Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 44

ImprimirEncolha e apareça!

Avalie: 12345

franjas (1)Sucesso nas passarelas, as franjas curtíssimas ganharam as ruas

texto: Eder Garrido | fotos: divulgação

As mulheres amam franjas. Então, o que resta aos cabeleireiros que lançam tendências?
Render-se a elas e torná-las ainda mais interessantes. O trabalho tem gerado frutos, e a novidade é a franja curtíssima, uma alternativa fashion aos modelos laterais, desfiados, assimétricos ou retos.
“No verão 2011, a tendência caiu no gosto das mulheres porque revoluciona o visual sem mudar o comprimento dos cabelos”, diz a cabeleireira Lucy Cossenzo.

Sucesso em editoriais, passarelas e entre as celebridades – Christina Aguilera e Madonna desfilaram com o estilo –, as franjas curtas ainda são vistas como conceituais, mas ajustes para o dia a dia já estão sendo feitos. “A adaptação mais comum é fazê-la assimétrica, mas o profissional deve cortar a franja de acordo com o formato do rosto, o desenho da testa e a personalidade da cliente”, afirma Eliabe Moreira, diretor-artístico da Alfaparf.

Mulheres com rosto delicado, nariz pequeno e queixo curto – como a atriz Lidia Brondi, intérprete da personagem Solange na novela Vale Tudo – são as que mais combinam com as franjinhas. Quem tem rosto oval ou quer disfarçar a testa grande também se beneficia da moda, que, assim como todas, não é unânime nem se encaixa em qualquer perfil. Quem tem redemoinhos próximos à franja, por exemplo, deve optar por outra proposta para disfarçar o problema.

E, como basta um look se tornar popular para ganhar novos contornos, as colorações foram agregadas às franjas, seja por meio de luzes, seja com tons diferentes dos usados no cabelo. “Vivemos um momento maravilhoso na moda. Ela tem sido progressivamente democrática e permite certas ousadias”, afirma o cabeleireiro Paulo Sérgio Machado. Já Lucy é mais conservadora e prefere tons escuros para fios longos, mas lembra que mulheres de madeixas curtas podem investir em alguns pontos claros na frente.

Ton Reis, hairstylist que recentemente abriu seu salão no Rio de Janeiro, usa a tendência com restrições: “A cor deve ser pensada como um todo. Se o cabelo vai ter nuances, a franja deve acompanhá-lo. Mas colocar um tom diferente do restante dos fios é cafona”. Apesar da polêmica, a “brincadeira” com cores não caiu nas graças das mulheres e se restringe às produções artísticas.

Ainda. Dependendo de Nilson Almeida, a ideia vai avançar. Em suas coleções, ele utiliza diferenciais nas franjas que fazem sucesso. “Ter personalidade forte é um pré-requisito para aderir às franjas curtas. O corte é marcante e o impacto visual é imenso”, enfatiza.

franjas (2)Como fazer?
Cortar a franja curta não tem muito segredo. Os profissionais recomendam levantar o cabelo, medir pelo menos quatro dedos para cima e cortá-lo ainda no alto. Parece simples, mas, quando as mulheres se arriscam a fazer isso por conta própria, o resultado é uma torrente de lágrimas. Ton Reis explica que, nesses casos, a franja fica mais curta do que deveria e aí não tem jeito: é preciso esperar crescer de novo. “Por causa do diâmetro da franja e da posição da mão, só um profissional de frente para a cliente pode fazer o serviço corretamente”, lembra Lucy. Há quem prefira modelá-la com navalha, técnica ótima para suavizar o caimento e deixá-la irregular. A tesoura de desfiar também cumpre bem essa missão.

Para ter um efeito legal, os fios cortados devem apresentar bastante volume. Volume, sim, cacheado, não. Como as franjas normais, as de comprimento reduzido também não harmonizam facilmente com cabelos cacheados. Por isso, relaxar as madeixas é uma maneira de adotar o visual.

Quando o assunto é manutenção, a regra do retorno ao cabeleireiro a cada 15 dias continua valendo. Por ser bem evidente, qualquer alteração de tamanho da franja é facilmente notada. Até lá, basta usar e abusar do estilo, incrementando-a com fivelinhas, pomadas texturizantes e prancha para ajeitá-la para o lado, look tão popularizado por Victoria Beckham.

Confira também:

Dicas de mechas californianas

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se