Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 54

ImprimirArte-final

Avalie: 12345

tecnicas_de_corte (1)Da posição dos dedos no encaixe da tesoura aos produtos de finalização, tudo influi na técnica de corte escolhida para realizar o sonho da transformação de visual

texto: Eder Garrido | fotos: Adel Awad e divulgação

Um cabeleireiro pode ter muitas clientes, um bocado de sorte e até dinheiro de sobra, mas, sem técnicas apuradas, dificilmente ele realiza a “magia das tesouras”. Mais do que um elemento que permite que um bom trabalho seja feito, uma técnica de corte bem executada imprime a marca e o diferencial do profissional. Ela pode ser vista no momento em que se pega na tesoura para cortar os cabelos dos clientes.

tecnicas_de_corte (4)Pode parecer exagero, mas não é. O hairstylist Luiz Cintra, do Salão Emília Borges, enxerga a posição dos dedos como parte fundamental do processo de corte. “A tesoura é como uma extensão da mão. Seu posicionamento, horizontal ou vertical, faz toda a diferença”, diz. Segundo ele, é ideal que cada um procure o instrumento que melhor se encaixe na mão e no gosto pessoal.
Carlos Lira, hairstylist do Espaço Be, completa dizendo que a posição dos dedos influi diretamente na firmeza, na definição, no ângulo e no caimento do corte. E o que não falta são variedades de tesouras. As mais usadas são:

- Dentada: muito utilizada em cabelos curtos ou para retirar volume e marcas que ficam após o uso da máquina de corte.
- Fio microsserrilhado: ótima para cortes retos. Reduz facilmente grandes proporções de cabelo.
- Fio navalha: geralmente é usada para cortar pequenas quantidades de cabelos e desfiá-los. Muitos profissionais a utilizam para realizar o acabamento ou texturizar o corte.

Existem técnicas de corte nas quais são usadas somente a máquina, tanto na concepção de visuais femininos quanto masculinos. Já a navalha permite a realização de um corte mais desfiado e leve. Por sua vez, os navalhetes têm lâminas de tamanhos diferentes para oferecer a opção de desfiar mais ou menos o cabelo.

tecnicas_de_corte (3)Tesouras, máquina, navalha, navalhete... não importa qual seja o instrumento de corte, nenhum deles dispensa o bom e velho pente. De acordo com Fábio Cassandro, cabeleireiro do Salão Labeau, é ele que fornece precisamente a dimensão do cabelo e auxilia no domínio da mecha a ser cortada. Por isso, muitos pentes têm metade dos dentes com um espaço maior entre si. Eles são usados para definir e separar a mecha, e os menores cumprem o papel de limpá-la e certificam que nenhum cabelo dobrado fique no meio dos fios que serão cortados.

Que técnica usar?
Por mais que muitas mulheres se esquivem do assunto, falar de técnicas de corte exige citar a faixa etária. Luiz Cintra defende que a mulher deve curtir suas madeixas compridas enquanto é mais jovem. “Com a idade, ela precisa sentir o momento de encurtar os cabelos”, diz. Em sua opinião, cabe ao cabeleireiro sugerir delicadamente uma redução no comprimento.

tecnicas_de_corte (5)Carlos dá uma dica para isso: observar. Para ele, o cabeleireiro terá uma ideia melhor do que fazer na cliente se observar sua maneira de falar, gesticular e se vestir. “Mas o grande segredo para que a cliente se sinta realizada com o corte é ouvir principalmente o que ela não quer. Depois, é só juntar o conhecimento e fazer um bom serviço”.

A textura das madeixas também influi na maneira de cortá-los. As finas pedem técnicas que as deixem com mais volume, enquanto as grossas e pesadas requerem um olhar apurado para que não fiquem com marcas.

Se o assunto é cabelo masculino, os cuidados na hora do corte devem ser especiais. Fábio alerta para as áreas da costeleta e da nuca, que, se não forem benfeitas, aniquilam o trabalho. “As linhas de corte devem ser diferentes para fios femininos curtos e masculinos,”, lembra Luiz. No primeiro caso, o acabamento deve ser mais fino, enquanto no segundo, as linhas precisam ser quadradas.

tecnicas_de_corte (2)Finalizando em grande estilo
As técnicas de corte têm aliados poderosos fornecidos pela indústria cosmética: os finalizadores. Agora, não basta reduzir os fios. Modelá-lo tornou-se um hobby ou até uma questão de estilo para homens e mulheres. De uso diário, os produtos vão além de seu papel principal, e chegam a tratar os cabelos, pois não raramente oferecem proteção térmica. De acordo com Fábio, cerca de 80% de seus clientes são adeptos desses cosméticos, que, em sua opinião, potencializam o resultado do corte. “De nada adianta adotar um estilo todo texturizado e não usar o finalizador. A visualização do resultado torna-se nula”, diz.

