Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 43

ImprimirArte sem fronteiras

Avalie: 12345

trajetoria_de_sucesso (13)Ousadia é a palavra certa para sintetizar a trajetória de Júnior Queirós, make-up artist que saiu do Brasil e conquistou Barcelona

texto: Rebeca Alcoba | fotos: divulgação

Foram a curiosidade e a aproximação espontânea com pincéis e sombras que fizeram do baiano Júnior Queirós um maquiador. Ao concluir o curso técnico de comunicação e marketing, ele sentia a necessidade de trabalhar com algo pelo qual realmente tivesse paixão. Quase por acaso, a profissão de maquiador apareceu. “Acompanhei uma amiga em uma sessão de fotos e o fotógrafo perguntou
se eu sabia maquiar. Respondi que sim e esse foi o início de tudo”, conta.

A ousadia, responsável pela primeira chance na profissão, o fez deixar um ofício do qual não gostava. “Trabalhava em um hotel chato e pensava que poderia fazer algo por mim.” Então, ele juntou dinheiro e buscou novas oportunidades em outro país. O destino? Barcelona, a metrópole litorânea da Espanha que transmite ao mundo sua alegria por meio das cores do artista Antonio Gaudí.

trajetoria_de_sucesso (11)Os novos ares influenciaram positivamente a produção do beauty artist. “Barcelona é uma cidade histórica, multicultural, cosmopolita e boêmia. As tendências são variadas e muitas tribos urbanas servem de inspiração para o figurino, os penteados e as maquiagens.” Para Júnior, a grande vantagem de trabalhar no exterior é ter à disposição variedade de produtos, muitas informações
e o acesso à tecnologia. Ele aponta como traços marcantes das catalãs os cuidados com a pele e a priorização dos olhos na make-up. Como ponto negativo, o fato de começarem a se maquiar muito jovens, por volta dos 14 anos. “Não sendo feita de maneira correta, a maquiagem pode danificar a pele nessa idade”, enfatiza.

trajetoria_de_sucesso (12)Já se passaram cinco anos desde que ele chegou à Espanha e, se hoje tudo flui livremente, o início não foi tão simples. Ao se mudar, recorreu a um irmão que morava por lá e atuava como cabeleireiro. No começo, Júnior chegou a maquiar de graça, do que não se arrepende. “É crucial fazer sacrifícios para investir na carreira. Há vários profissionais competentes e é preciso ser criativo para se destacar”, comenta. Para ele, a receita de sucesso é colaborar com todos os projetos interessantes que surgirem e ampliar o número de bons contatos. “É preciso estar em constante produção para não se tornar apenas mais um maquiador.”

Acima da parte técnica, ele destaca o bom gosto e a noção estética como as características que definem o talento de um maquiador. “Combino conhecimentos artísticos e sensibilidade. Gosto de criar looks vanguardistas e adaptá-los às necessidades do dia a dia.” Outro atributo é a versatilidade. Ele diz que, por uma exigência do mercado, o maquiador também precisa saber pentear. “Faço as duas coisas por necessidade, mas não me agrada essa maneira de trabalhar. O resultado é melhor quando você se dedica exclusivamente a uma atividade por prazer, e não por obrigação.”

trajetoria_de_sucesso (14)No trabalho, suas referências são as supermodelos e os jovens estilistas dos anos 1990, período em que começou a trabalhar profissionalmente como maquiador. Entre os grandes nomes do segmento, ele destaca Kevyn Aucoin, que assinou make-ups de famosas como Cher e Tina Turner; François Nars, que tem livros publicados e é proprietário da linha de produtos NARS; e a transgressora Pat McGrath, que está revolucionando as passarelas com maquiagens espetaculares.trajetoria_de_sucesso (8)

Para medir a evolução do trabalho de Júnior, basta saber que hoje, aos 33 anos de idade, ele maquia socialmente, colabora com revistas internacionais, assina visuais de campanhas publicitárias e dá aulas de maquiagem na escola profissionalizante Epro. Feliz com os rumos da carreira, ele se permite fazer planos a curto prazo. Entre eles, está participar como palestrante do 25º Congresso de Estética da Cosmobelleza, feira que será realizada de 26 a 28 de fevereiro de 2011, montar uma exposição com imagens de seus trabalhos e escrever um livro de automaquiagem.

Galeria de fotos:

  • Júnior Queirós
  • trajetoria_de_sucesso (5)
  • trajetoria_de_sucesso (1)
  • trajetoria_de_sucesso (2)
  • trajetoria_de_sucesso (3)
  • trajetoria_de_sucesso (4)
  • trajetoria_de_sucesso (6)
  • trajetoria_de_sucesso (7)
  • trajetoria_de_sucesso (8)
  • trajetoria_de_sucesso (9)
  • trajetoria_de_sucesso (10)
  • trajetoria_de_sucesso (11)
  • trajetoria_de_sucesso (12)
  • trajetoria_de_sucesso (14)

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se