Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 29

ImprimirEncontro multicultural

Avalie: 12345

Show Fashion Diamonds - Klaus Peter OchsO 20º Congresso da Intercoiffure Mondial, que teve o Rio de Janeiro como sede, reuniu 800 pessoas para trocar experiências sobre moda e beleza 

Fotos: Virna Santolia
Texto: Liana Pires

A troca de informações por meio da estilização de cabelos. O 20º Congresso da Intercoiffure Mondial, realizado no Rio de Janeiro de 18 a 20 de maio, pôde ser considerado uma verdadeira experiência cultural. Na primeira atividade do evento, que abrangeu o encontro geral e a cerimônia de premiações, puderam ser vistos membros da instituição vindos de diversos países. Para aumentar o requinte da atmosfera, todos trajavam black-tie e falavam o idioma de seus países, enquanto o ambiente se enchia com música clássica tocada por uma orquestra.

Depois de acalmar o burburinho promovido pelos cerca de 800 membros que prestigiaram o Congresso, o presidente mundial da instituição, Klaus Peter Ochs, abriu a cerimônia. “É um orgulho estar na cidade que tem a paisagem mais bela do mundo”, disse. Em seguida, foi a vez de Francisco e Waleska Santos, presidentes do Congresso do Rio de Janeiro. Os dois ressaltaram que o planejamento do encontro durou cinco anos e que sua realização foi um sonho que se tornou realidade. A última edição ocorreu em Tóquio, em 2004. 

Repleto de homenagens, o primeiro dia começou relembrando dois grandes líderes da Intercoiffure que também são referências no mercado de beleza: Richard Metairon, falecido em 3 de outubro de 2006, e Alexandre de Paris, em 12 de janeiro de 2008. 

Nascido em Paris, Richard Metairon foi uma das pessoas que trabalharam para que o Brasil fosse sede do evento, além de ser proprietário da rede de salões Beka International. Quem recebeu a homenagem foi sua filha, Sabrina Metairon. “Esse congresso será o melhor que já existiu. Obrigada por realizar o sonho do meu pai”, disse. 

Já Alexandre de Paris foi presidente da Intercoiffure Mondial de 1978 a 1984. Excêntrico e carismático, este francês teve como conquistas atender as damas da família Kennedy e idealizar penteados para filmes famosos, como “Amadeus” e “Cleópatra”. Sua homenagem foi feita pelo canadense Michael Kluthe. “Grandes homens não morrem. Tive a chance de conviver com Alexandre por dez anos e ele me mostrou valores profundos. Agora, retransmito à equipe e aos colaboradores a emoção, o jeito de fazer e a simplicidade. Ele doou toda sua vida à coiffure”. 

Intercoiffure Juniores 
Apresentação Intercoiffure Juniores - Pão de AçúcarDurante o Congresso, ficou evidente a importância que a Intercoiffure dá aos novos talentos da instituição. Além de um espaço na cerimônia de abertura para falar sobre a Fundação Guillaume – responsável pelo treinamento desse público – os novos hairstylists puderam mostrar sua arte em um show apresentado no Pão de Açúcar. “Nosso objetivo é formar as próximas gerações de estrelas da coiffure. Somos o futuro da indústria da beleza, e nossos membros são liderados pelo coração e pelo talento”, disse Manfred Hohmann, diretor da Fundação Guillaume. 

Festas tipicamente brasileiras 
Festa 'Encontro das Águas'O Congresso da Intercoiffure foi marcado por três festas temáticas, que se inspiraram na cenografia, na música e na gastronomia das principais etnias formadoras do povo brasileiro: indígena, africana e européia. 

A noite de abertura, 18 de maio, recebeu o nome de “Encontro das Águas” e foi dedicada à temática indígena. Assinada por Cristina Franco, jornalista e pesquisadora da Arte Indígena Brasileira, a noite retratou o encontro dos rios Solimões e Negro, a piracema e o Boi de Parintis. No espaço Amazonas, três comunidades indígenas expuseram seus trabalhos e os convidados puderam relaxar em redes de fibras, feitas pelas tribos Ticuna. 

A segunda noite temática aconteceu no Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos mais visitados no Rio de Janeiro. Os convidados foram recebidos por baianas afrodescendentes, se deliciaram com guloseimas de origem africana e assistiram a uma apresentação do capoeirista Mestre Poeira e a um show da escola de samba Unidos de Padre Miguel. O encerramento foi promovido pela equipe da Intercoiffure Juniores, que exibiu cores e penteados para 2009. 

O último dia do evento foi caracterizado por uma festa black-tie que transportou os convidados à atmosfera européia. O menu, assinado por Jair Lima, contou com pratos tipicamente brasileiros, acompanhados por uma decoração de flores tropicais e folhagens. A cantora baiana Margareth Menezes fez um show especialmente para os participantes. 

Shows de beleza 
Dois dias do Congresso foram destinados aos shows das equipes dos países-membros da Intercoiffure. A jornalista Glória Marian comandou as apresentações. No primeiro dia, os denominados “Prestige Shows of the World” foram feitos pelo Intercoiffure Mondial Team e pelas equipes da Região Nórdica, da Alemanha, do Chile, da Áustria, do Japão, da Bulgária, do Brasil e da Rússia. No dia seguinte, foi a vez dos “Gala Shows”, executados pelas equipes do Japão, da Itália, do Brasil e pelo presidente da instituição, Klaus Peter Ochs. 

