Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 53

ImprimirEm alta

Avalie: 12345

coques (1)Os coques no topo da cabeça apareceram nas passarelas, tornaram-se moda na Europa e chegaram ao Brasil com uma proposta que vai do despojado ao clássico

texto: Rebeca Alcoba | foto: divulgação Agência Fotosite

A tendência aponta para os anos 1990, quando o coque banana reinou absoluto entre os penteados. Mas, em 2011, ele ganhou outro apelo, principalmente no universo geek. Agora, o coque no topo da cabeça é o hit da estação, acompanhado por modelagens com cintura marcada, bolsas a tiracolo e óculos com armações de acetato. O estilista Marc Jacobs traduziu as referências com perfeição na Cruise Collection 2012, da grife Marc by Marc Jacobs.

Segundo Marcia Maria, presidente da Haute Coiffure Française no Brasil, o penteado que deu o que falar no início de 2011, em Paris, transforma a imagem das mulheres introspectivas em fortes e maduras. “Os looks com volume na parte superior da cabeça dão a impressão de força e poder”, enfatiza. O hairstylist Robin Garcia aponta essa tendência como a nova androginia, com leituras que vão do sexy ao minimalista.

coques (2)E quem pode usar? Marcia afirma que esse tipo de coque combina com rostos ovais e hexagonais, mas deve ser evitado por mulheres de rosto fino e alongado. “Para não intensificar o formato”.

Quanto à finalização seca, messy ou molhada, é preciso considerar a ocasião e o estilo da cliente. Robin explica que o efeito molhado com gel é sexy e divertido. Já a versão seca com spray é mais tradicional, sendo usual até em casamentos. Por fim, os modernos pedem pomadas e acabamento desestruturado.

Acessórios e outros recursos são bem-vindos nessa moda. “É possível combinar os coques com franjas, fios soltos, presilhas ou lenços”, orienta o hairtyslist. Por mais que a tendência esteja em alta, os profissionais alertam que o uso do penteado deve ser moderado, para evitar qualquer comprometimento na saúde dos fios. Cabelos constantemente presos podem ficar marcados e quebradiços, principalmente se estiverem úmidos, o que acarreta a proliferação de fungos.

Galeria de fotos:

  • Fernanda Yamamoto | SPFW primavera-verão 2012
  • Cruise Collection 2012, da grife Marc by Marc Jacobs

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se