Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 28

ImprimirCosmoprof 2008

Avalie: 12345

Confira tudo o que aconteceu na 41ª edição da maior feira de cosméticos do mundo

texto: Liana Pires
fotos: Diego Mascarenhas e divulgação

Entrada - Cosmoprof 2008Na segunda semana de abril, em meio às eleições italianas para a escolha de novos membros para o parlamento, o centro da região norte do país foi o palco de uma das mais renomadas feiras de beleza do mundo: a Cosmoprof Bologna 2008.

De 10 a 14 de abril, 150.853 visitantes acompanharam o evento, que, apesar de ter sido criado em 1967, a cada ano mostra-se mais alinhado com as tendências. A feira, dividida em quatro setores, abordou de forma ampla o mercado da beleza. Os pavilhões foram: Seductive (sedutor), dedicado ao varejo de perfumes, cosméticos e embalagens; Playful (repleto de diversão), para perfumaria e cosméticos; Charismatic (carismático), dedicado aos cabelos; e Vain (vaidade), que abordou o mercado da beleza em geral.

2.183 expositores mostraram ao público suas novidades, dentre elas uma tatuagem de glitter e apliques e mechas para aumentar o volume dos cabelos. Para quem compareceu ao evento com o objetivo de fazer negócios, a organização preparou o Cosmoprof Clube, um lounge situado no mezanino que possibilitava aos expositores privacidade na hora de fechar acordos.

Inovações

De olho no mercado ecologicamente correto, a feira apresentou, no pavilhão dedicado à perfumaria e cosméticos, a Cosmoprof Nature, uma mostra de cosméticos naturais. Como esse nicho de mercado parece estar em franca ascensão, o tema de uma das palestras foi o futuro das embalagens na constante luta por uma atitude ecologicamente correta. Para falar sobre o tema, vários especialistas foram convidados, entre eles o governador do Amazonas, Eduardo Braga.

No setor dedicado aos cabelos, além das novidades em produtos, dois dos salões mais famosos do mundo se apresentam em um espetáculo realizado no Hair Fashion Theatre: Framesi e Jean Louis David.

E como o bem estar do corpo e da mente também merece destaque, inaugurou-se o Elastique Spa, onde as empresas podem fazer apresentações acadêmicas de seus produtos para clientes selecionados.

O lounge da Cosmoprof contou com a apresentação “Hats para voyeurs”, promovida por Stephen Jones. A idéia foi mostrar como o chapéu está ligado à estilização dos cabelos. Stephen já adornou com seus chapéus a cabeça de muitas celebridades, como a princesa Diana, o músico Boy George e os estilistas Vivienne Westwood, Jean Paul Gaultier e John Galliano. As suas obras de arte podem ser vistas em exposições permanente do museu Victoria & Albert Museum, em Londres, no Louvre, em Paris, e no Instituto do Traje, em Kioto, no Japão.

CosmOff

Para que as novidades não ficassem restritas aos pavilhões da feira, outra inovação foi o CosmOff, uma iniciativa que transformou a cidade de Bolonha em uma verdadeira capital da beleza. Uma série de eventos ocorreu, durante a realização da feira, pelas ruas da cidade.

A histórica rua do Palazzo Isolani, por exemplo, contou com um atividade sensorial promovida pela marca de cosméticos Aveda, na qual cerca de 300 pessoas tiveram a chance de experimentar massagens aromáticas nas mãos. Enquanto isso, no mesmo local, aproximadamente 200 visitantes participaram de uma conversa sobre como a beleza influencia na vida e receberam dicas de maquiagem do maquiador Max Factor.

Pavilhão brasileiro - Cosmoprof 2008Pavilhão Brasileiro

Pela oitava vez consecutiva, dezesseis empresas do setor cosmético brasileiro apresentam seus lançamentos no pavilhão 21 da Cosmoprof. Com cosméticos que aliam inovações tecnológicas a práticas sustentáveis, marcas como Armazém Amazônico, Bonyplus, Surya Brasil e Vita Derm utilizaram as propriedades de ativos encontrados na rica flora brasileira, em especial na região amazônica, como fonte de matéria-prima.

Além de possibilitarem a criação de fórmulas exclusivas, os ingredientes da biodiversidade brasileira são obtidos através de extração renovável, gerando trabalho e renda para as comunidades locais. “Os cosméticos brasileiros têm um importante compromisso com o tripé da sustentabilidade. Nossa indústria se preocupa em ser ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa. A resposta positiva do mercado internacional é uma prova de que estamos caminhando na direção certa”, afirma João Carlos Basilio da Silva, presidente da ABIHPEC.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo, tendo superado mercado tradicionais, como Inglaterra e França, e ficando apenas atrás dos EUA e do Japão.

