Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 21

ImprimirEspecial Verão: Prevenção

Avalie: 12345

O profissional que investir na orientação para as suas clientes, garantirá confiabilidade e lucro na medida certa.

Neste mês vamos falar de prevenção. Orientar e preparar nossas clientes para o melhor que esta época pode oferecer sem a preocupação com as agressões do sol, do mar e principalmente do vento, que implacavelmente prejudicam os fios.

Para não trabalhar redobrado, é importante seguir uma conduta pré-verão. Inicie o trabalho com uma minuciosa análise do cabelo. O diagnóstico, preciso, fará você identificar os principais pontos a serem trabalhados.

Um dos problemas diz respeito à porosidade. O fio poroso requer muito mais cuidados, pois até a luz de ambientes internos prejudicam, ainda mais, este cabelo. Identifique o grau de porosidade e, em qual parte do fio ele se encontra.

Eu aconselho que no diagnóstico, o profissional fique atento se os fios já passaram por tratamentos com amônia, formol ou hidróxido de sódio. Se preocupe também com as cores. Fios com base de cor castanho claro até louro claríssimo precisam de mais atenção. Cabelos em tons escuros ganham vantagem, pois possuem uma maior proteção contra os raios ultravioletas, a não ser que já tenham passado por algum processo químico.

Uma das formas de prevenir os fios contra agressões é o uso da queratina, que pode ser aplicada em todos os tipos de cabelos. Há produtos de origem animal, vegetal ou humana.

O ideal é você aplicar de quatro a cinco sessões do produto antes que sua cliente se exponha ao sol. Caso não haja tempo hábil, intensifique o tratamento com até duas sessões por semana. Trabalhe tranquilamente com a queratina, além de devolver o brilho e proteger os fios, ela não deixa o visual com um aspecto pesado. Os cremes reconstrutores também proporcionam ótimos resultados.

Outra forma de prevenção é o uso de colorações. Hoje existem produtos que não alteram a cor dos fios, mas garantem proteção. Eu aconselho sempre escurecer um tom antes da exposição ao sol. Mesmo que sua cliente não aceite escurecer os cabelos, oriente que o sol irá clarear este tom e, na volta, ficará mais fácil voltar a cor inicial.

O profissional pode ter um arsenal de produtos e conhecer diversas técnicas, mas se ele não investir alguns minutos orientando sua cliente, o trabalho pode ir por água a baixo. Desenvolva uma lista de cuidados para sua cliente, mas tome cuidado para não estressa-lá com tantas regras, caso contrário, ela acabará ignorando suas valiosas informações.

Explique processos simples, como enxaguar bem os cabelos antes de expô-los ao sol. Os cremes são ácidos e a exposição ao sol irá necessariamente clarear os fios, a não ser que você utilize produtos específicos, como o leave-in.

O uso de produtos com filtro solar requer atenção redobrada, eles protegem as escamas e as pontas dos cabelos, mas não a cor. Alerte também sobre os produtos comercializados com o intuito de proteção solar, pois eles não podem permanecer nos fios.

A vantagem, de seguir esta conduta, é conquistar a confiança de sua cliente, trazendo-a de volta para o seu salão e, provavelmente, outras que serão indicadas por esta. Além de sua clientela aumentar, os retornos financeiros virão naturalmente.

Na próxima edição, o Especial Verão – Tratamento trará informações sobre os principais métodos para recuperar os cabelos das clientes que não seguiram suas preciosas dicas. Não perca!

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se