Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 27

ImprimirDedicação profissional

Avalie: 12345

Wagner Policarpo no evento direcionado para 380 profissionais cabeleireiros em 2006Aos 42 anos, o multiprofissional Wagner Policarpo encerra uma trajetória repleta de conquistas e reconhecimento

Texto: Liana Pires
Fotos: Moisés Moraes, Daniel Miura e César Rodrigues

Um dito popular afirma que, se você quer conhecer alguém, primeiro conheça seus amigos. Na amizade, absorvem-se características e trocam-se experiências, gerando uma “rede” de conhecimentos e de afeto. E é exatamente isso que os amigos de Wagner Policarpo, ex-diretor técnico da Itallian Hairtech, mostram. Nascido em Santo André, Policarpo encerrou, em 3 de fevereiro, uma trajetória brilhante.

Pai de três filhos – Caíque, de 19 anos, Felipe, de 10, e Bia, de 1 ano e 1 mês – Wagner era querido no mercado da beleza, dedicado ao trabalho e responsável. Tanto que sua formação em administração, comunicação e marketing foi apenas o início para mostrar um profissional completo, cuja evolução técnica não contribuiu apenas para o sucesso de um profissional mas para a ascensão de milhares que fizeram cursos com ele. Sua arte de motivar, agregar e ensinar era um diferencial, e, por isso, seus amigos expressam a saudade que ele vai deixar.

DEPOIMENTOS

Paulo Persil (proprietário do salão de beleza paulistano RW Persil Hair Design)“O Wagner foi responsável pelo meu nascimento profissional nos palcos. Nos primeiros meses da minha carreira, ele falava que eu era o novo talento do Brasil. Viajei como assistente de um cabeleireiro que se apresentava em eventos, e ele adorou meu trabalho. Foi nesse momento que começou nossa amizade. O Wagner sempre foi um ótimo profissional, e isso é uma unanimidade. Muitas pessoas o chamavam de mestre, de pai, sempre demonstrando muito respeito. Acho que isso não se consegue se você não for bom, se não tiver o dom. Uma coisa que ele sempre dizia era: ‘Se permita errar, porque se você acertar sempre, talvez eu nem preste atenção em você’. Ele acreditava que era preciso aprender todo dia um pouco.”

Paulo Persil, proprietário do salão de beleza paulistano RW Persil Hair Design



Nilson Almeida (hairstylist do Studio W Higienópolis)“Comecei a participar do Creative Color, do qual o Wagner era diretor técnico, desde a segunda edição. Além disso, viajei com ele pelo Brasil inteiro, em eventos na Bahia, no sul, em Minas Gerais... Ele sempre foi pessoa sensata, sincera e feliz, além de um baita profissional, pois ajudou a levar a Itallian Color ao conhecimento das pessoas. Ele tinha uma personalidade forte, extremamente profissional, que não admitia erros, mas concertos. Nunca o vi reclamar de nada, era altamente pra cima, resolvido, uma grande pessoa.” 

Nilson Almeida, hairstylist do Studio W Higienópolis

 

 

Márcia Gritti (técnica master da Itallian Hairtech e líder da equipe Magritti de cabeleireiros, de Santo André)“Conheci o Wagner em um curso técnico de colorimetria promovido pela Itallian Hairtech em 24 de novembro de 1997. Essa data tem uma grande importância porque o curso foi pioneiro, e as aulas eram realizadas em uma saleta. Hoje, a estrutura é bem maior, com academias, datashow... O Wagner era o nosso ‘mestre’. Ele era uma pessoa paciente, com grande disciplina, objetividade,
serenidade e força. O que o movia era a meta, o sonho. Ele realmente sabia lidar com as pessoas, sabia o que elas queriam e ensinava os cabeleireiros a traduzir o que os clientes desejavam, mesmo que eles não soubessem pedir. O Wagner criou em seus alunos um cálice de cristal interno, que ninguém toca ou quebra, porque sabemos que ele é frágil e o quanto custa.”

