009, 126 p.)
Ao longo da História, os penteados refletiram as mudanças de atitude e de comportamento na sociedade. Se na Roma Antiga os cabelos raspados eram sinônimos de inferioridade, hoje eles são modernos e usados por homens e mulheres. Outro dado interessante diz respeito aos fios loiros, que atualmente são sinônimos de sensualidade e já eram valorizados na Grécia Antiga.

A autora mostra a evolução das ideias expressas por meio da estilização das madeixas desde a Idade Antiga. São dicas ótimas para conhecer e compartilhar com os clientes.
www.matrixeditora.com.br

leitura_obrigatoria (2)b) Cabelo: Tudo o que Você Precisa Saber
Valcinir Bedin (Atheneu, 2010, 100 p.)
Em uma linguagem fácil, o autor mostra os componentes que formam os fios de cabelo e como resolver os problemas relacionados à sua saúde e manutenção. No livro, são listadas as principais doenças e seus tratamentos, para que o profissional da beleza tranquilize os clientes e direcione-os aos especialistas mais indicados. Assim, é possível saber: “Por que o cabelo está caindo?”; “Por que às vezes são difíceis de pentear?”. E muitas outras respostas às mais variadas dúvidas referentes ao tema.
www.cengage.com.br

leitura_obrigatoria (1)c) Como seu Cabelo Pode Transformar seu Visual
Rodrigo Cintra (Vitta, 2011, 112 p.)
Como lavar corretamente os cabelos? Existem truques para escolher e aplicar os produtos nos fios? É possível domar os mais rebeldes? Essas e outras perguntas são respondidas pelo famoso hairstylist, conhecido por trabalhar no badaladíssimo Studio W Iguatemi, em São Paulo, e participar do programa Esquadrão da Moda, exibido pelo SBT.

Um dos capítulos foi dedicado exclusivamente ao visagismo. Nele, Rodrigo ensina como essa técnica facilita na definição de um estilo pessoal, usando o corte como elemento-chave no processo de personalização do look. “Os cabelos marcam o tipo de mulher: romântica, moderna, sensual, ousada...”, revela o autor.
www.livrorodrigocintra.com.br

leitura_obrigatoria (8)d) Criadores de Imagem: Construindo Cabeleireiros de Sucesso ‒ Reflexões e prática
Renato Fuzz (Criadores de Imagem, 2009, 104 p.)
Esta obra ensina que, para o cabeleireiro conquistar uma carreira sólida, é preciso muito mais do que conhecimento técnico. As sugestões apontam que o preparo emocional e interpessoal, a administração da carreira, o trabalho coletivo e a postura corporal são fundamentais para o sucesso, além de auxiliarem na construção de um ambiente emocional saudável aos clientes e à equipe.
www.fuzz.com.br

leitura_obrigatoria (10)e) Dicionário de Ingredientes de Produtos para Cuidados com o Cabelo
John Halal (Cengage Learning, 2010, 192 p.)
Não é só no aroma e na embalagem que consumidores e profissionais devem prestar atenção na hora de escolher seus cosméticos. Neste dicionário, o autor mostra como compreender a composição dos produtos que tratam os cabelos, como xampus, condicionadores e finalizadores.

Ingredientes, regulamentação e rotulagem também são apresentados na obra, para que o leitor não se equivoque mais com nomes técnicos e estrangeiros. No fim do livro, há uma listagem de endereços e websites de instituições para se obter informações adicionais.

leitura_obrigatoria (6)f) Dr. Cabelo: Saiba Tudo Sobre os Cabelos ‒ Estética, Recuperação Capilar e Prevenção da Calvície
Luciano Barsanti (Elevação, 2009, 190 p.)
Pense em todas as dúvidas que você tem a respeito da estrutura capilar, por exemplo: “Qual é o impacto da coloração nos fios?”; “O formol realmente faz mal?”; “Estou grávida, vou ficar careca?”. Essas e muitas outras questões são respondidas pelo tricologista Luciano Barsanti, diretor-técnico do Instituto do Cabelo.

Na obra, são desmistificadas algumas questões que cercam o mundo dos fios e mostrados os avanços da tecnologia na área da tricologia (disciplina médica focada na recuperação capilar) e do diagnóstico ao tratamento não invasivo das doenças do couro cabeludo.
www.institutodocabelo.com.br

leitura_obrigatoria (7)g) História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado
Ana Carlota R. Vita (Anhembi Morumbi, 2008, 160 p.)
Como os cosméticos e os penteados foram tratados com o passar dos tempos? A autora aborda os conceitos de beleza em diferentes épocas e classes sociais para apresentar como surgiram as maquiagens, como se cuidavam dos cabelos e as diferenças dos penteados de antigamente e de hoje.

