Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 42

ImprimirCuca fresca... e relaxada!

Avalie: 12345

massagem_capilar (1)Técnicas de massagem no couro cabeludo agradam a clientela e ganham espaço nos salões de beleza

texto: Maria Fernanda Gomes | fotos: divulgação

Salão de beleza não é lugar só para cuidar do corpo, mas também para agradar a alma. Com essa ideia em mente, alguns estabelecimentos começaram a oferecer serviços focados na saúde dos clientes. Um deles é a massagem capilar. As técnicas se concentram no relaxamento, na melhora da circulação, na revitalização dos folículos capilares e na prevenção da queda de cabelos. Conheça as que mais vêm fazendo sucesso.

Técnica do xampu
Para proporcionar uma experiência prazerosa aos clientes, a rede paulistana Soho criou um procedimento para o momento da lavagem dos fios. Nele, o cabelo é lavado com produtos da linha Biotic, da Kérastase, e o couro cabeludo recebe leves apertões e beliscões. “O cliente sai tão satisfeito que volta na semana seguinte somente para receber a massagem”, explica Jaime Mineo Higuti, sócio-proprietário do Soho Itaim, em São Paulo. O serviço é gratuito para quem solicita os serviços de corte ou coloração.

massagem_capilar (2)Massagem relaxante
A massagem capilar relaxante, ou antiestresse, tem como objetivo proporcionar relaxamento, alívio e bem-estar. Monique Casado, profissional do salão Fios de Cabelo, de Maceió (AL), realiza o procedimento com xampu de menta, que limpa profundamente o couro cabeludo.
Após a aplicação do produto, inicia-se a massagem pelo topo da cabeça, com movimentos circulares realizados com a ponta dos dedos. Depois, as mãos são deslizadas para as laterais e para a nuca e terminam massageando a cabeça com os dedos abertos, intercalando movimentos circulares e com pressão leve. “A massagem é um mimo realizado no lavatório antes do corte ou hidratação”, comenta Monique.

Shiatsu capilar
A massagem realizada no salão Laces and Hair, de São Paulo, auxilia no crescimento, nascimento e fortalecimento dos fios. É o que garante a dupla Samantha e Sabrina Dios, profissionais do salão. Elas utilizam técnicas de massagem de relaxamento mescladas ao shiatsu (método terapêutico japonês baseado na pressão com os dedos), para estimular a circulação sanguínea e deixar o couro cabeludo com mais mobilidade e menos rigidez.

Massagem indiana
A esteticista indiana Violet Goswami, da Surya Brasil, inspirou-se nas rainhas indianas do século 18 para desenvolver uma técnica chamada maharani. É uma mistura de massagem indiana com cosméticos orgânicos que têm como base frutas, flores, folhagens e sementes de plantas. Para auxiliar a massagem no cabelo ainda seco, é utilizado um óleo de coco quente que penetra na raiz.

As substâncias liberadas no cérebro podem acalmar, relaxar e aliviar a dor. “A maharani head massage é baseada nos pontos de fluxo de energia, conhecidos como chacras”, conta Violet. O Espaço Surya pretende criar cursos para que os esteticistas possam aplicar a maharani nos seus clientes.

massagem_capilar (3)Espaço zen
Após escolher a técnica de massagem, verifique a melhor forma de apresentá-la para o cliente. Um espaço reservado para a realização do serviço é um diferencial e tanto. A cromoterapeuta Adriana Scartares e a aromaterapeuta e terapeuta floral Marizete Estrela dão dicas para a “construção” de um espaço zen.

Mesmo que pequeno, um espaço deve ser reservado para realizar a massagem, por mais que ela esteja agregada ao corte ou à coloração do cabelo. Essa diferenciação será reconhecida pelo cliente.
Antes de iniciar o trabalho, converse com o cliente. Veja o estado de espírito dele e o que pretende ao receber o serviço.

A meia-luz sempre deixa o clima mais relaxante.
Adquirir uma lâmpada de LED que muda de cor é um investimento barato que ajuda o cliente a alcançar o relaxamento desejado.

Flores ou aromatizadores de vela ajudam no relaxamento e deixam um cheirinho gostoso no ar.

Cuidado na utilização de óleos essenciais.

Alguns não podem ter contato com a pele. Leia bem o rótulo e tire dúvidas com um aromaterapeuta.

Óleos essenciais de lavanda são ótimos para relaxamento. Já os de tea tree são indicados para purificação.

Florais de cidreira, melissa ou verbena podem ser misturados com cremes e xampus que tenham propriedades relaxantes.

Galeria de fotos:

  • massagem_capilar (1)
  • massagem_capilar (2)
  • massagem_capilar (3)

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se