Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 30

ImprimirClube da Manicure

Avalie: 12345

Fábrica da Impala (3)As empresas cosméticas perceberam que as informações sobre o setor não podem ficar restritas a cabeleireiros, maquiadores e esteticistas. Agora, as manicures foram inseridas nesse cenário, contam com treinamento e cursos de especialização e formação

texto: Liana Pires
fotos: Arnaldo Bento

Limpar, lixar cuticular, esmaltar... Por muito tempo essas eram as funções básicas de uma manicure que atuasse de modo independente ou em salão de beleza. Com o passar do tempo, a profissão se tornou especializada. Hoje, quem deseja se manter ativo no mercado precisa se reciclar para “encantar” o cliente.

Mas quais funções foram agregadas à profissão? Além de fazer seu trabalho com primor, as manicures, agora, precisam saber explicar às clientes a distinção entre produtos, fazer massagens, conhecer aspectos técnicos e médicos das mãos, dos pés e das e unhas e ficar de olho nas tendências de cores. “As manicures pertencem a uma classe carente de informação. Elas precisam saber o que estão passando nas mãos das clientes e ter a consciência de que beleza e saúde caminham juntas”, afirmou Patrícia Porta, coordenadora do Clube da Manicure.

Para educar as manicures para o consumo, muitas empresas do ramo ministram cursos de formação e de especialização. Nessa “onda”, a Impala Cosméticos criou o Clube da Manicure. “É importante reciclar conhecimentos. Não é porque uma manicure ganha bem que pode se acomodar. A turma nova tem uma grande bagagem de informações.É necessário ‘pegar o bonde’ e aliar experiência e conhecimento”, aconselhou Patrícia.

Clube da Manicure

Iniciativa da Impala, o Clube da Manicure leva semanalmente profissionais à fábrica da empresa. Lá, elas assistem a um filme que revela o processo de fabricação do esmalte e participam de um workshop com assuntos relacionados ao setor, como unhas decoradas.

Mas a visita não se limita ao aprendizado teórico. As profissionais visitam o setor de envase e controle de qualidade e podem observar o que é descartado e por quê. O acesso ao laboratório não é permitido, por que o cheiro do local pode causar mal-estar em alguns visitantes.”Muitas profissionais dizem, após a visita, que não imaginavam que um produto tão barato como o esmalte desse tanto trabalho. Até param de reclamar do preço!“, afirmou Patrícia.

A iniciativa aconteceu em 2002, quando a empresa realizou uma pesquisa para saber se os profissionais que trabalham em salões de beleza entendiam a filosofia da marca. Como o resultado mostrou desinformação, a Impala mudou suas diretrizes e passou a investir em treinamento. “É importante que nossas consumidoras tenham conhecimento sobre produtos e cores. Criamos um jornal bimestral, o Impala Mania, e intensificamos os cursos”, disse Patrícia.

Diversas caravanas são recebidas toda segunda-feira para ficar a par das novidades da profissão. Com a iniciativa, é possível estabelecer uma relação de parceria, descobrindo as cores preferidas de esmaltes das profissionais, assim como tirar suas dúvidas com relação a diferença de preços entre os produtos.

O ingresso no Clube é gratuito e, para realizá-lo, é necessário entrar em contato pelo telefone 0800-7027277 ou pelo e-mail sac@impala.com.br.

Dicas para manicures

• Quanto à moda, as unhas acompanham o vestuário. Para primavera-verão 2009, aposte em esmaltes metalizados, brilhantes e coloridos, principalmente nos tons azul, laranja, pink, verde e amarelo.
• Unhas decoradas são uma tendência, e a francesinha tradicional também vai ter seu espaço.
• Apesar de não serem a preferência do público, unhas lixadas em formato arredondado serão as “queridinhas” da próxima estação.
• Acetona resseca as unhas. O produto tende a ser mais barato, pois utiliza em sua fórmula um solvente mais forte. Prefira os removedores.
• Os produtos hipoalergênicos são livres de cobalto, tolueno e formol, que são responsáveis por maior
fixação. Por isso, eles geralmente duram menos e são mais caros.
• Ofereça para seus clientes um “cardápio” de serviços que inclua pacotes promocionais, como os cabeleireiros costumam fazer. Adicione também opções como gomagem, hidratação, massagem relaxante etc.
• Use sempre luvas e máscaras. Elas são uma proteção para a manicure e para os clientes.
• Gerencie sua profissão. Ao estabelecer o preço do seu serviço, adicione o custo da afiação e da esterilização de alicates, assim como a compra de sprays, removedores, algodão e descartáveis.
• Como munhequeira, utilize uma faixa de TNT fixada com fita dupla-face. Assim, o dorso das mãos não ficará sujo de esmalte no momento de retirar o produto das unhas dos clientes

“A manicure é ouro em pó no Brasil. Todo mundo quer, mas é difícil encontrar profissionais com qualificação. Anteriormente, ao contratar uma manicure, os donos de salão observavam o tempo gasto para fazer as unhas, e não a qualidade do serviço. Hoje, estão mais exigentes. Verificam se usam descartáveis, a postura...”
Patrícia Porta, coordenadora do Clube da Manicure

“A visita à fábrica é maravilhosa. Estou começando na carreira, e já sei da importância de verificar a qualidade da fabricação do produto e de ter certeza que ele é bom.”
Ivanilde Monego, manicure

“Trabalho como manicure desde os 11 anos e há 15 dou aulas. É a primeira vez que visito uma fábrica de esmaltes, mas sempre participo de cursos de especialização. É importante o profissional
conhecer os produtos que utiliza para falar deles com propriedade.”
Rita de Cássia de Toledo, manicure
 

Galeria de fotos:

  • Fábrica da Impala (1)
  • Fábrica da Impala (2)
  • Fábrica da Impala (3)
  • Fábrica da Impala (4)
  • Fábrica da Impala (5)
  • Patrícia Porta (coordenadora do Clube da Manicure)

2 Comentários:

  1. Foto: Jane
    Jane: 05/11/2009 às 18:43
    Parabéns pela iniciativa. Quem sabe um dia também possa participar de uma visita. Obrigada.
  2. Foto: Fathima
    Fathima: 11/10/2009 às 14:28
    Parabéns pela iniciativa!


Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se