Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 29

ImprimirEntre tesouras e cabelos

Avalie: 12345

Fabrizio Raimondo durante apresentaçãoSaiba mais sobre a carreira e as preferências do hairstylist argentino Fabrizio Raimondo, que já passou pelas mais consagradas escolas de cabeleireiros do mundo

texto: Márcia Britto
fotos: César Rodrigues, Daniel Miura, Moisés Moraes e arquivo pessoal


O cabeleireiro Fabrizio Raimondo passou mais da metade de seus 38 anos de vida entre cortes, tinturas e penteados. Está há 20 na profissão, fora o tempo que observou a família, que também é do ramo, em atuação. Atualmente, ele divide seu tempo entre apresentações em eventos internacionais, a administração de um salão próprio em Rosário, na Argentina, e a direção do Instituto para la Capacitación Estética (ICES), onde são formados anualmente 800 profissionais de diferentes nacionalidades. 

Fabrizio divide sua história profissional em duas partes: o tempo em que se dedicou a aprender o ofício com a família e o período em que recebeu ensinamentos “de outros mestres”. E não foram poucos: para adquirir experiência, ele passou por Londres, Paris, Barcelona e Milão, estudando com referências mundiais como Toni & Guy, Vidal Sassoon, Aldo Coppola, Jack Fourcade e Llongueras. Também se aperfeiçoou no Centro Técnico da So.Cap Italy, em Nápoles, Itália. 

Atento às novidades do setor, Fabrizio esteve em São Paulo para visitar a Hair Brasil 2008. Durante a feira, falou com exclusividade à Cabeleireiros.com sobre a personalidade das mulheres de diferentes nacionalidades, enumerou os mestres mundiais, deu dicas sobre tendências e comentou sobre sua participação no Creative Color International, evento que acontecerá de 30 de agosto a 2 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. 

Das consagradas escolas mundiais de cabeleireiros, Fabrizio aponta as situadas em Milão e Londres como as melhores do mundo. Paris, sempre lembrada quando o assunto é beleza, não é colocada na lista porque, para ele, é muito semelhante a Milão, e ele prefere as referências italianas. 

Características femininas

O hairstylist conhece vários países e, em todos, foi atrás de conhecimentos sobre cabelos. Para ele, a mulher italiana é fina, suave e romântica; a inglesa é uma mulher de vanguarda com caráter forte; a japonesa demonstra personalidade; as argentinas mais jovens são semelhantes às inglesas; e as brasileiras são verdadeiros desafios para os cabeleireiros, graças à miscigenação. 

Segundo Fabrizio, o Brasil vive o que se pode chamar de uma explosão de loiras. Ele relembra que a Argentina também viveu esse boom, “mas agora as mulheres entendem que, para serem belas, não é necessário mudar a cor dos cabelos”, afirma. O cabeleireiro acredita que em breve essa percepção também irá ocorrer no País. “Um realce é bom, mas uma mudança radical não”, destaca.
Ele prefere trabalhar com as mulheres com menos de 30 anos, pois elas aceitam inovações com mais facilidade. “As que têm mais idade chegam aos salões com um objetivo definido, sendo pouco receptivas a mudanças”, revela. 

E já que o tema são mudanças, Fabrizio destaca que, para o inverno 2008, cabelos assimétricos, falsos retos e franjas são destaques. Quanto às cores, o chocolate com mechas discretas de cobre terá relevância. Para um realce, podem ser feitos reflexos internos de cobre. 

Creative Color International 
Fabrizio já participou seis vezes do Creative Color International e em 2008 também estará presente. “É uma experiência extraordinária, o evento tem participantes importantes e competentes. É uma verdadeira fonte de inspirações, um lugar para ver e interpretar as tendências de cabeleireiros de todo o mundo. Participar é ganhar uma referência internacional”

Confira também:

Mechas californianas

Galeria de fotos:

  • Fabrizio Raimondo durante apresentação
  • Fabrizio Raimondo
  • Fabrizio Raimondo durante apresentação
  • Tendência Fabrizio Raimondo
  • Tendência Fabrizio Raimondo
  • Tendência Fabrizio Raimondo

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se