Da mesma forma, não são raros os casos de mulheres que cortam o cabelo pensando em adequar o novo look à coloração ideal. Luiz acredita na harmonia. “Todos os cortes devem dialogar com a coloração, desde os mais naturais aos coloridos mechados”, opina. Fábio aproveita a mudança de comportamento feminino para criticar profissionais resistentes às mudanças. “Ao cortar o cabelo, o cabeleireiro já deve pensar em opções de cores para sugerir ao cliente”. Segundo ele, isso até ajuda a evitar erros futuros. “Ela pode arriscar por conta e aí o trabalho vai por água abaixo”, finaliza.

tecnicas_de_corte (6)Dicas de profissionais sobre as técnicas de corte:

- Com navalha: cabelos desfiados com pontas mais irregulares são modernos. É possível identificar a cliente que é fã do estilo até mesmo pela roupa e pela profissão. As adeptas do corte curto, desfiado, com pontas longas e mais textura, geralmente trabalham com moda, cinema, decoração, ou qualquer outra função que exija muito do seu poder de criação e inovação.

- Deslizante: usado para dar total leveza aos cabelos. É excelente para suavizar rostos quadrados e angulosos. Por ser um corte que apresenta bastante movimento, mulheres românticas e modernas gostam bastante, pois é mais propenso de ser modelado em ondas.

- Despontado: muito adotado por mulheres que não têm medo de ousar e possuem personalidade marcante. Combina com rostos quadrados e retangulares, pois, dependendo do estilo do corte, é possível disfarçar alguns de seus ângulos.

- Fio reto: mulheres clássicas gostam de cabelos com corte reto. O visual expressa seriedade e é excelente para executivas. Rostos redondos e triangulares ganham mais destaque com esse estilo.

- Picotado: ideal para mulheres descontraídas ou que gostem de chamar atenção. O estilo vai ao encontro de clientes que gostam de fazer escova modelada para dar mais volume aos fios.

Galeria de fotos:

  • Técnicas de corte
  • Técnicas de corte
  • Técnicas de corte
  • Técnicas de corte
  • Transformation Spicy Caramel | Franck Provost
  • Transformation Spicy Caramel | Franck Provost

18 Comentários:

  1. Foto: Marcelo
    Marcelo: 25/04/2014 às 19:05
    gostei muito desta reportagem
  2. Foto: Cris
    Cris: 27/11/2013 às 12:53
    muito bom
  3. Foto: Karen
    Karen: 05/09/2013 às 20:17
    adore
  4. Foto: TONY
    TONY: 04/06/2013 às 00:37
    Adorei.....
  5. Foto: GAL
    GAL: 30/04/2013 às 13:54
    Muito bom!
  6. Foto: Silvana
    Silvana: 27/01/2013 às 12:35
    sempre estamos aprendendo, basta querer......
  7. Foto: Valquiria
    Valquiria: 10/12/2012 às 01:27
    Gostei muito!
  8. Foto: Anny
    Anny: 30/08/2012 às 17:14
    ameiiiiiiiiiii
  9. Foto: Helio
    Helio: 06/08/2012 às 12:05
    excelentes dicas....
  10. Foto: Roberto
    Roberto: 29/07/2012 às 12:05
    Excelente
  11. Foto: Ronan
    Ronan: 09/07/2012 às 06:26
    muito boas as dicas
  12. Foto: Paulo
    Paulo: 26/06/2012 às 21:28
    Legal gostei muito!
  13. Foto: Cimeire
    Cimeire: 20/06/2012 às 13:05
    muuuuuuuuuuuuito bom
  14. Foto: Maicon
    Maicon: 31/05/2012 às 02:38
    Gostei.!
  15. Foto: Guilherme
    Guilherme: 21/04/2012 às 22:25
    Ameiiiiiiii
  16. Foto: Antonio
    Antonio: 03/04/2012 às 11:36
    beleza de reportagem essa eu assim em baixo!!!
  17. Foto: SARA
    SARA: 29/03/2012 às 16:16
    Muito bom!
  18. Foto: Solange
    Solange: 27/02/2012 às 19:52
    adoreiiiiiiiii


Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se