Tom Kroboth - Vencedor do AIPP Grand Trophy AIPP Grand Trophy
O cabeleireiro austríaco Tom Kroboth foi o campeão da última edição do Grand Trophy, prêmio promovido pela AIPP (Associação Internacional de Imprensa Profissional), graças a sua última coleção, que mostra uma série de modelos com chapéus feitos com cabelo. O segundo colocado foi Mikel Luzea, da Espanha, seguido por Sanrizz, da Inglaterra.

A cerimônia de premiação aconteceu no último 13 de abril e foi realizada no Cosmolounge, um espaço exclusivo da Cosmoprof Worldwide Bologna. Ela foi apresentada pelo presidente da AIPP, Roberto Pissimiglia, e por Mike Vincent, fundador do troféu AIPP.

O hairstylist austríaco admitiu estar comovido e orgulhoso de ser reconhecido pelos editores das melhores revistas profissionais do mundo. Com o prêmio, ele é o mais novo integrante da importante lista de vencedores do prêmio AIPP.
A instituição já está planejando o prêmio 2008-2009. Cabeleireiros de todo o mundo estão preparando suas coleções primavera/verão para competir em uma das cinco categorias da primeira etapa: penteado comercial, estilo Avant-Garde, fotografia, penteado masculino e press-kit, uma categoria que irá premiar o melhor videoclipe para imprensa. O prazo máximo para o envio das coleções é 30 de junho de 2008. Mais informações: www.aipp.net.

Confira que já venceu o Grand Trophy:
2007-2008 – Tom Kroboth (Áustria)
2006-2007 – Robert Lobetta (Estados Unidos)
2005-2006 – Tono Sanmart (Espanha)
2004-2005 – Errol Douglas (Reino Unido)
2003-2004 – Trevor Sorbie (Reino Unido)
2002-2003 – Charlie Miller (UK)
2001-2002 – Trevor Sorbie (Reino Unido)
2000-2001 – Andrew Collinge (Reino Unido)
1999-2000 – Anthony Whitaker (Austrália)
1998-1999 – Jean-Claude Gallon (França)
1997-1998 – Joan Anglada (Espanha)

Cosmoprof pelo mundo

Cosmoprof North America
13 a 15 de julho, Las Vegas, EUA 

Cosmoprof Asia
12 a 14 de novembro, Hong Kong, Hong Kong 

Cosmoprof Xangai
15 a 17 de janeiro de 2009, Xangai, China

Número de Expositores

Perfumaria e Cosméticos
703 - 32% 

Varejo
554 - 25%

Cabelos
505 - 23%

Salões de Beleza
372 - 17%

Imprensa
44 - 2%

Associações
5 - 0%

Total
2.183


Galeria de fotos:

  • Entrada - Cosmoprof 2008
  • Principais stands - Cosmoprof 2008 (1)
  • Principais stands - Cosmoprof 2008 (2)
  • Principais stands - Cosmoprof 2008 (3)
  • Principais stands - Cosmoprof 2008 (4)
  • Principais stands - Cosmoprof 2008 (5)
  • Principais stands - Cosmoprof 2008 (6)
  • Principais stands - Cosmoprof 2008 (7)
  • Principais stands - Cosmoprof 2008 (8)
  • Principais stands - Cosmoprof 2008 (9)
  • Coleção Tom Kroboth - Vencedora do prêmio AIPP Grand Trophy
  • Coleção Tom Kroboth - Vencedora do prêmio AIPP Grand Trophy
  • Coleção Tom Kroboth - Vencedora do prêmio AIPP Grand Trophy
  • Tom Kroboth - Vencedor do AIPP Grand Trophy
  • Mike Vincent (Fundador do Troféu AIPP), Tom Kroboth (vencedor), Roberto Pissimiglia (Presidente da AIPP), Sergi Bancells (Secretário Geral da AIPP), Julio César Ortiz (Diretor Modalité)
  • Mikel Luzea (segundo lugar) e Tom Kroboth (vencedor)
  • Pavilhão brasileiro - Cosmoprof 2008
  • Andrea Mascarenhas (Marketing e Relações Corporativas do Grupo BSG) e Sergi Bancells (Secretário Geral da AIPP)

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se