Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 42

ImprimirE quando a festa acaba?

Avalie: 12345

Profissionais falam sobre os cuidados necessários para manter a pele e o cabelo lindos depois de festejar

texto: Eder Garrido | fotos: divulgação

O baile acabou, a festa foi sensacional e todo mundo se divertiu muito. Claro que no final disso tudo o visual lindo e impecável já deu lugar ao suor e ao cansaço. Mas antes de tomar um banho e desabar na cama, é necessário dar uma atenção especial ao cabelo e à pele maquiada. Limpá-los muito bem é parte do processo de beleza, e pular essa etapa é ruim para a saúde de ambos.

É importante dizer que a maquiagem depositada na pele contém agentes de origem mineral ou orgânica com tempo determinado de efeito. O acúmulo de cosméticos pode desencadear uma série de consequências, como ressecamento, oleosidade excessiva, descamação, manchas e reações alérgicas.

Frank Oliveira, maquiador do salão Silvanna Cabeleireiros, recomenda o uso de demaquilante para livrar a pele dos resquícios de make-up. “Muitos produtos, como a máscara para cílios, são à prova d’água. Por isso o demaquilante é necessário: ele tem substâncias emolientes que fazem
a higiene adequada do rosto sem agredir a pele.” Antes de escolher o seu, observe se ele não contém óleo. “O produto deve tirar a maquiagem, mas não pode entupir os poros”, lembra Silvana Antunes, maquiadora da LUMI Cosméticos.

Após a aplicação do demaquilante, é indicado lavar o rosto com água fria e sabonete neutro, de preferência líquido. Alex Cardoso, profissional do Espaço Be, também sugere o uso de uma loção tônica adstringente – para peles oleosas – e uma loção tônica hidratante – para peles secas ou mistas. Esses cosméticos contribuem no fechamento dos poros. Como cada pele reage de uma maneira diferente à retirada da maquiagem, todas devem ser hidratadas ao final do processo. “Isso é imprescindível para uma aparência saudável e delicada”, lembra Bruno.

Em se tratando de adolescentes, o cuidado com a limpeza deve ser redobrado. Alex lembra que, se a pele não for higienizada corretamente, o perigo de entupimento das glândulas sebáceas é maior, facilitando o desenvolvimento de fungos e bactérias que causam acnes.

Cabeleira sem traumas

Os cuidados depois de uma festa também incluem o cabelo. O hairstylist Mauricio Morelli, do Vimax Beauty de São Paulo, lembra que, quando o penteado é montado,  uma estrutura especial é feita – muitas vezes com a técnica do desfiado – para que o visual dure por horas. “Durante o sono,
a pessoa transpira e a parte interna do penteado umedece, formando placas de sujeira e favorecendo a proliferação de bactérias.”

Para que isso não ocorra, o cabeleireiro Marcos Coraza, do salão Gilberto Cabeleireiros, indica a escovação do cabelo antes de lavá-lo para retirar o excesso de produtos de finalização. O cabeleireiro Leandro Pires recomenda um xampu antirresíduos para uma limpeza mais profunda e, em seguida, um xampu neutro. Mauricio também ensina um jeito de impedir que os fios se quebrem: “Caso o cabelo esteja muito desfiado, antes de lavá-lo é indicado umedecê-lo e passar creme nele, para desembaraçá-lo das pontas à raiz.”

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se