Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 45

ImprimirAquela piscadinha...

Avalie: 12345

cílios (5)Os cílios respondem por uma boa parcela de sensualidade do look. Logo, você precisa saber tudo sobre eles

texto: Eder Garrido | fotos: divulgação

Uma enquete feita com os leitores do portal Cabeleireiros.com apontou que 77% deles consideram alta a importância de cílios encorpados e longos na maquiagem. O resultado não é de causar espanto.
Os cílios são mesmo responsáveis pela sensualidade e sedução do olhar feminino. Quer uma prova? Tente resistir a uma piscadinha da modelo Dita Von Teese. Outra? Não existe uma celebridade sequer que não recorra aos recursos disponíveis para torná-los mais atraentes antes de uma sessão de fotos.
“Os cílios ‘abrem’ os olhos e melhoram a expressão facial. O fascínio que eles exercem dá-se pela simbologia de sensualidade e beleza. É automático ligar mulheres com cílios longos ao poder”, explica Vanda Regina da Costa, coordenadora técnica da rede Jacques Janine. E mais: há quem defenda que uma maquiagem, mesmo bem feita, não está completa sem cílios curvados e definidos.

cílios (1)Nesse time, está o maquiador Marcelo Marques. “São armas fatais”, afirma ele. Para alcançar esse efeito, as máscaras são grandes aliadas. Elas invadiram as prateleiras com uma chuva de finalidades: alongar, dar volume, colorir e até hidratar. Os resultados são, em maior parte, proporcionados pelo pincel que vem na própria embalagem: o de escovinha com cerdas curtas é perfeito para garantir volume; já aquele levemente curvado ajuda a levantar; o de cerdas mais grossas responde pela intensidade da cor; enquanto o de cerdas finas e duras é o melhor para alongar os fios.

Agora, se a ideia é ter um olhar de diva – sonho de dez em dez mulheres –, o truque é utilizar o curvex antes da máscara. “Use-o várias vezes, sempre esperando secar entre uma aplicação e outra da máscara”, ensina Jaqueline Rabelo, maquiadora e técnica da Catharine Hill.

Postiços e lindos
Mais populares do que nunca, os cílios postiços ajudam a alongar os fios. Seu uso não tem contraindicações, e eles podem ser aplicados inteiros ou em pequenos tufos. No mercado, há versões sintéticas e de cabelo humano. Na primeira, os pelos são brilhantes e grossos. Na outra, são mais sedosos e caros. Vale a pena o investimento? Vale. Principalmente se a intenção é obter um resultado suave para uso diário.

cílios (3)Existem ainda os cílios postiços individuais (em tirinhas), os de tufinhos, usados no canto externo dos olhos, os inteiriços e os especiais, com penas, plumas e brilhos, próprios para festas. Por se tratar de um acessório de maquiagem, não se deve dormir com eles, a não ser que a técnica empregada garanta uma durabilidade maior – caso do fio a fio. Os de caixinha precisam, sim, ser retirados no término do dia. Comece removendo o excesso de cola, limpe-os e guarde no estojo próprio.

Para quem busca o “efeito Jessica Rabbit”, o alongamento fio a fio pode ser a pedida ideal, já que possibilita alongar ou preencher somente as áreas onde há necessidade, com uma durabilidade que varia de 15 dias a um mês.

cílios (2)Antes de sair alongando os cílios das clientes, porém, o maquiador precisa avaliar se tudo não é uma questão de curvatura. Isso porque uma pessoa pode ter cílios largos, mas com pelos retos ou que apontam para baixo. Nesse caso, é melhor investir no uso diário de curvex e máscara ou em um permanente, técnica que vai deixá-los curvados.

Se a opção é mesmo o permanente, vale saber detalhe por detalhe da técnica. O processo começa com a escolha de um bigudinho cujo tamanho varia de acordo com a extensão dos cílios naturais. Ele é colocado na base dos pelos e, com a ajuda de uma espátula, os cílios são curvados em cima dele. Nesse momento, aplica-se uma solução especial para o processo e, após 20 minutos, um neutralizante. Finalmente, enxágua-se e retira-se o minibigudinho. Para manter a beleza do resultado, é necessário manutenção semestral.

Outra novidade é a coloração. De acordo com Marcelo, a união do permanente com a coloração de cílios resulta na impressão do contínuo uso do curvex e da máscara. A coloração dura, em média, 30 dias e só deve ser feita por profissionais. Nos salões, pode ser vendida em conjunto com o permanente. “Quando coloridos, os fios ficam escuros e longos”, comenta Vanda. Em suma: cria-se um foco maior na área dos olhos.

cílios (4)Por foco deve-se entender realçar a área, e não torná-la uma alegoria. E isso vale para todos os artifícios citados. Cílios postiços podem até ser usados em qualquer horário, mas o volume precisa ser menor durante o dia. Os grossos e bem marcados devem ser reservados para a noite.

Frequentemente, o equilíbrio alcançado entre cílios curvados e sobrancelhas bem feitas é suficiente para o embelezamento do olhar. Nesse caso, a maquiagem carregada é desnecessária. Portanto, a filosofia do “menos é mais” chegou aos cílios e está longe de cair em desuso.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se