Uma verdadeira viagem no tempo dos ritos de embelezamento, que parte da Pré-História e termina no século XXI. São mostradas curiosidades sobre os looks suntuosos da Belle Époque, os cortes de Vidal Sassoon dos anos 1960 e a grande fase da cosmética dos anos 2000.

leitura_obrigatoria (5)h) História da Moda no Brasil: Das Influências às Autorreferências
João Braga e Luís André do Prado (Pyxis Editorial, 2011, 640 p.)
Você já ouviu falar de look total? A tendência de pensar em conjunto em cabelo, make-up, figurino e acessórios está cada vez mais forte no universo beauty. Então, nada melhor do que conhecer a História do Brasil por meio da moda, com um painel da evolução do comportamento e dos movimentos estéticos do País.

Na publicação, abordam-se os tempos em que se reproduziam as tendências de Paris, passando pelo período efervescente de criação da haute couture local, até a consolidação das semanas de moda. O que antes era tido como fútil, hoje envolve desenvolvimento industrial, sensibilidade estética e comportamento.
www.pyxisnet.com.br 

leitura_obrigatoria (3)i) História do Cabelo
Alan Pauls (Cosac Naify, 2011, 168 p.)
Ao narrar a aventura de um personagem obcecado por cabelo, que vaga por Buenos Aires entrando e saindo de salões, Alan Pauls recria um dos momentos mais sombrios da história argentina. O livro é a segunda parte da trilogia sobre os anos 1970 na Argentina, iniciada com História do Pranto.

O livro apresenta a trajetória de um homem para quem o cabelo é a “riqueza, seu ouro, seu lingote”. Ele vaga por um sistema cuja unidade monetária é o cacho, excita-se com bons tratamentos e cortes, aflige-se diante da imperícia da moça que lava seus cabelos de forma descuidada, inquieta-se com a lembrança ou a perspectiva de outros penteados. “Parece que é sempre o cabelo”, conclui Monti, seu amigo.

leitura_obrigatoria (4)j) Visagismo Integrado: Identidade, Estilo e Beleza
Philip Hallawell (Senac São Paulo, 2009, 284 p.)
Uma imagem exclusiva, que reflete a personalidade e o estilo de vida, é o sonho dos clientes que entram em um salão de beleza. Agora, os cabeleireiros podem transformar esse sonho em realidade.
O especialista Philip Hallawell mostra que o visagismo é muito mais do que observar as características físicas da clientela. A elaboração do estilo deve utilizar ferramentas como a análise do temperamento, do comportamento e das características físicas. Além disso, aborda assuntos como identidade, personalidade, estilo e beleza, além de incentivar o cabeleireiro a questionar o que os clientes desejam expressar.
www.visagismo.com.br

Galeria de fotos:

  • A História do Penteado - Sílvia Marques (Matrix, 2009, 126 p.)
  • Cabelo: Tudo o que Você Precisa Saber - Valcinir Bedin (Atheneu, 2010, 100 p.)
  • Como seu Cabelo Pode Transformar seu Visual - Rodrigo Cintra (Vitta, 2011, 112 p.)
  • Criadores de Imagem: Construindo Cabeleireiros de Sucesso, Reflexões  e Prática - Renato Fuzz  (Criadores de Imagem, 2009, 104 p.)
  • Dicionário de Ingredientes de Produtos para Cuidados com o Cabelo - John Halal (Cengage Learning, 2010, 192 p.)
  • Dr. Cabelo: Saiba Tudo Sobre os Cabelos, Estética, Recuperação Capilar e Prevenção da Calvície - Luciano Barsanti (Elevação, 2009, 190 p.)
  • História da Maquiagem, da Cosmética  e do Penteado - Ana Carlota R. Vita  (Anhembi Morumbi, 2008, 160 p.)
  • História da Moda no Brasil: Das Influências às Autorreferências - João Braga e Luís André do Prado  (Pyxis Editorial, 2011, 640 p.)
  • História do Cabelo - Alan Pauls  (Cosac Naify, 2011, 168 p.)
  • Visagismo Integrado: Identidade, Estilo e Beleza - Philip Hallawell (Senac  2009, 284 p.)

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se