Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 37

ImprimirEntenda seus cabelos

Avalie: 12345

Para que servem os cabelos? Por quais mudanças os fios passam ao longo dos anos? Tire suas dúvidas e aprenda a tratar corretamente a sua cabeleira

texto: Juliane Pereira | fotos: Andrew O'Toole e divulgação | ilustração: Renato Lebeau

foto (3)Muitos clientes podem acreditar que fazer uma bela hidratação e investir em um corte que combine com a personalidade são artifícios que deixam os cabelos à altura de qualquer produção. Mas caracterizar os fios como meros detalhes é um grande erro. Afinal, eles têm o poder de incrementar ou de acabar com o visual.

Para deixar os fios sempre lindos, é necessário saber o que eles são e para que servem. Entender como são constituídos é o primeiro passo para cuidar bem dos fios e conquistar uma aparência harmônica. “O cabelo é uma haste rígida formada por queratinócitos, que são produzidos por folículos pilosos. Essas células acumulam queratina e melanina e, por isso, fazem o cabelo ter características como dureza, maleabilidade, cor e forma”, explica Ademir Junior, especialista em tricologia. E as madeixas não obedecem somente foto (2)ao critério estético: elas protegem o couro cabeludo do calor, fazem uma barreira contra as radiações UV e impedem traumas e infecções.

Como nascem os cabelos?

As células responsáveis pelo crescimento dos cabelos começam a se formar na gravidez, entre a quinta e 12ª semana de vida da criança. “O embrião já tem esboços de folículos pilosos, que são finos e chamados de lanugos. Eles aparecem inicialmente nas sobrancelhas e depois se estendem para o restante do corpo, incluindo o couro cabeludo”, destaca Flávia Addor, diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se