Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 46

ImprimirDe olho nas tendências

Avalie: 12345

bate_papo_ammon_carverDurante a convenção 2011 da Matrix, realizada em Angra dos Reis (RJ), a Cabeleireiros.com entrevistou o designer artístico da marca, Ammon Carver, sobre o que é tendência atualmente

texto: Liana Pires | fotos: divulgação Matrix

Cabeleireiros.com: Como você vê o mercado brasileiro da beleza?
Ammon Carver:
Estilizar os cabelos está ficando mais popular. Antes, por causa do clima e da umidade, as brasileiras não se davam ao trabalho de modelar os fios. Mas hoje existem produtos que fazem o estilo durar.

C.C.: Quais são as tendências para os cabelos?
A.C.:
Formas fortes estão em alta, assim como é tendência falar sobre geometria, e não sobre textura. O cabeleireiro deve optar por cortes que possibilitem várias formas de estilização, para a cliente criar de acordo com o humor e a necessidade. Nas cores, a dramaticidade ganhou destaque, conquistada por meio de luzes aplicadas nas pontas. Assim, é possível manter a cor dos cabelos, que recebem um toque de cor e brilho. Outra tendência são os fios desfiados e frisados, como aparecem nas campanhas da Dior.
O profissional não vai usar todo esse volume no dia a dia do salão de beleza, mas vai adaptá-lo. É preciso se inspirar na alta moda e adicionar os elementos aos poucos.

C.C.: Como aplicar todos esses conceitos aos cabelos encaracolados?
A.C.:
Eles têm sua beleza 100% ligada ao uso dos produtos certos. Uma forte tendência é o gel em creme, que, quando seca, não deixa os fios endurecidos. As empresas estão criando cosméticos fantásticos, mas, se não ensinarmos os clientes a usá-los, eles vão ser aplicados da forma errada.

C.C.: Como deve ser a postura dos profissionais de sucesso?
A.C.:
O cabeleireiro está tomando mais cuidado ao criar os visuais. E a educação é a grande responsável por isso, pois faz o profissional se inspirar e balancear os estilos vanguardistas e comerciais. É fundamental filtrar as inspirações e adaptá-las para o dia a dia. Quando vê um desfile do Alexander McQueen, por exemplo, você precisa observar os elementos de coesão para ver o que o estilista quis dizer. E não copiar descaradamente.

C.C.: Você acha que os profissionais precisam ser especializados em alguma área?
A.C.:
Moro em Nova York, mas vim de uma pequena cidade de Utah. Na minha terra natal, eu fazia de tudo no salão, o que foi fundamental para minha carreira. Quando me mudei para a “cidade grande”, há seis anos, tive de escolher uma área de atuação, porque o estabelecimento era mais chique. Assim melhorei meu nível na área de corte. Para mim, a dica é saber de tudo antes de se especializar e trabalhar em um local com funcionários que são fontes de inspiração. Se se achar o melhor, você fica preguiçoso.

C.C.: Quais são as características de um bom educador?
A.C.:
Para ser educador, é preciso ter paciência, saber sobre as tendências e compartilhar o que ama. Além disso, é preciso encontrar a melhor forma de aproximação com os alunos. Vejo os profissionais brasileiros como ambiciosos e com fome de conhecimento, não são orgulhosos. São abertos ao aprendizado.

C.C.: Como o trabalho com celebridades ajuda na sua profissão?
A.C.:
Gosto de fazer os cabelos das celebridades para o Oscar. Apesar de divertido, é algo estressante. Não fiz nenhum vencedor ainda, mas esse trabalho me permite que eleve meu preço, porque estou criando tendências para serem copiadas. É como estar em uma montanha-russa e querer manter os olhos abertos o tempo todo para não perder nada.

C.C.: Ficou impressionado com alguma história?
A.C.:
Um dia, tomei tequila na cozinha do cantor Bruce Springsteen. Depois de estilizar o cabelo da esposa e da filha dele para a festa de debutantes da jovem, ele me disse: “Você precisa de uma dose”. Imagina o que meus amigos pensaram quando contei a história?

Além de ser designer artístico da Matrix, Ammon Carver realiza editoriais para revistas como Vanity Fair e Cosmopolitan, é responsável pela beleza de marcas importantes da New York Fashion Week e participou do reality show Salon Diaries, produzido pelo canal norte-americano Bravo.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se