Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 45

ImprimirA nova infância

Avalie: 12345

abre aspas (1)Alguns cuidados são essenciais para lidar com crianças e adolescentes no salão de beleza

texto: Rebeca Alcoba | fotos: divulgação/ J-7

Tendências de corte
Certo:
tanto para meninos como para meninas, a moda é desfiar os fios. Para eles, os cabelos devem ser mais longos. Já elas podem usar o chanel com franja ou fios compridos com franja alongada.
Errado: insistir para que a criança adote um estilo de corte. Hoje, crianças e adolescentes têm personalidade e opinião própria. Esse público é exigente, então, cada um usa o visual de sua preferência.
Flávio Santos, cabeleireiro no Cabelo Mania

Enturmados com o ambiente
Certo:
as crianças devem pensar que o salão de beleza é um parque de diversões, uma casinha de bonecas ou algo parecido. Para chamar a atenção delas, o ambiente deve ser colorido e lúdico: vale investir em assentos em forma de carrinhos, aviões, naves... A ideia é mexer com a imaginação. Assim, um simples corte de cabelo se torna uma grande brincadeira.
Errado: manter tomadas sem proteção e móveis com quinas aparentes. Também nunca se devem deixar produtos químicos e material cortante ao alcance das crianças.
Roberta Rossi, gerente do salão Glitz Mania

Componentes perigosos
Certo:
utilizar os cosméticos adequados para a faixa etária correta e ler as recomendações do fabricante antes de aplicá-los. Evite fórmulas que possam causar alergias, pois as crianças têm a pele mais sensível e vulnerável a alguns componentes, como parabenos, conservantes liberadores de formol, propilenoglicol, óleo mineral e outros derivados do petróleo, corantes artificiais e essências alergênicas, como lanolina, ácido sórbico e bronopol.
Errado: muitas meninas querem imitar as mães não só na maneira de se vestir, como também no uso dos mesmos cosméticos. Mas essa prática pode ser perigosa e causar problemas na pele.
Maurício Pupo, professor de Cosmetologia e diretor da  Ipupo Consult

abre aspas (2)Atendimento personalizado
Certo:
orientar a equipe para que ela esteja atenta às crianças e aos adolescentes. Eles ficam mais em dúvida do que os adultos sobre que serviços que o salão de beleza oferece, e precisam ser ouvidos com atenção, paciência e carinho.
Errado: as manicures não podem ficar alienadas às nuances tradicionais. Uma adolescente sempre procura a novidade. Então, quem quer atrair esse público não pode ficar só no vermelho e no bege-claro. Tem que oferecer as cores radicais também, como azul, amarelo, verde...
Silvana de Souza, proprietária do Silvanna Cabeleireiros Unissex

Importância dos rótulos
Certo:
Ao comprar um cosmético infantil, certifique-se de que ele está registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Os itens regulamentados apresentam uma numeração específica na embalagem. Além disso, prefira os frascos com tampas ou válvulas de dosagem.
Eles permitem a liberação de pequenas quantidades do produto, evitando que ele se esparrame.
Errado: Os produtos não podem ser comercializados sem passar por testes de sensibilização e irritabilidade dérmica e ocular. Essas são exigências do Ministério da Saúde para minimizar
a possibilidade de causar alergias.
Marília Peixoto, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sther Cosméticos

Experiência interessante
O Silvanna Cabeleireiros Unissex adotou uma estratégia de marketing bem-sucedida para atrair mais clientes. Como os dias de maior movimento são durante a semana, pois o salão está localizado em um centro comercial, ela criou um serviço para animar o estabelecimento aos sábados. O Parabéns Fashion organiza sua festa de aniversário no salão de beleza e pode ser contratado por pessoas em qualquer idade, já que existem pacotes específicos.
As adolescentes estão amando esse diferencial, e o pacote teen, que inclui unhas, cabelo e massagem, é um dos mais procurados. Tudo isso com direito a guloseimas, velinhas e um cardápio especial, que também pode ser escolhido pela aniversariante. “É preciso equilibrar os eventos com o atendimento diário, porque as festas não acontecem a todo tempo. O segredo é a divulgação”,
ensina a proprietária Silvana de Souza.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se