Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 49

ImprimirEnergia contagiante

Avalie: 12345

trajetoria_de_sucesso (4)Diane Goossens desperta tal sensação em quem se aproxima dela. Será esse o segredo de lidar com cerca de dois mil profissionais na rede Jacques Janine?

Por Rebeca Alcoba | Fotos: Moisés Moraes

Conhecer Diane Goossens pessoalmente é ficar automaticamente impactado pelo dinamismo e a alegria com os quais ela conduz seu trabalho na rede de salões Jacques Janine. Filha do casal mais célebre do segmento de beleza brasileiro, diferentemente da mãe, Janine, Diane não se ocupa diretamente de cabelos. Sua atividade envolve o profissional como um todo. “Acredito que o cliente só fica totalmente satisfeito quando é atendido por alguém apaixonado por seu trabalho, portanto qualificado e à altura de suas expectativas”. Por isso, ela decidiu se aprofundar nesse tema, com o objetivo de cuidar dos colaboradores e repassar-lhes os fundamentos básicos de estudo.

trajetoria_de_sucesso (1)Atualmente há 62 salões levando a marca Jacques Janine por seis Estados do Brasil e uma academia, localizada em São Paulo, onde Diane desempenha suas funções de diretora. “A Académie existe para possibilitar aos nossos profissionais um alto nível de conhecimento técnico e também de formação e organização pessoal”. Por lá passam pessoas de todo o país, que, além de serem capacitadas, exercem trabalhos de caráter social. Em projetos como o Desafio Mais Estilo, o Preciosa e outros, a organização sempre procura dedicar um dia para realizar atendimentos em comunidades carentes.

“Beleza e vida andam juntas, ter uma boa autoestima é importante no dia a dia de todos, independentemente da classe social”, justifica. Em sua opinião, a educação é essencial, o que explica o fato de ela querer abranger cada vez mais profissionais com os cursos ministrados na Académie Jacques Janine, sem medo de lidar com as mais diferentes personalidades. “Se todos fossem iguais, nossa equipe não seria tão especial. Eu procuro somar as diferenças, para que se tornem força de sinergia e união”.

trajetoria_de_sucesso (3)Uma viagem ao autoconhecimento
Desde criança, Diane conviveu no ambiente de salões de beleza; é justamente por isso que não quis seguir a carreira de cabeleireira, preferindo ter os fins de semana livres para dedicar-se à família. Ela lembra que, na infância, era uma luta para conseguir a atenção da mãe nesses dias, porque o trabalho dela se estendia até a noite. Por outro lado, o contato constante com as principais tendências mundiais do segmento colaborou na formação de seu senso estético. “Eu sentia o salão como a minha casa, pois foi onde mais passei os meus dias. A minha referência de beleza sempre veio das revistas de moda internacionais, em que aprendi a direcionar meu olhar e reconhecer o belo”.

Diane graduou-se em Artes Plásticas, é consultora-empresarial e consultora-biográfica. Em meio a esse aprendizado, ela teve contato com a antroposofia, que é a ciência de conhecimento do ser humano. “Por meio dela, aprendemos sobre quem nós somos e como nos relacionar com os outros”, esclarece. Passar pelo procedimento conhecido como “biografia”, uma das aplicabilidades dessa ciência, foi um grande momento em sua vida. “Quase no fim do processo, fui questionada sobre qual seria meu papel dentro da empresa de minha família. Desse modo, compreendi a minha missão de cuidar das pessoas”, conta.

trajetoria_de_sucesso (2)Outro episódio que lhe rendeu boas experiências foram os anos em que morou no Estado de Mato Grosso. Se os paradigmas internacionais foram assimilados na infância, esse período serviu para aprofundar-se nas raízes brasileiras. “Lá eu compreendi qual é realmente a cara do Brasil. Convivi com pessoas simples, mas de uma sabedoria imensa. Ampliei a minha visão de mundo, pois me deparei com o extremo da vida que levava na capital paulista”, revela.

Após retornar a São Paulo, em meados dos anos 1990, ela decidiu abraçar definitivamente o trabalho com a família. Aliás, quando questionada sobre a influência que o reconhecimento da marca Jacques Janine no segmento de beleza exerce sobre ela, Diane é enfática: “Meus pais não são um modelo a ser superado, mas sim a ser seguido”. Foram eles que lhe transmitiram este princípio fundamental: todo trabalho deve ser executado com amor e dedicação.

Galeria de fotos:

  • Diane Goossens
  • Diane Goossens
  • Diane Goossens
  • Diane Goossens

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se