Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 7

ImprimirEspecial - Organizações Mundiais

Avalie: 12345

Organizações que trabalham em prol do cabeleireiro.

A evolução da profissão cabeleireiro e a competitividade do mercado contribuíram para que diversas organizações fossem criadas, mundialmente, com o objetivo de atualizar e reciclar um número cada vez maior de cabeleireiros. O intercâmbio das organizações com os profissionais colaborou para o fortalecimento e valorização profissional da categoria.

ICD

A ICD – Associação Internacional dos Mestres Cabeleireiros para Senhoras, foi fundada em 1925, na Alemanha, por cabeleireiros suíços, franceses e ingleses. O Brasil aderiu à ICD (Intercoiffure) em 1960, tendo como sede o Rio de Janeiro, onde até hoje mantém seu Museu. A liderança da organização esteve sempre bem representada por grandes profissionais da área da beleza e moda como, Miguel Jambert, Martim Trinchant Cata, Renault Castanheiras, Jean Marc Guglieelmi, Mário Merlino, Jacques Goossens e, atualmente, está sob a presidência do hairstylist Richard Metairon, com sede em São Paulo.

De acordo com Richard Metairon, a ICD é uma entidade de prestígio, sem fins lucrativos, presente em 42 países e reconhecida pela Unesco, que reúne mais de 2.700 salões de beleza no mundo, congregando mestres cabeleireiros que valorizam a profissão e a dignificam. Para manter os profissionais sempre atualizados com o mundo hair fashion a equipe internacional da ICD trabalha intensamente com os maiores estilistas nos grandes centros de moda. Duas vezes por ano são criadas as coleções de cortes e penteados exclusivos para primavera/verão e outono/inverno. Um arquivo de fotos é enviado de Paris a cada membro da ICD no mundo. Além disso, a organização tem sua própria revista que também é distribuída aos associados. Ações de marketing e comunicação reforçam a identidade corporativa da ICD e são prioritárias no seu desenvolvimento.

Conta, também, com uma programação de eventos mundial, onde cada país tem seu roteiro de atividades e eventos. Vale ressaltar que, no Brasil, a organização patrocina e apóia a Hair Brasil – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética.

HCF

A HCF – Haute Coiffure Française, também integra o corpo das organizações mundiais de cabeleireiros que visam criar um grupo de trabalho que traga conhecimento prático para ser aplicado no dia-a-dia do trabalho no salão. Sua equipe de criação é composta por 20 profissionais internacionais, que criam um look total dentro das mais atuais tendências de moda.

No Brasil, o presidente da HCF é o hairstylist João Mata, que conta que a organização nasceu há 60 anos, na França, com o objetivo de estabelecer normas, padrões e condutas que valorizassem o exercício da profissão. Acrescenta que, para integrar a organização, é necessário assumir um compromisso de honra e respeito em todas as circunstâncias e deveres profissionais.

As criações de alta moda e desfiles internacionais contam com o trabalho dos mestres da HCF para lançar as tendências que são repassadas para os profissionais. Para manter os associados constantemente atualizados, João Mata os reúne, semanalmente, para difundir as técnicas atualizadas de corte, forma e cor.

Além disso, os sócios da HCF têm direito ao material de divulgação para seu trabalho e dossiês com fotos das coleções francesas da moda hair, vídeos e apostilas com técnicas de corte e coloração. Tudo para reforçar a identidade e a responsabilidade técnica da HCF.

OMC

A OMC – Organização Mundial de Cabeleireiros, compartilha do mesmo objetivo de todas as instituições: melhorar a profissão cabeleireiro nos campos da criatividade, técnica e instrução. Foi em 1946, na França, Bélgica, Luxemburgo, Grã-Bretanha e Suíça, que nasceu a OMC, com a finalidade de reunir cabeleireiros em um nível internacional.

O presidente para as zonas das Américas, composta dos seguintes membros: Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, Porto Rico, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Chile é Carmelo Gugliotti, juiz em quase todas as Copas Mundiais da OMC e competições nacionais e internacionais.

Segundo ele, aproximadamente, 68 países afiliados nos cinco Continentes integram a organização que, para atualizar e reciclar os cabeleireiros promove, mundialmente, competições, cursos de instrução e apresenta as tendências da moda nos setores de cabelo, unhas e maquiagem.

BSG

A BSG – Beauty Solutions Group, presidida por Silvio Mascarenhas, que há mais de 30 anos integra o segmento da beleza, por sentir a necessidade do profissional cabeleireiro de se atualizar cada vez mais, criou mais uma alternativa para seu aprimoramento e intercâmbio. Para tanto, o grupo oferece cinco canais de informação e conhecimento, para mantê-los integrados a um mercado que está sempre incorporando novas tecnologias.

A BSG é a única instituição privada que, para abranger todas as necessidades dos coiffures no Brasil, oferece cinco canais de informação e conhecimento para mantê-los atualizados e integrados a um setor que favorece também intercâmbios e projeção em nível internacional. Desta forma, o profissional cabeleireiro não precisa ir à Europa para se atualizar; basta entrar em contato com a BSG que terá à disposição: a BSG – Academy (BSG/De La Lastra Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional e o circuito itinerante BSG – Academy Express); o evento e a feira Creative Color (Hair Trend & Tecniques e Hair Show); a revista cabeleireiros.com; o portal cabeleireiros.com; e um programa de televisão, BSG TV.

Tudo isto é o resultado do trabalho e experiência de Silvio Mascarenhas e sua equipe, que fundou a BSG com o objetivo de atualizar os profissionais com as tendências e evolução da moda hair. O investimento nos profissionais foi o responsável pela criação do maior evento em conteúdo técnico, para cabeleireiros, da América Latina, o Creative Color Hair Trend & Techniques, que reúne técnica, talento, criatividade, shows, e também os lançamentos de tendências brasileiras, francesas e italianas. Além disso, o grande diferencial deste evento é sua estrutura onde, primeiramente, o profissional assiste às apresentações de conceituados hairstylists e, no dia seguinte, participa da realização do passo-a-passo de todos os trabalhos apresentados e a explicação de todas as técnicas utilizadas para a realização de cada um deles.

Por acreditar no profissional cabeleireiro, a filosofia do grupo BSG é estar em todos os canais de comunicação para apoiar e incentivar a troca de experiências. Por isso trabalha intensamente para reforçar esse trabalho de atualização profissional diariamente.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se