Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 24

ImprimirEscovas de longa duração

Avalie: 12345

A escolha de um produto de qualidade aliado à técnica profissional garantirá fios lisos e saudáveis sem comprometer a saúde.

Fios lisos e sem volume sempre foram o desejo da maioria das mulheres, mas hoje em dia esta busca parece ser mais intensa, o que considero compreensível, pois este tipo de cabelo normalmente possui texturas mais finas e delicadas que se danificam facilmente.

Para realizar o sonho, o mercado da beleza lançou vários tipos de escovas progressivas com essências de chocolate, morango e leite que caíram no gosto popular. Mas devemos ficar atentos aos produtos com formol, que é proibido pela Vigilância Sanitária por ser extremamente nocivo a saúde dos cabelos, das clientes e dos profissionais.

Mas enganam-se os profissionais que utilizam estes produtos para conseguir um efeito liso imediato, pois o próprio nome diz, o volume diminui progressivamente. Para ficarem lisos, só a escova definitiva ou japonesa, cuja técnica de alisamento é feita à base de produtos químicos como a amônia, por exemplo, onde os fios são aquecidos com piastra.

Para quem deseja um resultado rápido e seguro, existe a substância etalonamina ou monoetalonamina, nome comercial do ácido tioglicólico. Este ativo, utilizado em escovas progressivas, é uma substância química aprovada para uso comercial.

Antes de recomendar qual processo deve ser aplicado em nossa cliente, precisamos realizar o diagnóstico, indispensável para definir o melhor produto, o tempo ideal de ação e evitar o risco de alergias ou hiper-sensibilidade.

Se o processo escolhido for com a etalonamina, os cabelos devem ser lavados com xampu suave para remover delicadamente as impurezas e preparar os fios para o processo seguinte.

Após tirar a água com uma toalha, divida os cabelos em quatro partes, começando pela nuca, mexa por mexa e, após 5 minutos, comece o teste do nozinho (flexibilidade) para verificar se atingiu o alisamento desejado. Em seguida, lave os fios abundantemente até que a água esteja totalmente limpa. Enxugue com delicadeza e faça uma escova totalmente lisa. Passe a piastra, em média, oito vezes, evitando fazer em mechas totalmente despigmentadas. Por fim, divida novamente em quatro partes, começando pela nuca com mechas bem finas, e com o auxílio de um pincel aplique o neutralizante, que pode ter a essência de cacau. Após a aplicação mantenha os cabelos alinhados e evite dobras.

Uma dica é respeitar os redemoinhos levantando os fios com o cabo do pente e deixando-os soltos nestas regiões. Deixe por quinze minutos, enxágüe, escove e passe a piastra novamente. Somente lave e hidrate os cabelos após dois dias sem prender os cabelos nesse período.

O que incomoda as clientes são os fios armados e não o volume, por isso quem tem cabelos crespos pode optar por colorações, tratamentos ou um corte estilizado, para que as madeixas fiquem com aspecto saudável e natural.

Devemos trabalhar com a verdade, pois cabeleireiros e produtos de beleza não fazem milagres. Preocupe-se com a procedência dos produtos, verificando se há registro e químico responsável. Se for uma empresa séria, ela estará conosco sempre e não somente na hora da venda dos produtos. Quando fazemos a escolha certa, o sucesso será nosso maior pagamento.

Confira também:

Escova de verniz

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se