Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 20

ImprimirA Tendência de Cada Mulher

Avalie: 12345

Nesta nova estação o profissional que realizar um trabalho específico para cada cliente estará dentro da moda.

A cada estação o mundo da beleza se renova com novas propostas de cortes, colorações e maquiagens. Nesta temporada a tendência que o profissional deve estar atento é ao desejo e a necessidade da sua cliente.

As pessoas falam muito em tendências e não percebem que quem faz a moda são as próprias mulheres. É engraçado ouvir que um profissional criou uma determinada tendência, quando na verdade ele se inspirou nos anseios de suas clientes.

Os conceitos da nova estação são praticidade e naturalidade. Muitas clientes têm solicitado cortes que não requerem muita manutenção. A mulher brasileira ainda usa muito os cabelos compridos e quando chegam ao salão permitem que o profissional, somente, alivie o peso do cabelo, cortando a primeira camada dos fios.

Os cabelos curtos estão sendo mais aparados na nuca com fios assimétricos. Na parte frontal deixa-se os fios levemente compridos.

Estes são os desejos das mulheres que procuram um salão de beleza, o que nós profissionais desejamos fazer é bem diferente. Queremos cabelos mais ondulados, estilo Gisele Bundchen. Mas há muita dificuldade de aceitação das nossas mulheres. O liso com brilho e movimento predomina em 90% das cabeças femininas, falta um pouco de ousadia.

A cor dos cabelos também passa por mudanças. O louro está definitivamente perdendo força, o que é uma grande novidade. O profissional que insistir no cabelo mais amarelo irá ter problemas. Muitas clientes estão procurando um profissional para escurecer o tom, mas não completamente.

“As minhas clientes já não querem mais o louro artificial, o que irá imperar é a tendência natural”, confirma a hairstylist Débora Melro, do Estúdio W Iguatemi.

É muito importante que o profissional esteja atento a estas e outras tendências para não errar. Eu, particularmente, atendo muitos estrangeiros e preciso saber quais são as preferências no país deste cliente. Os cortes e cores seguem normalmente uma tendência mundial, com exceção da França e Inglaterra que preferem cabelos mais desconectados, cheio de camadas. Um dia atendi uma cliente francesa e cortei de acordo com a tendência nacional, um cabelo liso na altura do ombro e desfiado nas pontas. Ela retornou e tive que refazer o corte.

Outra tendência que um profissional deve seguir, independente da estação, é o respeito pelo perfil do seu cliente.

Quando uma mulher senta em sua cadeira o primeiro passo é analisar o seu rosto, nariz e pescoço. Olhe cuidadosamente suas características e garanta que ela terá condições de usar ou não o corte da moda.

Não faltam casos para mostrar que os profissionais andam desatentos com quem senta em sua cadeira. Uma cliente que havia sido atendida por um outro cabeleireiro bem conhecido de São Paulo colecionou motivos para trocar de atendimento. Ele a encheu de produtos, muitos ela não sabia como usar e insistia em aplicar uma “tendência” que segundo ela a deixava com cara de gato molhado. “Eu preciso que ele pense em mim e não somente no seu bolso”, desabafou. Esta cliente que mora no nordeste, em suas passagens pela cidade de São Paulo, investia um bom dinheiro com este profissional e voltava insatisfeita. Conclusão: acabou perdendo a cliente.

A grande dica para o profissional é não se apegar à moda. Você será mais sucedido se realizar um trabalho específico para esta mulher e não apenas aplicar uma tendência que você viu em uma revista ou um corte que só você acha bonito. É preciso sensibilidade.

Dicas profissionais:

Cabelos longos: com uma boa tesoura corte aos poucos na primeira camada do cabelo, sem repicar ou desfiar, somente dar uma leveza no visual. Este corte também facilita os penteados que estão sendo mais modelados. “Os fios repicados dificultam este trabalho”, explica o hairstylist Murilo de Souza, do Estúdio W Iguatemi.

Coloração: Nos cabelos que estão coloridos de louro, o profissional deve escurecer a parte lateral próximo às orelhas unindo a parte central e posterior da cabeça, deixando as pontas com a cor inicial. Você pode usar um tom louro natural acobreado misturado com louro escuro dourado, deixando a raiz natural.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se