Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 50

ImprimirEm busca do rosto perfeito

Avalie: 12345

rosto_perfeitoHábitos saudáveis e truques de make-up ajudam a manter uma pele saudável e bonita com o passar dos anos

texto: Renata Vieira | fotos: divulgação

Cada vez mais cedo, homens e mulheres lotam os consultórios dermatológicos em busca de soluções para frear a ação do tempo sobre a aparência da pele. Em um país tropical como o Brasil, os primeiros sinais de envelhecimento começam por volta dos 30 anos, com linhas finas ao redor dos olhos, os conhecidos pés de galinha. Tudo por causa da maior exposição aos raios ultravioleta, causadores de manchas e envelhecimento precoce.

Daniela Landim, dermatologista especializada em estética, afirma que o sol é o maior vilão do envelhecimento. Cigarro, álcool e alimentação gordurosa também não ficam atrás. “A atitude básica para adiar o envelhecimento da pele é evitar exposições prolongadas aos raios solares, usar filtro solar, tomar muita água e alimentar-se bem”, lembra.

A boa e velha hidratação continua sendo o melhor caminho para evitar o ressecamento, que deixa a pele frágil e origina coceiras e manchas. Por isso, não podem faltar banhos rápidos com água em temperatura ambiente, bastante hidratante após o banho e a ingestão de oito copos de água por dia.

Mas a tecnologia também dá um empurrãozinho para fazer o relógio biológico ter batidas mais lentas. Com um vasto arsenal terapêutico, há tratamentos para todas as idades e bolsos. Para a pele jovem, recomenda-se o uso de filtro solar, antioxidantes com vitamina C e produtos específicos para a área dos olhos, que contém biomoléculas que auxiliam a pele a restabelecer seu equilíbrio natural. Na pele madura, o tratamento é intenso. Além de cápsulas antienvelhecimento, ácidos garantem renovação celular mais rápida e clareamento homogêneo.

Além disso, existem recursos de altíssima tecnologia, como produtos tópicos, tecnologia a laser, peelings específicos para cada plano de ação e preenchimentos absorvíveis como ácido hialurônico, hidroxiaapatita de cálcio ou toxina botulínica. Já um tratamento mais intenso é o laser de CO2 fracionado. “Associada a essas prescrições, usamos o laser como instrumento fundamental para um acabamento impecável da pele”, revela a dermatologista. Ele atua em várias camadas da pele, sendo seletivo de acordo com o que o médico quer fazer durante o procedimento.

O tratamento conhecido como 3-D é muito completo, e em uma sessão pode atuar na flacidez, na produção de colágeno e no fechamento dos poros e retirada de vasinhos. O momento certo de iniciar o procedimento varia de acordo com cada caso.

Truques de make-up
Uma boa maquiagem é capaz de realizar milagres a diversos tipos de rosto e retirar alguns anos em instantes. Will Lima, maquiador da B Side Make up, dá as dicas:

O que é fundamental na maquiagem para peles maduras?
Nunca abrir mão do hidratante. Assim, após a aplicação da base, a pele vai apresentar um aspecto macio e luminoso, que contribui para a minimização das rugas e linhas de expressão.

Quais são os melhores produtos?
Os cosméticos que forem muito consistentes tendem a vincar, pois sua cobertura é mais densa. Por isso, a dica é optar por produtos líquidos e leves, que não evidenciam as marcas da pele. Aqueles com difusores ópticos refletem a luz, disfarçando ainda mais as imperfeições.

Que tipos de tonalidades são mais indicadas para sombras, batons e blushes?
Nos olhos, utilize sombras escuras (tons terrosos ou grafite), e fuja das cintilantes, que marcam as rugas. Nos lábios, cores fechadas (marrons, vermelhos, vinho e rosa), desde que não sejam cintilantes, são uma ótima pedida, pois devolvem a definição. O blush deve ser pêssego, que remete o rubor natural, ou alaranjado, que permite fazer contorno e afinar o rosto.

Quais são os truques que escondem as marcas de expressão e rugas?
Depois do hidratante, conte com a tecnologia das maquiagens anti-idade. Hoje, há produtos que contêm silicone para proporcionar uma textura leve e fina sem abrir mão da cobertura.

Oriente suas clientes para que participem das campanhas contra o câncer de pele e façam acompanhamento médico anual, para cuidar não apenas da estética, mas também da saúde da pele como um todo.

Confira também:

Dicas sobre base inteligente

Galeria de fotos:

  • Rosto Perfeito

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se