Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 48

ImprimirAlquimia do batom

Avalie: 12345

misturinha_de_batom (3)As misturinhas de batom estão causando burburinho e são ótimas para quem gosta de exclusividade

texto: Rebeca Alcoba | fotos: Arnaldo Bento e divulgação Agência Fotosite

A prática já é uma antiga conhecida dos maquiadores, mas, diante de um mercado tão sedento
por novidades, ela voltou a ser requisitada. “A ideia de misturar tons de batom não é nova. Gosto porque posso criar cores exclusivas para cada trabalho ou cliente”, comenta Aline Bretas, maquiadora.

Outro adepto é o maquiador e cabeleireiro Robson Hudson. Ele investe na técnica quando não encontra o tom desejado, e ainda aponta outro truque, utilizado principalmente em desfiles: o uso dos pigmentos. Apresentados no mercado como sombras em pó solto, eles têm como principal componente a mica, mineral que, depois de micronizado, oferece um brilho especial. “Quando precisamos de uma cor intensa, como verde-metálico ou azul-royal, dificilmente encontramos batons de boa qualidade. Então, passamos pigmento nos lábios”, explica Robson, que dá detalhes de como deve ser feita a aplicação:

misturinha_de_batom (4)1) Com um pincel apropriado, passe sutilmente nos lábios uma porção de base para pele.
2) Antes que a base seque totalmente, utilize o pigmento para desenhar o contorno da boca.
3) Depois, prepare uma mistura de gloss incolor e pigmento, para criar brilho e fixação.

Para Robson, a melhor maneira de aderir à técnica é deixar a mistura bem homogênea antes de aplicá-la na pele. Aline costuma usar uma paleta ou latinhas avulsas para conseguir esse resultado. “Faço uma prévia da dosagem de qual cor quero, até alcançar a desejada.”

Ela alerta que aplicar várias camadas para misturar a cor diretamente na boca prejudica o efeito, pois a sobreposição retira parte da tonalidade. “Antes de passar qualquer batom, é importante aplicar um bom hidratante labial. Em seguida, deve-se retirar o excesso e só então contornar com o lápis ou com o próprio  batom”.

misturinha_de_batom (1)A dica de Robson é que se faça o mix com o pincel. Testar o resultado no dorso da mão também ajuda. Quanto às texturas, não há restrições no momento de elaborar novas nuances: valem os cintilantes, os cremosos e os mates. Nas propostas comerciais, é importante observar a composição harmônica das cores.

Já se a ideia é ousar, que tal colorir um lábio de cada cor? Robson afirma que esse recurso é válido para as mais fashionistas. Uma balada, uma festa temática ou um evento de moda são boas pedidas para aderir à proposta.

Por último, é possível transformar o estojo de maquiagem em um verdadeiro ateliê. Os iniciantes podem começar testando a receita indicada por Aline: para isso, basta misturar o laranja-mate ao rosa-chiclete-mate e criar um atualíssimo tom de coral.

Confira também:

Dicas sobre base inteligente

Galeria de fotos:

  • Desfile Ana Salazar | SPFW outono-inverno 2011
  • Nina Ricci | Paris Fashion Week outono-inverno 2011
  • Danilo Costa | Casa de Criadores primavera-verão 2012
  • Mauricio Morelli | BSG World Festival 2011

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se