Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 32

ImprimirCabeleireira artificial

Avalie: 12345

perucas (3)Quando “bate” a vontade de mudar o visual ou esconder a falta de cabelos, as perucas normalmente são a primeira opção que vem à mente. Naturais ou sintéticas, elas podem ter diferentes cores e comprimentos

texto: Liana Pires
fotos: divulgação

Cabeleireiros.com: Quais são as diferenças entre as perucas feitas com fios naturais e as de cabelos sintéticos?
Nilta Murcelli: Com a peruca de cabelo natural, o cliente pode variar o look, pedindo ao cabeleireiro que faça reflexos, escova e/ou corte. Esses trabalhos ficam com um aspecto bem natural. As perucas sintéticas são mais indicadas para festas ou manequins de vitrine, pois não permitem que o visual seja mudado. Alguns clientes optam por elas porque são mais baratas e não necessitam de manutenção. As perucas são confeccionadas à mão ou à máquina, e o valor varia conforme o tipo de cabelo, o comprimento, a cor e o modo de confecção.

C.C.: Como saber se a peruca é natural ou sintética?
N.M.: Existe uma técnica para identificar se o cabelo da peruca é natural ou sintético: ao queimar a ponta dos fios, se uma bolinha se formar, é sintética. Caso formar cinza, é de cabelo natural.

C.C.: Qual é o público que mais compra perucas?
N.M.: Os clientes são diversos. Existem os que adquirem perucas para variar o look ou para usar em uma festa, mas também os que não têm cabelo. Criei um espaço para atender clientes que fazem quimioterapia e precisam utilizar perucas até que os cabelos cresçam. Dou a estes clientes a oportunidade de que saiam do salão usando uma peruca que chegue o mais próximo possível do seu verdadeiro cabelo.

C.C.: De quanto em quanto tempo é necessário fazer a higienização da peruca?
N.M.: Depende do uso de cada cliente, mas geralmente a higienização é feita quinzenalmente e no salão de beleza, com xampu e condicionador específicos.

C.C.: Como as perucas devem ser penteadas?
N.M.: Existem escovas específicas, mas recomendo que o cliente não realize esse procedimento em casa. O indicado é que as perucas sejam cuidadas em salões especializados, pois o profissional pode indicar, de acordo com a necessidade, serviços de hidratação, corte ou penteado. Além disso, as perucas devem ser secas em estufa, e isto faz a diferença caso o cliente deseje ter por mais tempo uma peruca bem cuidada.

C.C.: Como realizar o processo de coloração?
N.M.: Não recomendo fazer esse processo em casa, porque pode danificar a tela, principalmente se ela for de risca de silicone. A coloração deve ser feita no salão, pois a peruca é pregada em uma cabeça de madeira e recebe os cuidados. A vantagem é que a peruca não tem raiz, então, não é necessário retocá-la.

C.C.: De que forma as perucas devem ser guardadas?
N.M.: Toda vez que o cliente retirar a peruca, deve guardá-la em um suporte, que pode ser uma cabeça de madeira ou de isopor. Isso permitirá que a peruca fique com visual bonito, além de preservar por mais tempo o penteado. Existe também uma caixa especialmente feita para guardá-las caso o cliente tenha que fazer uma viagem


 

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se