Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 43

ImprimirColorindo a avenida

Avalie: 12345

maquiagem_carnaval (5)Eles fazem bonito nos bastidores da maior festa brasileira. Conheça o trabalho dos maquiadores que transformam temas em realidade e ideias em arte

texto: Rebeca Alcoba | fotos: Hugo Richard, Walmir de Jesus, acervo pessoal de Walmir Sparapane e Sec. Tur. SP | Rubens Chiri (divulgação)

Depois que o bloco entra na avenida, tudo vira magia, tudo vira emoção. Mas antes disso, houve um grande esforço nos bastidores. Os profissionais especializados em maquiagem artística e caracterização, munidos de criatividade e de um arsenal de produtos, trabalharam para dar uma nova identidade aos passistas.

maquiagem_carnaval (7)Existem muitas diferenças entre o estilo artístico e o social. Sobre este assunto, o maquiador Vavá Torres fala com propriedade. Ele trabalhou por mais de 30 anos na Rede Globo, assinou caracterizações de novelas, filmes e escolas de samba, e atualmente é coordenador de maquiagem da Rede Record. Segundo Vavá, o make-up social é uma correção para embelezar a pele; o artístico, por outro lado, não tem limites de criação. O conceito é compartilhado por Walmir Sparapane, maquiador com experiência em produções carnavalescas. “O mínimo é o máximo na maquiagem social. E o máximo ainda é pouco para o make-up artístico”, diz.

O trabalho nos barracões inicia dois ou três meses antes do evento, quando o carnavalesco informa o conceito do desfile. Posteriormente, há reuniões com o coreógrafo e a partir daí começa a escolha do material de maquiagem. Os cosméticos devem ser fáceis de aplicar, antialérgicos e duráveis, além de proporcionar um resultado próximo da realidade. “Optamos por cores vibrantes, produtos à prova d’água e geralmente complementamos o look com brilhos e pedras”, diz Douglas Cruz, maquiador do salão Planet Hair.

maquiagem_carnaval (4)O profissional já assinou a maquiagem de um desfile da Rosas de Ouro. O trabalho em conjunto é fundamental e deve ter sincronia. “O processo criativo precisa ser pensado com o carnavalesco. Depois da visualização das fantasias, começamos a fazer pesquisas”, explica Douglas. Para Walmir, é preciso se envolver com a comunidade. “Participar das confraternizações e conquistar a confiança dos passistas é essencial. E tudo isso sem pensar em retorno financeiro, pois o trabalho é voluntário e feito por amor à escola”, enfatiza. No caso de Walmir, foram 13 anos de parceria com a Águia de Ouro e mais quatro com a Mancha Verde.

Equipe de confiança
O carnaval reúne de 3 a 4 mil pessoas por escola de samba. Diante de tantos passistas, é necessário montar uma boa equipe de maquiadores. Os experts procuram profissionais com quem tenham realizado trabalhos anteriores. Vavá tem a irmã, Graça Torres, como sua principal assistente. Walmir diz que na hora do desfile todos se ajudam. “Até quem não é maquiador põe a mão na massa. Alguns passistas acumulam tantos anos de experiência que sabem se maquiar com perfeição.” Vavá, no entanto, faz uma ressalva: “A maioria dos materiais são inflamáveis. Todo cuidado é pouco.”

maquiagem_carnaval (3)Para entrar neste mercado, Júlia Benedetti, diretora de marketing da Catharine Hill, indica não só o curso de maquiagem artística como o de produção carnavalesca. Neste, também se obtêm noções de maquiagem corporal, muito utilizada na ocasião. A pintura do corpo compreende diversas técnicas, variáveis de acordo com os adereços, o tempo disponível e as condições climáticas (pois a composição dos produtos é bastante aquosa).

“Depois de pintada, a pessoa não pode se sentar. Por isso, muitas vezes a pintura é feita na concentração, minutos antes de a escola se apresentar”, ressalta Walmir. Em outros casos, é preciso trabalhar com antecedência. Douglas já levou quatro horas para cobrir um corpo com pinturas abstratas. Outro ponto importante é a finalização do trabalho: ela deve ser feita com fixador, porque as maquiagens derretem com a transpiração corporal.

maquiagem_carnaval (6)WALMIR SPARAPANE
A oportunidade de participar do primeiro desfile foi dada em 2006, pela escola paulistana Águia de Ouro durante a apresentação das campeãs. “Me apaixonei e nunca mais abandonei o trabalho. O carnaval é o maior espetáculo da Terra, a maior ópera do mundo. É cultura, educação, história, geografia... O sentimento é inexplicável e só quem viveu sabe como é”, afirma. O episódio mais marcante nesses 17 anos de avenida aconteceu durante o desfile de 2006 da Mancha Verde.

Sob o tema Paixão de Cristo, além de fazer a caracterização da comissão de frente, Walmir desfilou como Jesus com os mesmos 33 anos de Cristo. “Foi a maior emoção da minha vida e a primeira vez que uma imagem sacra entrou na avenida”, conta. A ligação do maquiador com o carnaval é tão forte que este ano ele será homenageado pela escola de samba Nova Marília, de sua terra natal, no interior de São Paulo.

maquiagem_carnaval (4)VAVÁ TORRES
Sua atuação no carnaval começou em 1999, quando as escolas de samba sentiram a necessidade de aprimorar a maquiagem dos desfiles. A solução foi levar as técnicas de caracterização da televisão e
do cinema para a avenida. Em sua primeira experiência, Vavá atendeu ao convite do dançarino Carlinhos de Jesus para preparar a comissão de frente da Mangueira. “O objetivo era trazer para o desfile 14 bambas do samba já falecidos. Fiz máscaras de foam latex representando o rosto de cada um e ficou tão perfeito que, ao entrarmos na avenida, os familiares dos personagens se emocionaram e queriam abraçá-los como se eles estivessem ali”, conta.

Vavá prefere trabalhos que desafiem o seu potencial, por isso abriu o seu próprio negócio para formar profissionais nesse segmento, a escola Makvator.

maquiagem_carnaval (1)Para se especializar
Ficou interessado? Conheça alguns centros educacionais de maquiagem artística.
Catharine Hill
Maquiagem artística, produção carnavalesca, pintura corporal, airbrush, prótese cênica e efeitos especiais.
cursos@catharinehill.com.br
www.catharinehill.com.br

Kryolan
Maquiagem artística, caracterização, efeitos especiais e airbrush.
(11) 3045-0087 | 3842-1719
www.kryolan.com.br

Makvator
Maquiagem artística, caracterização, efeitos especiais e airbrush.
(21) 2442-4734
www.makvator.com.br

Para quem tem a possibilidade de viajar ao exterior, a dica é acessar o site makeupmag.com/schools.
Lá existe uma lista de escolas em diversos países que oferecem os cursos de maquiagem artística.

Galeria de fotos:

  • Vavá Torres
  • Desfile da Vai-Vai no Carnaval 2010
  • Vavá Torres
  • Walmir desfilou como Jesus Cristo pela Mancha Verde
  • Vavá Torres
  • Vavá Torres
  • Catharine Hill

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se