Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 30

ImprimirColoque a casa em ordem

Avalie: 12345

Maison Payot (1)Se o salão é de beleza, o mínimo que se espera é uma bela decoração. O espaço precisa ser funcional e agradar a pessoas de gostos muito variados. Conheça algumas dicas para deixar o local bonito e harmonioso

texto: Márcia Britto
fotos: divulgação

Depois de se certificar de que as instalações elétricas e hidráulicas do seu salão de beleza estão em perfeitas condições, é hora de pensar em decorar o ambiente. Independentemente da área disponível, que pode ser a partir de 20 m2, a decoração é vital para cativar os clientes.

Paulo Cordeiro, diretor da Maison Payot, optou pela contratação de um profissional. Na recente reforma do ambiente, trabalhou com a arquiteta Camila Valentini e disse-lhe exatamente o que queria: um local aconchegante e sofisticado, que levasse em conta conforto, facilidades e satisfação. A decoração seguiu o estilo clássico-contemporâneo, destacando a cor branca e usando detalhes roxos. “O branco é neutro e emana paz e tranqüilidade, além de ser fácil de manter. O roxo remete à espiritualidade”, diz.

A preocupação com as cores é compartilhada por Mônica Rodrigues, diretora da filial brasileira do salão Llongueras. Ela optou por uma decoração rústica, com pé-direito alto e iluminação uniforme. “Usamos branco e preto pela neutralidade. Para os móveis, optamos pelo lilás, cheio de vida”, conta.

A iluminação é outro fator importante na decoração de um salão de beleza, pois lâmpadas muito coloridas podem
interferir no resultado de colorações e de maquiagens. “Usamos lâmpadas frias e mistas, mais indicadas para salões”, comenta Walter Cabral, proprietário da rede Walter’s Coiffeur, cuja marca da decoração é a modernidade.
No salão de Mônica Rodrigues as luzes também são importantes. “A iluminação é feita com lâmpadas fluorescentes que simulam a iluminação natural. Optamos por elas para que possamos trabalhar com tinturas e maquiagem com exatidão”, explica.

Mas há mais do que cores e iluminação na decoração de um salão. “O local precisa ser bem iluminado, ter mobiliário moderno e contar com equipamentos de última geração, além de seguir as tendências de decoração. Organização e limpeza também precisam ser levadas em conta, assim como o conforto dos clientes e dos profissionais”, destaca a arquiteta Rose Duarte, especialista em salões de beleza.

A profissional enumera a seguir os principais itens que devem ser levados em consideração:

• Piso: é necessário que seja resistente, claro e fácil de limpar.
• Iluminação: deve destacar o trabalho, ou seja, iluminar sem interferir na cor dos cabelos. Evite luminárias que provocam calor excessivo.
• Cadeiras e estofados: precisam ter texturas e cores que estejam em harmonia com a decoração.
• Áreas para tinturas e alisamentos: os espaços exclusivos para esses serviços foram substituídos por salas fechadas para atender os clientes com privacidade.
• Flores: as naturais são bem-vindas, mas acarretam um custo fixo de manutenção.
• Cores: prefira combinar as nuances claras às vibrantes, sempre em harmonia com a decoração total. Se desejar tons mais fortes, como o vermelho, coloque-os em objetos ou somente em uma das paredes do salão.
Qual é o momento certo de trocar a decoração? Empresas inovadoras adotam mudanças a médio prazo, e as demais fazem apenas manutenção. O prazo não pode ser muito
curto, já que o investimento é alto e de difícil retorno. Pequenas mudanças podem ser feitas e ajudam a criar uma nova imagem, mas os resultados reais não são significativos.

Salão para homens

Salão Masculino (Dompel) Se há algum tempo era comum ver homens aguardando suas esposas ou namoradas nos salões de beleza, hoje a realidade é diferente. Quando são vistos, eles estão fazendo algum tipo de embelezamento.

Uma pesquisa da 2B Brasil Marketing Research & Consulting mostra que os homens representam 16% do mercado de cosméticos no Brasil, o dobro do que representavam nos anos 90 do século 20. Tanto que várias marcas têm linhas exclusivamente para eles, que, conforme a mesma pesquisa, gastam entre 10% e 20% de sua renda em saúde e estética.

