Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 31

ImprimirBeleza capilar

Avalie: 12345

Alberto KurebayashiEntender o que alguns ditos populares relacionados ao ramo da beleza têm de verdade é o primeiro passo para ter fios saudáveis e bonitos

Alberto Keidi Kurebayashi
(vice-presidente técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia)

Nesta edição, falarei mais sobre mitos e verdades relacionados aos cabelos. Vamos a eles.

Colocar vitaminas e anticoncepcionais no xampu acelera o crescimento dos cabelos?
Muitas pessoas trituram pílulas anticoncepcionais e as adicionam no xampu ou, então, colocam uma ampola de vitamina A dentro do frasco, na esperança de ver os cabelos crescerem mais rápido. Infelizmente, esses produtos não trazem o efeito desejado. A vitamina A pode dar lubrificação aos fios, pois se trata de uma vitamina do grupo lipossolúvel, e o anticoncepcional não penetrará nas raízes se for veiculado no xampu. Como alternativa, existem produtos capilares em forma de loção alcoólica que contêm estrogênio, mas eles só podem ser utilizados mediante um acompanhamento médico.

Usar água quente faz bem para cabelos oleosos?
Água quente, assim como muito fria, não é indicada para nenhum tipo de cabelo. Além de desengordurar em excesso a pele, o couro cabeludo e os cabelos, ela pode causar irritação e hiperestimular as glândulas sebáceas, levando o couro cabeludo a produzir mais sebo. É preferível usar água morna.

Vinagre faz os cabelos brilharem?
Sim. Devido ao seu pH ácido, o vinagre tem a propriedade de fechar as cutículas dos cabelos. Infelizmente, o odor do líquido não é nada aprazível. Porém, há produtos que trazem esse mesmo benefício aliado a uma cosmética agradável.

Dormir com os fios molhados faz apodrecer a raiz?
Não, o máximo que pode acontecer é a pessoa acordar resfriada ou com os fios emaranhados.

Quantos centímetros os fios crescem por mês?
Em média, cada fio cresce 1 cm por mês. Ao considerar que uma pessoa tem cerca de 120 mil fios de cabelo, há um crescimento total de 1.200 metros por mês, ou 40 metros por dia.

100 escovadas por dia estimulam o crescimento dos fios?
Não. Além da possibilidade de danificar os fios, essa atitude pode causar irritação no couro cabeludo.

O secador danifica os cabelos?
Se mal utilizado, sim. O secador deve ficar a pelo menos 20 cm de distância dos fios e oscilar o jato de vento. Não se deve concentrar o aparelho em apenas uma região, em virtude do perigo de os fios queimarem.

Fazer dieta sem controle prejudica a saúde dos fios?
Sim. Dietas realizadas sem orientação correta podem levar à desnutrição, causando danos aos cabelos, à pele e ao organismo.

Condicionador causa queda de cabelos?
Não. Muitas pessoas têm essa impressão, mas o que acontece é que, durante o dia, de 80 a 100 fios de cabelo
se desprendem do couro cabeludo, mas são naturalmente repostos. Geralmente, esses fios não caem por estarem presos e emaranhados em outros. Ao usar um condicionador que tem o efeito de melhorar a penteabilidade e desembaraçar os cabelos, esses fios, que já estão soltos, desprendem-se, dando a falsa percepção de que o condicionador os fez cair.
Prender os cabelos molhados quebra os fios?
É necessário muito cuidado no manuseio dos cabelos molhados, pois eles estão mais suscetíveis a quebras. O ideal é usar pentes de poucos dentes e feitos com material sem arestas.
Gravidez faz os cabelos caírem?
Não. Por uma série de alterações hormonais, durante a gravidez a mulher pode ter acne e cabelos oleosos. Porém, a queda de cabelo torna-se menor. Logo após o parto, ocorre outra alteração hormonal, que leva os cabelos a passar muito rapidamente da fase de crescimento (anágena) para a de desprendimento (telógena). Com isso, o número de fios que caem é bem maior do que o normal. Durante esse período, a dica é usar xampus neutros, que regularizam a densidade capilar.
O cloro da piscina deixa os cabelos loiros esverdeados?
Não. O que deixa os cabelos loiros com tons esverdeados é o cobre presente nos algicidas usados nas piscinas. O cloro
deixa os fios mais ásperos, sem brilho e difíceis de pentear. Para diminuir esses contratempos, basta aplicar nos cabelos uma máscara à base de silicone (antes de nadar) e usar touca.

Por que o xampu, quando usado por um longo período de tempo, parece não fazer mais efeito?
O uso prolongado do mesmo xampu, condicionador, máscara, musse ou gel deixa resíduos nos cabelos que muitas vezes não são removidos pelo xampu normal. Quando existe uma sobreposição de agentes condicionantes nos cabelos, como silicones e polímeros, os fios podem perder o brilho e parecer pesados e oleosos. A utilização de um xampu de limpeza profunda a cada 15 dias mantém os cabelos limpos e brilhantes.

Espero que as informações tenham sido úteis. Um abraço e até a próxima.
 

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se