Márcia Gritti, técnica master da Itallian Hairtech e líder da equipe Magritti de cabeleireiros, de Santo André

 

Rino Farano (diretor e proprietário da Accademia Italiana Studio Hair International)“O Wagner foi a primeira pessoa que encontrei quando cheguei da Itália, em 2002. Vim participar do Creative Color de Campos do Jordão e ele foi me buscar no aeroporto. Fiquei muito impressionado com a capacidade profissional dele, e posso dizer que foi ele quem me convenceu a ficar no País. Passamos momentos maravilhosos. O Wagner era uma pessoa forte, competente, que tem uma liderança natural. Sempre vou agradecer o caminho que ele me ajudou a trilhar no Brasil. Ele me direcionou muito bem no mercado, mostrando qual a necessidade do cabeleireiro brasileiro.”

Rino Farano, diretor e proprietário da Accademia Italiana Studio Hair International

 

Francisco Barros (diretor de marketing da Itallian Hairtech)“Ele era meu amigo. Além da consideração que tinha pelo Wagner, acho essencial ressaltar que ele era um apaixonado pela profissão, um pesquisador nato, além de ter a capacidade de transmitir conhecimentos e agregar pessoas. Por conta da capacidade que ele tinha de
formar técnicos e transmitir a arte do cabelo e dos sonhos, hoje a Itallian Color tem a maior equipe técnica do Brasil. Realmente ele deixou um legado, pois buscou aprimoramento dentro da profissão e escolheu o caminho de ensinar e pesquisar. Agora, temos a missão dar ainda mais condições de trabalho para a equipe que ele formou, pois seu sonho era de ter o hairstylist em posição de destaque na sociedade.”

Francisco Barros, diretor de marketing da Itallian Hairtech



João Matta (presidente da HCF Brasil)“Conheci meu colega Wagner há 17 anos, durante apresentações em eventos. Sempre admirei o trabalho e a dedicação que ele tinha com a formação dos profissionais. Ele era uma pessoa determinada, calma, que sabia conduzir a dificuldade que era apresentada e transformá-la em execução. Como profissional, gostaria que meu amigo, esteja onde estiver, continue
me inspirando e servindo de espelho para eu continuar meu caminho de sucesso profissional.”

João Matta, presidente da HCF Brasil

 



Flávio Domicciano (gerente técnico da Itallian Hairtech)“Sinto-me privilegiado por ter conhecido com uma pessoa como o Wagner. Somos amigos há 10 anos, e gostaria de ter convivido muitos anos mais com ele, pois foi um verdadeiro aprendizado. Não apenas pessoal, porque profissionalmente ele era meu diretor técnico na empresa e me deu total apoio. Aprendi com ele tudo o que faço dentro da profissão e, também, a lidar com pessoas e respeitar. Este talvez tenha sido o meu melhor aprendizado. Falar do Wagner é descrever alguém que faz o possível e o impossível para ajudar e ensinar as pessoas. Tenho a honra de dizer que este homem escreveu uma história na coloração nacional. Construiu uma equipe técnica que não sei se é a melhor do mundo, mas tenho certeza é a maior e a mais unida.”

Flávio Domicciano, gerente técnico da Itallian Hairtech

Bernardo Mascarenhas“Um profissional de primeira grandeza e um grande amigo: assim posso definir Wagner Policarpo. Parceiro em todos os momentos, construímos muitas coisas juntos, inclusive a revista Cabeleireiros.com. A criatividade e a determinação sempre marcaram sua trajetória. A atualização sempre fez parte de seu trabalho, que foi um divisor de águas na área técnica do setor de beleza. O mundo da beleza realmente perdeu um dos seus grandes ícones, mas, com certeza, o seu exemplo de dedicação e a sua presença serão eternos”.

Bernardo Mascarenhas, diretor geral do Núcleo Educacional Grupo Ikesaki (NEIK)

Galeria de fotos:

  • Wagner Policarpo no evento direcionado para 380 profissionais cabeleireiros em 2006
  • Wagner Policarpo durante o Creative Color São Paulo 2007
  • Wagner Policarpo recebe homenagem pela colaboração à BSG
  • 1. Silvio Mascarenhas (Diretor-Presidente da BSG) cumprimenta Wagner Policarpo na abertura do Creative Color Bahia 2006
  • Apresentação técnica na Feira Beleza Nordeste 2005.
  • Bernardo Mascarenhas

1 Comentário:

  1. Foto: Areli
    Areli: 24/07/2009 às 22:32
    Wagner Policarpo, fico feliz de saber que você foi tão longe, e ao mesmo tempo triste por ficar sabendo que essa sua trajetória foi interronpida. Você trabalhou pouco comigo, mas foi o bastante pra eu te querer muito bem.


Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se