Com base nesses dados, é fácil pensar em salões de beleza destinados aos homens. E isso já é uma realidade. A indústria gaúcha Dompel, fabricante de acessórios e móveis para salões, inaugurou o Salão For Men, criado para valorizar preferências do público masculino. Os móveis têm design arrojado e cores fortes, lembrando temas
esportivos. Na decoração, as famosas imagens de mulheres com lindos cabelos são substituídas por fotos de carros e motos de última geração. Conforme a representante de marketing da Dompel, Vanessa Dal Prá, a sala de espera precisa ter revistas especializadas em esportes e negócios. “Uma dica é criar um departamento de conveniência que ofereça aos clientes vinho, uísque e charutos”, afirma.

Feng Shui
O Feng Shui é a antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos em locais de trabalho e lares, desenvolvida na China há cerca de cinco mil anos. Para Elaine Furlan, especialista na arte, o Feng Shui pode contribuir com a prosperidade de um salão, mas o trabalho não pode ser feito aleatoriamente. “É necessário consultar um especialista para que a medida da energia do local seja feita com uma bússola, que vai determinar a quantos graus se está do Norte, de onde saem as boas energias”, afirma.

Com base nessa medição, o especialista vai usar os elementos da natureza – metal, água, fogo, terra e madeira – para harmonizar o local. Mas, para quem pensa que basta inserir esses elementos indistintamente no ambiente, um alerta da especialista: “O Feng Shui busca o equilíbrio, e o excesso de alguma energia pode desarmonizar o ambiente”. De qualquer forma, há algumas recomendações gerais que podem ser adotadas em todos os ambientes:

• Fontes de água são boas, porque a água é um elemento de cura. Mas cuidado: fontes muito grandes podem desequilibrar o ambiente. O ideal é usar para uma área de 10 m2 uma fonte de, no máximo, um litro.
• A pintura das paredes deve sempre ter um aspecto de que foi feita recentemente.
• A entrada do salão deve estar sempre limpa.

Em contrapartida, há algumas coisas que devem ser evitadas:

• Jamais guarde coisas sem utilidade. Elas acumulam energia ruim e impossibilitam a entrada de novas energias.
• Evite plantas como comigo-ninguém-pode e espada-de-são -jorge na frente do salão. Elas cortam energias boas e ruins.
• Não coloque objetos pontiagudos no ambiente, pois eles atrapalham a energia

Cromoterapia

A cromoterapia é a ciência que utiliza as cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia nas pessoas e nos
ambientes. Confira abaixo o resultado de um estudo realizado pelo portal Bemzen, que considerou os efeitos das cores na decoração de ambientes.

Amarelo
Muito usado para esquentar e iluminar áreas escuras. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas, pode incomodar por causa da incidência de luz.

Azul
Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Mais escuro, transmite autoridade.

Branco
Um ambiente todo branco pode trazer calma e prazer para algumas pessoas e frieza, tristeza e impessoalidade para outras, além de passar uma sensação de limpeza.

Laranja
Lembra sabores agradáveis e estimula o apetite. Pode ser usado em uma só parede, em tons bem suaves. Em nuances mais escuras, sugere estabilidade.

Lilás e violeta
Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Utilizados de maneira monocromática, podem cansar.

Verde
É uma cor muito usada. Quando aplicada no chão, lembra a natureza. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.

Vermelho
Muita atenção em seu uso, já que, por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo quando aparece em excesso. Em pequenas doses, traz um ar de glamour e exotismo.

Fonte: Bemzen, portal de estilo, qualidade de vida e esoterismo. 
 

Galeria de fotos:

  • Salão Oriental (Dompel)
  • Salão Masculino (Dompel)
  • Salão Llongueras Brasil (1)
  • Salão Llongueras Brasil (2)
  • Salão Llongueras Brasil (3)
  • Maison Payot (1)
  • Maison Payot (2)
  • Walter´s Coiffure (RJ) (1)
  • Walter´s Coiffure (RJ) (2)
  • Walter´s Coiffure (RJ) (3)
  • Walter´s Coiffure (RJ) (4)

1 Comentário:

  1. Foto: Marcia
    Marcia: 07/05/2009 às 00:03
    gostaria de obter mai informaçoes sobre o feng shui pois estou reformando agumas coisas no meu salao e queria ter mais ideias Marcia


Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se