Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 50

ImprimirFio da juventude

Avalie: 12345

celebridades_idade (4)Em quais aspectos mulheres maduras e famosas acertam e erram no visual?

texto: Eder Garrido | fotos: divulgação

Comparar uma mulher de 50 anos que vive em 2011 a outra, da mesma idade, dos 1970 é como equiparar água e azeite. Se antigamente nessa idade ela era considerada idosa, hoje tem a aparência e o espírito juvenis.

O problema é saber lidar com essa jovialidade e encontrar o limite para não ficar com uma imagem falsa. “A mulher com mais de 50 anos precisa ser autocrítica com relação às roupas, às maquiagens, aos acessórios e aos cabelos”, diz Cláudia Santana, visagista do Espaço Della. Segundo ela, a questão está em não querer aparentar ser jovem. Logo, excessos de botox, de cirurgias plásticas, de make-up ou de bronzeamento podem causar estragos irreversíveis, fazendo a pessoa perder a identidade.
O cabelo e a maquiagem são dois dos elementos determinantes para conceder – ou retirar – a elegância. Por isso, Cláudia analisou as produções de algumas celebridades e apontou os pontos fortes e fracos de cada uma.

celebridades_idade (3)Donatella Versace (56 anos)
A italiana, proprietária da grife Versace, é um exemplo claro de quão prejudicial é o excesso de intervenções cirúrgicas. Sua imagem totalmente distorcida é reflexo do abuso de botox, de plásticas e de bronzeamento artificial.

Os cabelos, longos e coloridos muitas tonalidades acima do natural, também não a favorecem. Uma cor marrom com algumas nuances claras seria mais adequada. Se ela optar por manter o loiro, o conselho é usar um tom escuro, com um corte ovalado, em degradê e com franjão desconectado para minimizar a parte frontal do rosto. Contra Donatella, ainda está a magreza excessiva, que lhe adiciona vários anos.

Ângela Vieira (57 anos)
A atriz brasileira, considerada uma referência de beleza para mulheres da mesma faixa etária, possui o rosto triangular de base alta e tom de pele quente.

De estilo romântico, Ângela transmite feminilidade, vaidade e delicadeza. Seu corpo esguio em boa forma deixa visíveis o pescoço e o colo, mas o tom loiro- escuro dos cabelos não combinou, conferindo-lhe uma aparência pesada. “O comprimento ideal dos cabelos seria entre os ombros e o queixo, desfiado e com uma franja longa”, opina Cláudia. A cor poderia ser mais quente, como cobre, marrom ou loiro-escuro e com luzes.

celebridades_idade (6)Sônia Braga (62 anos)
A brasileira que imortalizou a personagem Gabriela, criada pelo escritor Jorge Amado, foi uma das primeiras atrizes a alcançar sucesso no exterior. Ela possui o rosto retangular, que demonstra equilíbrio e modernidade.

Sônia gosta de transmitir sensualidade, sedução e glamour e, por conta do tom de pele frio, usa um batom escuro, para realçar os lábios. Sua identidade sempre esteve ligada aos cabelos longos, lisos ou cacheados. “Embora não deixem transparecer a idade, se os fios estivessem na altura dos ombros e com uma franja lateral desconectada, o rosto seria suavizado”, diz Cláudia. Luzes sutis para dar luminosidade também seriam bem-vindas, pois o comprimento aliado à cor escura passa sinais de frieza e seriedade.

Helen Mirren (66 anos)
A atriz inglesa possui o rosto em formato triangular de base alta, e sua imagem mostra que ela gosta de se olhar no espelho e se reconhecer.

O problema dos cabelos começa no tom muito claro e acinzentado. Usar uma nuance mais quente, como loiro-escura ou marrom, faria um contraponto à pele fria. “Um corte curto totalmente assimétrico ficaria ótimo, pois minimizaria a saliência da testa”, explica Cláudia.

celebridades_idade (2)Carolina Herrera (73 anos)
A estilista nunca deixou de ser moderna e de ter seu nome associado ao bom gosto. Seu rosto é triangular de base alta, e a pele, fria. Por conta disso, Cláudia não considera adequado o tom claríssimo e acinzentado dos cabelos. “A cútis ficou mais fria e envelhecida”.

A alternativa? Colorir os fios em tons de mel, bege ou loiro levemente dourado com luzes chocolate, que retirariam a palidez da pele. O penteado, muito formal, poderia ceder lugar a um com estilo descontraído e desconectado, subtraindo seriedade e alguns anos.

Jane Fonda (73 anos)
Considerada um símbolo de marketing e beleza, Jane Fonda possui um estilo refinado que transborda feminilidade. Sempre impecavelmente penteada e maquiada, seu rosto retangular é beneficiado pelo corte assimétrico, que valoriza os contornos. “Some a isso a coloração correta, com fundo escuro e mechas claras”, finaliza Cláudia.

Galeria de fotos:

  • Donatella Versace
  • Ângela Vieira
  • Sônia Braga
  • Helen Mirren
  • Carolina Herrera
  • Jane Fonda

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com