Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 15

ImprimirEmpreendimento de sucesso

Avalie: 12345

Abrir um salão de beleza não é tarefa fácil. É preciso estudar e saber realizar com precisão todos os passos necessários não só para abertura, mas para garantir o êxito do empreendimento.

O aumento do número de salões e o perfil do cliente moderno estão mudando cada vez mais o rumo deste empreendimento. Por isso, é preciso se sustentar em pilares onde o salão moderno e de conceito terá a garantia de retorno do investimento. Como não há tempo para o amadorismo é preciso partir de ações. Aqui, um roteiro para que você efetive de fato estas ações.

1 - Em primeiro lugar deve ser definido se você vai abrir o salão sozinho ou com um sócio investidor. Quando você abre sozinho, o capital e a estrutura são menores, mas o retorno é certo. Afinal, você é a âncora de seu próprio negócio. Já com o investidor o negócio atinge outra proporção. É maior, tem mais planejamento financeiro, no entanto, o risco é maior e o lucro menor, uma vez que, o investidor não trabalha e neste caso você vai precisar contratar funcionários. Como as duas ações são possíveis faça sua opção.

2 - Outro passo importante é o estudo do tamanho que você deseja abrir seu negócio. De acordo com a metragem do salão, será possível estabelecer os móveis e o número de funcionários. Depois de feita esta análise define-se decoração, espaço e equipe. Sem esquecer das outras áreas do espaço. Por exemplo, um salão de 150m² funciona com oito a 10 cabeleireiros, mais manicures, assistentes, recepcionista, gerente, enfim toda a equipe.

3 - Depois é a vez de formatar o conceito do salão, para em cima deste conceito formar a equipe. Sem dúvida, este é um diferencial de grande importância, porque a equipe deve ser preparada para atuar de acordo com a concepção do salão. Assim, não será mais preciso se preocupar com os novos profissionais que entrarem, pois a equipe transmitirá, automaticamente, os conceitos do espaço.

4 - Próximo passo: Planejamento Financeiro, que inclui um fundo de reserva para, no mínimo, seis meses. E ao abrir seu salão, esqueça de gastar dinheiro com seu negócio. Nada de trocar móveis e pequenas reformas, assim você evita gastar o dinheiro do fundo de reserva e o que é mais importante, deixa de gastar para faturar.

5 - Planejamento efetuado entra a captação de clientes. É preciso seduzir os clientes e para isso é necessária a identificação da clientela. É importante pesquisar quais clientes irá atender, para estabelecer preços e serviços. Durante a captação você vai analisar toda a área onde está instalado seu salão. A captação irá trabalhar com empresas, bancos, lojas etc., para que de uma maneira ou de outra você traga clientes para seu espaço, cuja estrutura terá que ser suficiente para atender toda a clientela. Não esqueça que os brindes atraem clientes, então presenteie com algo que estimule o cliente a buscar o prêmio, que pode ser uma coloração, corte ou massagem, enfim um mimo que motive o cliente a ir ao seu salão.

6 - A conquista não é fácil, mas depois de efetivada é a hora de fidelizar o cliente. A fidelização é fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Saiba que o cliente está cada vez mais exigente, informado. Então o mais importante é seduzir e mantê-lo fiel ao seu salão.

7 - Definir as linhas de produtos que você vai trabalhar, tanto profissional como para consumo da cliente. Caso necessite de uma consultoria, procure um profissional de confiança. Ele não só vai te ajudar na escolha dos produtos, como em todos os outros detalhes para abertura de seu negócio.

8 - Mantenha encontros constantes com sua equipe, fora do ambiente de trabalho, em um restaurante, pizzaria, ou em qualquer outro local. O importante é manter o relacionamento com a equipe dentro e fora do salão. Sempre com respeito e amizade.

Enfim, como qualquer outro empreendimento, um salão requer procedimentos indispensáveis ao seu bom funcionamento, para que seja uma fonte de lucro e de satisfação. O salão é um coração e precisa ser muito bem cuidado.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se