Durante as apresentações, o público presenciou a criatividade artística dos times. Puderam ser vistas tranças e cabelos totalmente presos, na apresentação da Intercoiffure Dinamarca, adereços étnicos, no show da Intercoiffure Chile, e até mulheres com vestidos que simulavam bolsas, no trabalho da Intercoiffure Áustria. 

Extremamente aplaudida, a equipe brasileira se apresentou nos dois dias. No primeiro, sob o tema “Brazilian Emotions”, modelos com figurinos assinados por Lino Villaventura subiam ao palco exibindo roupas feitas de patchwork e estampas coloridas. Maquiagem artísticas, que faziam as vezes de pele de animais, eram acompanhadas por acessórios que primavam por penas coloridas e pelo artesanato nacional. Os cabelos exibiram franjas e fios lisos e eriçados, revelando a democracia do mundo fashion. 

Na segunda apresentação, “Exotic Show”, foi montada uma tenda no palco e as modelos foram tratadas como verdadeiras rainhas, sendo reverenciadas pelos bailarinos. Penteados muito elaborados e com cores quentes, como laranja e marrom, mostraram o exótico das faces indiana, africana e oriental. 

A próxima edição do Congresso da Intercoiffure será em Roma, Itália, em 2012. 

PRÊMIOS

Criadores de moda (Créateurs de mode) Manno Escobar (diretor artístico do ICD Brasil)
Mari Nicário (Coordenadora dos juniores do ICD Brasil)
Maurício Pina (Diretor de moda do ICD América do Sul)
Joakim Roos (Vice-presidente artístico da Suécia)

Personalidades do ano
Membros de 13 países receberam o título de “Personalidade do Ano”, dentre eles Janine Goossens. 

Life Achievement Michael Kluthe (Canadá) – Foi vice-presidente da Intercoiffure Mondial e participou da Fundação Guillaume por 25 anos.

Membros VIP
Waleska & Francisco Santos – Presidente e vice-presidente do 20º Congresso da Intercoiffure.

Grand Cross Gunjild Foss (Presidente da Intercoiffure da Região Nórdica)

Chevalerie Award Os brasileiros contemplados foram:
Paulo Cordeiro (Membro honorário do ICD desde 2005)
Mauricio Pina (Membro do ICD desde 2001)
Osvaldo Alcântara (membro honorário do ICD desde 2002)
Hirofumi Ijesaki (proprietário do grupo Ikesaki)
Jacques Goossens (presidente do ICD Brasil e ICD América do Sul)

Section of the year
Prêmio dado ao país-membro que mais se destacou em determinado período. Em 2007 o título ficou com a Austrália, e, em 2008, com a Noruega.

“Esse prêmio é um reconhecimento do sacrifício pessoal que meu pai fez em prol do trabalho. Ele acredita em educação e na prestação de serviços. Em nome do centenário da imigração japonesa, quero saudar os profissionais e os comerciantes que contribuem para o crescimento do nosso mercado.”
Ricardo Ikesaki 

“Estar na Intercoiffure é sinônimo de trocar informações e estar junto do que acontece de mais fashion no mundo. O Congresso é uma grande oportunidade de aprender sobre moda, beleza e comportamento.”
Ivaldo Lima, proprietário do Stylo Hair (PR) 

“Participar do Congresso é uma realização profissional, estou orgulhoso.”
Werner Cabral, proprietário da rede de salões Werner´s Coiffure (RJ) 

“Estou no ramo da beleza há 49 anos e receber o prêmio de Chevalier foi a maior emoção da minha vida. Era um sonho que eu não tinha coragem de sonhar. Pertencer à Intercoiffure é arte pura e conhecimento levado ao extremo. Este é o ponto sublime da minha carreira.”
Osvaldo Alcântara

Galeria de fotos:

  • Klaus Peter Ochs, Francisco e Waleska Santos
  • Jacques e Janine Goossens, presidentes da Intercoiffure Brasil
  • Jacques Goossens e Sabrina Metairon
  • Ricardo Ikesaki recebe prêmio de Chevalier para seu pai, Hirofumi Ikesaki
  • Osvaldo Alcântara recebe o prêmio de Cavaleiro da Intercoiffure (Chevalier Award)
  • O hairstylist Ivaldo Lima pretigiou o Congresso
  • O cabeleireiro Rudy Werner prestigia o evento
  • A jornalista Glória Maria apresenta os eventos do Congresso
  • Festa
  • Festa
  • Festa
  • Show Retro Vintage – Alemanha
  • Show Snow on your tongue - Região Nórdica
  • Show The most beautiful hair in the world - Intercoiffure Mondial
  • Show Arauco - Chile
  • Show Brazilian Emotions - Brasil
  • Show Handbags - Áustria
  • Show Stardust - Bulgária
  • Show Tokyo Style - Japão
  • Show Russia in my heart - Rússia
  • Apresentação Intercoiffure Juniores - Pão de Açúcar
  • Apresentação das baianas - Pão de Açúcar
  • Show As times comes by - Itália
  • Show Elegance - Japão
  • Exotic Show - Brasil
  • Show Fashion Diamonds - Klaus Peter Ochs

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se