Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 54

ImprimirAfro luxo

Avalie: 12345

make_negras (5)Em dúvida sobre como maquiar peles negras? Profissionais experientes no assunto dão orientações para você tirar de letra essa missão

texto: Rebeca Alcoba | fotos: Desmond Murray (tendência) e reprodução (artistas)

Há quem fique inseguro na hora de maquiar clientes negras por não dominar a matização dessa gama de tons de pele. Mas a solução é mais simples do que parece!

make_negras (4)Biologicamente, a diferença entre as dermes claras e escuras está na maior presença de melanina no segundo tipo. Segundo Vanessa Affonso Pinto, especialista em Medicina Estética do SPA Med Sorocaba Campus, esse nível de melanina cria um tendência natural ao surgimento de manchas. Na prática, basta dominar as técnicas de corrigi-las: havendo marcas de acne, geralmente avermelhadas, o mais indicado é utilizar um corretivo verde. Para outros tipos de correções, Leonidas Takao Ishikawa, responsável pelo Departamento de Cursos da Catharine Hill, alerta que é preciso ter cuidado com o uso de corretivos em tons frios e aponta os vermelhos como boa pedida.

make_negras (1)Ainda na etapa de preparar a pele, o uso dos primers está liberado. “Eles fecham os poros e deixam um ar vistoso”, comenta Tininha Mozer, maquiadora do Salão 1838. Para aplicar a base, Leonidas destaca que é fundamental analisar o fundo e a temperatura da cútis, para só então definir qual será a cor ou a mistura delas.

Outra peculiaridade está no equilíbrio das formas do rosto. Afinar visualmente o nariz largo pode ser uma boa ideia. “Para isso, aplique sombra marrom nas laterais do nariz e na parte debaixo da ponta. Depois, esfumace com os dedos ou com uma esponja, para o local não ficar marcado”, explica Tininha. Essa mesma dica vale para disfarçar testas proeminentes. “Quanto mais você escurecer as laterais, mais se tem o efeito da impressão de redução de tamanho”. Para isso, use sombra marrom desde a raiz das têmporas, esfumando com pincel de blush.

make_negras (2)Cartela de cores
Quanto aos batons e as sombras, a conhecida regra continua valendo: quando um elemento é marcante, o outro deve ser suave, e vice-versa. Ao escolher uma tonalidade de sombra, tenha em mente que a maioria das peles negras é quente, apresentando uma boa proporção de pigmento vermelho. “Para criar harmonia entre essa temperatura de cútis e as sombras, vale usar tons intensos, que não fiquem apagados”, indica Leonidas. O profissional ainda chama a atenção para o uso de cores suaves e frias. “Elas podem acinzentar na pele. Se for optar por uma nuance fria, certifique-se de que ela seja intensa”.

Na opinião de Tininha, a maquiagem dos olhos para o dia a dia deve seguir a linha dos vinhos e terrosos, que estão para a pele negra assim como os nudes estão para as brancas. Outras opções neutras são utilizar sombra preta ou o rosa-velho. Mas, se o objetivo for iluminar as pálpebras, vale apostar em perolados e dourados, sempre puxando para o bege. Evite os prateados, porque eles se destacam muito.

make_negras (3)Mulheres negras quase sempre têm lábios carnudos. De acordo com a maquiadora, os batons de textura opaca são excelentes na função de suavizá-los. Contudo, deve-se fugir do popular rosa-frio “Ele cria mais proeminência nos lábios, além de correr o risco de acinzentar”, ressalta Leonidas. Já os tons avermelhados, dourados, acobreados e arroxeados são coerentes com esse tipo de pele. ”Os nudes ficam extremamente elegantes”, destaca.

O último item da lista é o mais democrático de todos: o blush. Tons alaranjados, avermelhados, vinhos ou rosados: a escolha depende da intensidade da cor da pele e do batom adotado. Tininha explica que as tonalidades de blush e o batom têm de ser próximas, e Leonidas sugere o uso dos produtos minerais. Tanto pela textura quanto pela gama de cores, principalmente o laranja.

Galeria de fotos:

  • Ravon Collection | Desmond Murray para Goldwell
  • Sheron Menezes
  • Beyoncé
  • Rihanna
  • Tais Araújo

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se