Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 46

ImprimirCabeça cheia!

Avalie: 12345

visagismo (3)Confira as orientações de quem entende de chapéus e indique o melhor modelo para seu cliente

texto: Rebeca Alcoba | fotos: divulgação/Imagenet e Agência Fotosite

Ele já foi protagonista do look no fim da Idade Média e, vez ou outra, reaparece como item indispensável para quem tem personalidade. “O chapéu é um identificador de estilo pessoal. Nos desfiles de inverno, principalmente internacionais, ele sempre é usado como acessório de moda”, comenta a consultora de estilo Titta Aguiar. Ela avalia que no Brasil, o item ainda é associado exclusivamente à proteção solar, mas acredita que já passou da hora dessa realidade mudar. “Como o chapéu é muito usado no verão, ainda aparece tímido no inverno, mas aos poucos vem conquistando espaço”, enfatiza.

visagismo (1)Essa tendência está presente no visual de homens e mulheres, e as regras para escolher um chapéu em harmonia com o rosto também são unissex. Andrea Oliveira Romano, professora de Visagismo e Estética Capilar da Universidade Cruzeiro do Sul, orienta que, antes de optar por um modelo, deve-se levar em conta o formato e a proeminência de nariz e do queixo, bem como a altura, o peso e o formato da silhueta. Além disso, é imprescindível considerar o perfil da pessoa e o ambiente frequentado.

Todos esses cuidados são necessários, porque chapéus têm o poder de encurtar ou alongar a silhueta. A regra geral é que as abas não ultrapassem a linha dos ombros, no estilo sombreiro, pois essa proporção interfere no destaque do nariz. “Para as baixinhas é recomendável um modelo de abas menores e a 45 graus em relação ao rosto”, aponta a visagista. A dica de Andrea para quem tem o nariz grande é o uso de abas pequenas, que interrompem a linha e o deixam visualmente mais curto.

visagismo (5)Mas não são somente as abas que merecem atenção. As cores e as padronagens variadas também influenciam no look. Nesse quesito, é interessante criar um contraste entre as intensidades de tom do chapéu e da pele. Como os chapéus existem para emoldurar a cabeça, também é fundamental saber modelá-los com os cabelos. “Fios encaracolados, soltos e cortados na altura dos ombros podem ser arrematados por um chapéu Floppy para transmitir romantismo. Já uma mulher de coque chignon e chapéu Breton revela uma aparência sofisticada e inacessível”, completa Andrea.

Face a face
Rosto oval

Chapéu com aba e copa proporcionais. Neste rosto, um modelo desproporcional dará a impressão de ser muito grande em relação à face.
Modelos indicados: Derby, Cowboy, Cloche, Boina, Turbante, Casquete e Touca.

Rosto triangular
Chapéu com aba e copa menores. Deve combinar com a proporcionalidade do rosto e seguir sua forma.
Modelos indicados: Panamá, Fedora, Boina, Touca, Turbante, Cloche e Casquete.

Rosto alongado
Chapéu com copa média e baixa. Copas altas ou muito altas não são adequadas por causa da altura atingida pelo acessório, que não fica bem fixo na cabeça.
Modelos indicados: Floppy, Boina, Touca, Cloche, Breton e Derby.

visagismo (4)Rosto quadrado
Chapéu com copa de média a alta e abas largas. A pessoa com essa característica costuma ter o rosto um pouco menor verticalmente e relativamente maior na horizontal, por isso o chapéu pode ficar apertado, caso tenha as abas e a copa pequenas.
Modelos indicados: Cartola, Breton, Fedora, Cowboy, Derby e Floppy.

Rosto arredondado
Chapéu com copa média ou alta e aba proporcional. O truque equilibra as proporções arredondadas, criando uma face mais alongada.
Modelos indicados: Panamá, Cowboy, Breton e Fedora.

fonte: livro Asesoria em Vestuário, Moda y Complementos (VV. AA, Editora Videocinco, 2008).

Galeria de fotos:

  • Chapéu Derby  no Mercedes-Benz  Fashion Week 2011
  • Chapéu Fedora
  • Chapéu Panamá no desfile da Gucci em 2010
  • Chapéu Floppy no desfile Totem no Fashion Rio Verão 2011
  • Chapéu Cloche no desfile Maria Bonita Extra no Fashion Rio verão 2011
  • Chapéu Breton  no Mercedes-Benz Fashion Week 2011

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se