Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 47

ImprimirEntenda seus cachos

Avalie: 12345

Allure | Andrew Collinge

Aprenda a deixar os caracóis sempre bonitos e incentive suas clientes a assumir os fios naturais

texto: Renata Vieira | fotos: divulgação

Movimento, ousadia, autenticidade. Essas são as características mais lembradas quando se fala em cabelos cacheados. Mas a maioria das mulheres afirma que mantê-los bonitos é uma tarefa árdua. Por falta de orientação sobre os cuidados adequados, muitas submetem os fios a processos de alisamento.
Dados de uma pesquisa divulgada no livro Curl Book, editado pela L’Oréal Professionnel, revelam que 73% das brasileiras possuem cabelos ondulados e cacheados. Nesse universo, 45% delas gostariam de assumir os fios naturais se não fosse por fatores como quebra, ressecamento e volume excessivo.
Essas queixas não são inconsistentes. O couro cabeludo das madeixas encaracoladas produz menos oleosidade, e a forma espiralada dos fios dificulta a hidratação das pontas, deixando-as ressecadas e sem vida. Mas esse problema pode ser revertido sem a abolição das ondas.
Usar produtos específicos e investir na hidratação são armas poderosas, aliadas a cortes repicados feitos a seco e com a navalha. “Cortar o cabelo a seco ajuda a definir os cachos. Depois, é só lavar e secar”, diz Andreia Costa, cabeleireira do Tamba Salão Boutique. Aqui, a dica é apostar em estilos geométricos com irregularidades e evitar linhas retas, que achatam em cima e fazem volume nas laterais. Vale lembrar às clientes da importância da visita regular ao salão, para evitar as pontas duplas dos cabelos e o aparecimento do frizz.

Cuidados essenciais
Para conquistar cachos lindos, a primeira atitude a ser mudada é a maneira de lavar o cabelo. “Fios cacheados quase não têm oleosidade, e o excesso de xampu resseca-os mais ainda. Por isso, o cabelo deve ser lavado a cada dois dias”, lembra Andreia. Assim como em todos os tipos de madeixas, é importante manter a temperatura da água entre fria e morna, pois calor demasiado retira a umidade dos fios.
Também é fundamental manter o couro cabeludo livre de impurezas e oleosidade. Para isso, é preciso massageá-lo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor, e aplicar o condicionador somente no comprimento e nas pontas, evitando-se a raiz. “Saia do banho
ou lavatório com os fios úmidos, aplique o creme de pentear e retire o excesso com a toalha”, ensina Andreia. Para secar, basta amassar os cachos com
a toalha, na direção de baixo para cima. Deve-se evitar esfregá-los e torcê-los, respeitando a forma natural dos cachos.
Além disso, deve-se evitar pentear os cabelos a seco, para que a estrutura do cacho se mantenha intacta por mais tempo. Para desembaraçar, recomenda-se usar pente de dentes largos em vez de escova. E sabe aquela mania de ficar passando a mão nos fios? Está definitivamente abolida. Além de desmanchar o cacheado, esse hábito transfere a oleosidade natural das mãos para as madeixas, deixando-as sem vida.
Se a ideia é manter os fios cacheados, é necessário moldá-los usando ativador de cachos sem álcool. Primeiro, coloque o produto na palma das mãos e esfregue-as. Depois, incline a cabeça para o lado, passando o cosmético na direção das pontas ao couro cabeludo.
Para a definição perfeita, a dica de Jill Leitz, hairstylist da Redken, é envolver as mechas no dedo e secá-las. “Você também pode prendê-las enquanto seca para criar diferentes texturas”, comenta. Para diminuir o frizz, a dica é utilizar o difusor de baixo para cima e não tocar o cabelo. Além disso, é preferível usar o ar frio do aparelho.

Quais são os tipos?
Nem todos os cachos são iguais. Mas todos apresentam algo em comum: embora o volume os faça parecerem grossos, eles são mais finos e frágeis do que os cabelos lisos. Conheça a classificação dos diferentes tipos de fios:

Tipos de cachos

Confira também:

Escova Térmica - Alisamento térmico é alternativa mais segura à escova progressiva

Galeria de fotos:

  • Allure | Andrew Collinge
  • Tipos de cachos

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se