Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 43

ImprimirDesça a navalha!

Avalie: 12345

Abre Aspas (3)Saiba como usar essa ferramenta para alcançar o corte perfeito

texto: Rebeca Alcoba | fotos: Daniel Miura e Andres Reynaga

Higiene, sempre!
Certo:
fazer a higienização do suporte da navalha sempre que utilizá-la, descartando  a lâmina em recipientes rígidos e próprios para isso. Deve-se limpar o suporte com álcool 70% e trocar a lâmina a cada cliente.

Errado: confiar em processos de esterilização. De acordo com resolução da Anvisa, a ferramenta não comporta esse tipo de intervenção, que não garante segurança.
Luiz Antonio, proprietário do Stage Hair
           
Uso correto
Certo:
empregar a navalha para proporcionar leveza e movimento à estilização do cabelo. A maioria dos cortes modernos, tanto femininos como masculinos, que são feitos com a navalha recebem a finalização da tesoura, que acerta as pontas. O corte do cantor Justin Bieber, por exemplo, só ganha aquele aspecto com a intervenção da ferramenta.
Errado: ter preconceito com relação ao uso da navalha. Essa ideia é cultivada por profissionais que não sabem como utilizá-la corretamente no dia a dia.
Iran Avelar, hairstylist e técnico da Belliz

Abre Aspas (1)Mil e uma utilidades
Certo:
usar a navalha para barbear, estilizar o cabelo e definir o cavanhaque, as sobrancelhas ou as costeletas.Para o trabalho ficar refinado, tenha certeza de que ela está com um fio de corte preciso.
Errado: usar a navalha em cabelos excessivamente secos, o que  pode fazê-los encrespar, principalmente se a ferramenta não estiver perfeitamente amolada.
Roberto Mesones, diretor artístico do grupo Passaró Hombre

Fazendo a barba
Certo:
trocar a lâmina da navalha a cada estilização de barba. Para o cabelo, use navalhas descartáveis, que produzem o mesmo efeito e garantem a higiene.
Errado: reaproveitar a navalha pode colocar em risco a saúde do profissional e do cliente, expondo-os a doenças transmissíveis. Para fazer a manutenção em casa, o ideal é reutilizar os aparelhos comuns de barbear até duas vezes, pois as lâminas acumulam micro-organismos e até ferrugem.
Meire Ferreira, proprietária da Barbearia Clube

Abre Aspas (4)Seco x molhado
Certo:
fazer o corte com os cabelos secos, que garantem mais precisão e liberdade no trabalho do profissional. O procedimento favorece a criação de um look mais ousado, com geometria e leveza nas pontas.
Errado: finalizar o corte sem secar os cabelos para fazer um repasse com a navalha ou com a tesoura.
Cidinha Lins, cabeleireira do Studio Lins Ícone de Beleza

De olho na lâmina!
Lâmina dentada: usada somente nos cabelos e para grandes intervenções, como a realização de um corte. Pode acrescentar ou retirar volume, dependendo da técnica empregada.
Lâmina lisa: usada para fazer barba, costeletas, cortar cabelos curtos ou fazer estilizações em cortes já realizados.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se