Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 30

ImprimirComo economizar nas despesas femininas

Avalie: 12345

crivelaroDicas simples e práticas ajudam a balancear o orçamento das mulheres no final do mês

Marcos Crivelaro (consultor em finanças e professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista e da Faculdade Módulo)

Os produtos e serviços que compõem o “kit”  básico de sobrevivência da mulher moderna nunca devem ser esquecidos quando o assunto são finanças. Muitas vezes, esses “pequenos” detalhes acabam sendo os maiores motivos do “rombo” no orçamento no final de mês. Mas quais gastos podem ser eliminados, substituídos ou reduzidos?

Moda
Gastos excessivos com roupas, calçados e acessórios são, na maioria dos casos, os vilões dos problemas financeiros femininos. Para resolvê-los ou ao menos amenizá-los, não esqueça de comparar marcas, produtos e preços – a diferença geralmente é muito grande. Cuidado também com as liquidações, pois não adianta o produto ser barato se você realmente não necessitar dele.

Para evitar um rombo no orçamento por conta da ansiedade, principalmente quando a escolha for por um produto da moda, a dica é listar as peças que realmente faltam no seu armário, de acordo com a época do ano, e adquirir a cada troca de estação apenas o que constar nessa relação. Preste atenção na qualidade do que está levando para não ter mais prejuízos no final.

Banho e maquiagem
Na hora do banho, nem sempre produto bom é produto caro. É essencial relacionar cosméticos de uso diário, como xampus, condicionadores e cremes. Nessa lista, não esqueça de incluir batom, esmalte, creme facial, loção pós-banho, desodorante e perfume. Esta é uma parte dos gastos na qual é possível economizar sem se privar. Avaliar a durabilidade, a utilidade e os benefícios de cada produto são medidas que devem ser levadas em conta. Uma simples análise das reais necessidades e dos custos de tais produtos de beleza pode levar a uma grande economia.

Salão de beleza
Freqüentar semanalmente a manicure e a pedicure, e fazer depilação quinzenalmente e corte e tintura/luzes mensalmente, é capaz de deixar muitas mulheres com o cabelo em pé com a conta no final do mês. Avalie a escolha do local e do serviço: se você vai cortar só as pontas, não há necessidade de ir a um salão de luxo. Outra dica é reunir as amigas e fazer um “dia de spa” em casa. Enquanto uma cuida das unhas, outra pode fazer a escova no cabelo e todas economizam.

Academia
Praticar esportes e exercitar o corpo é essencial à saúde. Para manter o equilíbrio do corpo e do bolso, porém, também é essencial saber avaliar os pacotes de atividades oferecidos pelas academias e o custo real de cada um deles, evitando uma decisão impulsiva. Muitas vezes, a mulher moderna não tem tempo para freqüentar todas as aulas “inclusas” no pacote escolhido. Uma opção é apostar em pacotes básicos e freqüentar de forma experimental algumas aulas antes de efetuar a matrícula. Outro ponto importante é lembrar que um contrato semestral, apesar das vantagens, pode acabar se transformando em peso morto no orçamento. Independentemente da análise das atividades a serem escolhidas, é essencial buscar alternativas antes de optar por uma academia. Nem sempre a mais famosa oferece as melhores opções de pacotes e aulas para o seu perfil, e as diferenças entre mensalidades de um local para outro de mesma qualidade podem ser surpreendentes. Não esqueça de levar em conta a variedade de aulas disponíveis em todos os horários e as condições dos equipamentos.

Nem sempre reduzir ou eliminar parte dos gastos mencionados irá reduzir seu padrão de vida atual ou acabar com a sua beleza. E, ao mesmo tempo, o resultado nas suas finanças pode ser compensador. Vale a pena tentar

 

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se