Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 13

ImprimirÉtica garante o sucesso do profissional de beleza

Avalie: 12345

Para garantir a credibilidade do cabeleireiro e o retorno do consumidor é fundamental que a escolha criteriosa do produto, a ser utilizado no salão, atenda às exigências dos clientes.

O aumento no número de salões, as crises econômicas dos últimos tempos e o novo perfil de cliente estão mudando drasticamente o rumo dos serviços prestados em salões de beleza. Perceber essas mudanças é de vital importância para a sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo. E, sem dúvida, um dos fatores que garante a confiabilidade do cliente é a escolha criteriosa do produto, que melhor se adeque às suas necessidades, feita pelo profissional.

Por isto, é fundamental que se tenha muita ética na seleção dos produtos que serão utilizados e indicados nos salões. Muitos profissionais ainda não se deram conta dessa importância e continuam aplicando qualquer produto nos clientes, já que muitos cabeleireiros não sabem nem quais são os produtos que têm no próprio lavatório. Muitos destes profissionais costumam fazer apresentações para determinadas marcas e ganham, além da remuneração, produtos da empresa contratante. O que ele faz? Chega ao salão e diz para os assistentes: “Divida entre vocês os produtos que ganhei hoje”. Pergunto: que tipo de profissional é este?

Quando o cliente chega, ele pede que o assistente lave os cabelos dele sem ao menos saber quais as finalidades de cada produto, pois ainda não se deu conta de que cada um é cada um. E o que acontece se o cliente gostar do produto e achar que o cabelo ficou excelente? Surpresa! O cabeleireiro, então, corre e pergunta ao assistente o que foi usado, o assistente responde e ele volta correndo para responder. Mas, muitas vezes este profissional se perde e acaba indicando, por exemplo, um shampoo para cabelos oleosos quando na verdade o cabelo do cliente é seco.

O que fazer? Antes de qualquer coisa é bom lembrar que não cabe mais, e nem há mais tempo para a inexperiência dentro de um salão. O cliente merece sempre o melhor. É preciso esclarecer o cliente sobre as vantagens e desvantagens não só dos cortes, penteados, colorações, mas principalmente dos produtos que lhe será aplicado. Por isso, é preciso ter conhecimento, estar sempre atualizado, analisar os cabelos dos clientes e verificar qual produto oferecerá melhor resultado.

Muitos profissionais possuem no salão um item que faz a diferença: a ficha de consulta de cada cliente, onde anotam a análise e tudo que foi feito, sem esquecer do produto utilizado e o que lhe foi recomendado. Com isso, na próxima visita da cliente haverá uma continuidade do trabalho e, com certeza, ela se sentirá especial e a ética profissional será reconhecida.

O que fazer então? Saber escolher o produto é fundamental. É preciso participar de treinamento constante, não nos salões e sim nos Centros Técnicos das Empresas, uma vez que, passando por treinamento ele estará tranqüilo para absorver melhor as informações e não terá que se preocupar com o atendimento da clientela. As empresas também têm que participar encaminhando técnicos para visitar os salões, com a finalidade de orientar, oferecer conhecimento quanto às novas técnicas, produtos e tendências. Sem esquecer de conscientizar o profissional, ao transmitir as informações, que seu sucesso também depende da escolha certa do produto.

Mais do que nunca o profissional deve estar atento a tudo o que acontece, porque a diferença é feita pelos pequenos detalhes. Para isto é importante:

    • Participar de treinamentos em Centros Técnicos
• Conhecer bem cada produto
• Garantir a visita de técnicos no salão, para esclarecer possíveis dúvidas.

É preciso seduzir o cliente, para adquirir a confiança e o respeito que todo profissional ético e criterioso faz jus. Passar segurança em tudo o que faz, e conhecimento de tudo que usa, deve ser a meta traçada e alcançada por todos.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se