Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 28

ImprimirCompletamente bela

Avalie: 12345

Look Total (5)Quem está “ligado” no mundo da moda é categórico ao dizer que seguir as tendências a qualquer preço não é o mais indicado. Conversamos com profissionais que são adeptos do look total, conceito que prega a imagem como algo personalizado

texto: Liana Pires e Thais Martinez
fotos: Arnaldo Bento

Cortes simétricos, diferentes tonalidades de tintura, cores especiais de maquiagem e figurinos com modelagens inusitadas. Essas são algumas particularidades que fazem parte das tendências que são apresentadas a cada estação. Mas engana-se quem pensa que esses conceitos devem andar separados ou servir como regra. O look total compõe a imagem de maneira geral, abrangendo maquiagem, cabelo, vestuário e acessórios. Para que tudo esteja impecável, é preciso ficar atento à harmonização e saber o que cada conceito transmite e como pode ser empregado no dia-a-dia.

Cadência fashion

A moda sempre resgata as tendências de décadas passadas. Atualmente, a influência do estilo retrô é fortíssima, e pode ser observada nos cabelos ondulados, inspirados em estrelas dos anos 1950, como Brigitte Bardot e Marilyn Monroe. Já a moda com atitude, caracterizada pelo black power, se inspira nas divas do pop de 1980, como Madonna.

No Brasil, essas tendências puderam ser verificadas nas semanas de moda apresentadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, que mostraram os conceitos para o inverno de 2008. Roupas de veludo e couro, saias enxadrezadas e vestidos curtos acompanhados por meia-calça fio 40 foram os destaques das grifes Cori, Ellus, Fause Haten, entre outras. O cinza e o preto continuam em alta, mas os coloridos ganharam espaço nas blusinhas de seda com florais ou estampas abstratas.

E, já que o visual também é composto pela maquiagem, olhos e boca marcados por cores que valorizam os contornos são bem-vindos. Kaká Moraes, maquiador oficial da Avon, enfatiza a importância do look total. “Procuro conhecer a cliente ao máximo antes de aplicar os produtos, já que cada característica pessoal me ajuda a embelezá-la. Uma make bem finalizada ressalta o rosto e o faz ficar mais iluminado e harmonioso”, ressalta.

Para este inverno as cores estão naturais. “A beleza dos olhos deve ser iluminada por tons sutis acompanhados de delineador. A máscara também é essencial e o blush continuará com nuances marrom e bronze, mas sem exageros”, diz o maquiador.

A sua moda

O que adianta seguir a moda das franjinhas se você escreve muito e não pode deixar os fios ficarem sobre o rosto? Ou, então, cultivar cabelos longos se não tem tempo para cuidar deles? Essas são questões que nem todas as clientes levam em conta, pois muitas desejam parecer com celebridades nacionais e internacionais. Quando se depara com essa situação, o cabeleireiro deve dar o alerta. “O cabelo, a maquiagem, a indumentária e os acessórios devem estar em harmonia. Imagine se os fios estiverem estilizados de maneira oriental, a maquiagem se basear nos anos 1980 e o vestuário ser country? Teremos uma verdadeira confusão visual”, afirma a hairstylist Mari Nicácio, do salão paulistano Homa Salon.

Para fugir dessa “armadilha”, Mari ressalta que o ideal é se ater ao básico. “Uma roupa clean com cores claras e um rabo-de-cavalo simples, aliados a uma maquiagem sutil, já harmonizam o visual”, afirma. Mas vale lembrar que é preciso seguir o estilo próprio. Quem é romântica não deve querer ser fatal. A descaracterização fica nítida e deixa claro que a pessoa quer ser o que não é. Assim, olhar-se no espelho é a melhor maneira para compor o visual correto. Por isso, o visagismo, um conceito que alia a individualidade com a moda, é empregado em muitos salões de beleza. Os hairstylists observam o formato do rosto, a profissão, o temperamento e a personalidade da pessoa para sugerir um estilo. Afinal, a moda não está somente nas telas da tevê e nos grandes editoriais de moda. Ela está presente no dia-a-dia de todo mundo


“Estilo é a maneira que cada um tem de se produzir. É respeitar a individualidade e preservar a harmonia.”
Mari Nicácio

Galeria de fotos:

  • Look Total (1)
  • Look Total (2)
  • Look Total (3)
  • Look Total (4)
  • Look Total (5)
  • Look Total (6)
  • Look Total (7)
  • Look Total (8)

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se