Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 47

ImprimirArte em 16mm

Avalie: 12345

Nikoletta SkarlatosA make-up artist Nikoletta Skarlatos alimenta o imaginário dos espectadores do mundo todo com as maquiagens feitas para filmes como Thor e Piratas do Caribe

texto: Eder Garrido | fotos: Adri Felden/Argosfoto e reprodução

Você conhece aquele ditado que diz: “Por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher”? Pois Nikoletta Skarlatos é a mulher por trás dos diretores de cinema Michael Mann, Martin Scorsese, Steven Spielberg e Gore Verbinski. Nascida na Grécia, ela é a responsável pela maquiagem de produções como Miami Vice, O Solista, Piratas do Caribe, Homem-Aranha 2 e Thor (em cartaz nos cinemas brasileiros).
Fascinada por maquiagem desde a infância, um de seus passatempos era criar fórmulas naturais para cuidar da beleza. Argilas, cremes e produtos para pele ocupavam muito do seu tempo – e dos seus pensamentos. Depois que mudou para os Estados Unidos, outra expressão artística despertou sua atenção: a dança. Nikoletta dedicou anos à vida de bailarina e dançarina moderna, desenhando cada fantasia que usava.

Aos 23 anos, quando conheceu o vice-presidente de uma empresa de cosméticos, sua vida tomou um rumo diferente. As sapatilhas foram trocadas pelos pinceis de make-up,
e não demorou para ocorrer o “casamento” com o mundo dos editoriais de moda, dos comerciais, dos vídeos, da música e da indústria de Hollywood. Ela transita em todas essas vertentes. E sublinha as vantagens. Segundo Nikoletta, um top maquiador da indústria do cinema é chamado de ‘journeyman’, pois é completamente capaz de realizar todo o tipo de make-up. “Esse profissional deve saber produzir desde uma bela loira de 20 anos até um idoso asiático”, diz. Apesar de ter passado os últimos 10 anos focada em filmes, ela sempre procura tempo para realizar editoriais e anúncios publicitários. “É importante ser flexível tal qual um músico, que toca diferentes instrumentos, ou um poliglota.”
Graças à visão holística da profissão, Nikoletta faz questão de viajar pelo mundo ministrando palestras sobre cuidados biodinâmicos com a pele e alternativas não-tóxicas para o uso de maquiagem. Em 2009, ela foi a palestrante escolhida pela Associação de Make-up Artists dos Estados Unidos para o evento Greening Of Hollywood: Guild-by-Guild, focado nas iniciativas ecológicas de cada associação profissional da indústria cinematográfica.
Material de referência não lhe falta. Ávida por novidades, ela busca algo que vai além do óbvio. “A economia, as tendências lançadas na mídia, a sociologia do momento... Tudo isso me influencia. Pesquisar as influências que combinam com a própria criatividade é vital”, afirma. Para ela, o sucesso e os fenômenos protagonizados por Lady Gaga foram uma injeção de ânimo no cenário da moda, que andava chato e previsível. Quando questionada sobre a magia de sua profissão, ela enumera algumas qualidades. No topo, a possibilidade de atuar na auto-estima das pessoas. Para Nikoletta, as mulheres precisam entender que são bonitas e não devem querer se parecer com outras pessoas. “A pressão da propaganda e a expectativa sociológica prejudicaram tanto a auto-estima feminina que as mulheres querem fugir da sua essência”. Para reverter esse quadro, sua contribuição é encorajá-las a tirar vantagem daquilo que as torna diferentes e interessantes. E a tecnologia? Para ela, os avanços da indústria de maquiagem são emocionantes, e cabe ao profissional evoluir com eles. Maquiagens 3-D e de alta definição, por exemplo, têm uma maneira particular de aplicação.

Ela própria vive essa prova de fogo em seu dia a dia. A mais recente foi na produção do filme Immortals, em que sua equipe precisou criar um look de 20 mil anos atrás. Por meio de tentativas e erros, teve apenas três semanas para projetar o filme. “Queria que a maquiagem tivesse um olhar rudimentar, antigo, e ao mesmo tempo com um toque editorial. Foi difícil, mas funcionou.” Tanto foi difícil, que Nikoletta considera Immortals seu maior desafio profissional, assim como Miami Vice  (filme de dirigido por Michael Mann, estrelado por Colin Farrell e Jamie Foxx). “Miami Vice era filmado todas as noites. Começou em Miami e depois fomos para Santo Domingo, Paraguai, Uruguai e Brasil”, conta. As filmagens marítimas exigiam uma improvisação de maquiagens. “Isso serve para comprovar uma famosa frase em Hollywood: ‘Se sobreviver a um filme do Michael Mann, você pode fazer qualquer coisa’.”
Johnny Depp em Piratas do CaribeOk., a parte difícil existe, mas a boa compensa. Nessa categoria, encaixa-se a oportunidade de trabalhar com Johnny Depp. “Além de me ajudar a entrar nesse mundo, ele me mostrou como participar dos órgãos que viabilizam o acesso às grandes produções americanas”. Solícito? Muito! “Além disso, é um cavalheiro”, diz, fazendo despertar uma pontinha de inveja nas mulheres.
A experiência de Nikoletta estende-se a Bollywood, indústria de filmes indianos. Um de seus trabalhos mais recentes foi Blue, do Estúdio Indian Cinematic. Nele, ela foi designer pessoal da estrela Lara Dutta e elaborou os efeitos especiais de make-up.
Com uma trajetória dessas, é impossível dispensar um conselho de Nikoletta Skarlatos. “Bata em quantas portas for necessário e acredite em seu potencial. Procure os melhores profissionais e ofereça-se para trabalhar com eles, observando o trabalho desenvolvido. E nunca se deixe abater”. Fácil não é, e pode até ser cruel. “Mas vale a pena”, finaliza, com um sorriso.

Dicas de profissional
Nikoletta dá algumas dicas de técnicas para ser um bom maquiador. Primeiro, destaca o cuidado com a hidratação e a proteção da pele. “Uma boa maquiagem deve parecer natural”, lembra. Para isso, deve-se evitar camadas grossas de produtos e usar produtos com silicone, que eliminam a oleosidade excessiva sem retirar o viço natural. 

Galeria de fotos:

  • Nikoletta Skarlatos
  • Johnny Depp em Piratas do Caribe
  • Thor, interpretado por Chris Hemsworth
  • No palco, Nikoletta faz a caracterização de um  personagem durante o Conexão Beauty Art 2011

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se