Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 23

ImprimirFerramentas de Trabalho

Avalie: 12345

Responsáveis pela boa performance do trabalho do cabeleireiro, os equipamentos de uso diário exigem cuidados e conhecimentos para oferecerem o resultado esperado

Assim como a manicure precisa de um alicate bem amolado para extrair uma cutícula e o maquiador de pincéis em bom estado para produzir uma maquiagem perfeita, o cabeleireiro precisa de escovas, secadores e tesouras impecáveis para realizar seu trabalho com qualidade. Por isso, é importante que o profissional escolha com atenção estes instrumentos e cuide-os adequadamente. Eles são responsáveis em 50% ou mais no resultado final de qualquer tipo de serviço.

Como consultor de uma marca de secadores há quatro anos, conheço a importância de o cabeleireiro entender o que cada material pode lhe proporcionar, para aproveitar o máximo de seus recursos. Este conhecimento deve ser transmitido para quem senta em sua cadeira, pois explicando a qualidade dos produtos que usa e o que ele oferece, o profissional ganha credibilidade e, consequentemente, fideliza sua cliente. Uma dica é procurar o fabricante, que irá lhe ensinar cada detalhe de funcionamento do produto que adquiriu.

As empresas têm investido caro para lançar produtos que atendam as necessidades dos profissionais e isso tem ocorrido com mais rapidez, pois a cada dia a moda propõe um novo estilo de cabelo e é preciso equipamentos adequados para tornar este trabalho possível.

Com a consultoria de Nilton dos Santos, gerente de desenvolvimento de produtos da Taiff e Leandro Pires, técnico da ProArt, iremos explicar como as principais ferramentas funcionam e o que podem oferecer em sua rotina de trabalho:

Chapas: Fabricadas no Brasil há, em média, 15 anos, esta ferramenta permite enrolar ou alisar os fios. Ela pode conter algumas das principais tecnologias disponíveis no mercado como a turmalina, um mineral natural que quando aquecido, gera íons negativos, possibilitando o fechamento das cutículas dos fios; o titânio, um aço aplicado às chapas por meio da nanotecnologia, agregando as funções bactericida e bacteriostática ao equipamento e a cerâmica que, quando aquecida, gera o infravermelho longo, deixando os fios com aspecto mais natural.

Secadores: Disponíveis nas mesmas tecnologias das chapas, estes equipamentos possuem potências que variam entre 1300 a 2400 watts, permitindo diminuir o tempo de secagem. Alguns secadores emitem também íons positivos, que abrem as cutículas dos fios para melhor penetração dos produtos. Hoje, há uma procura muito grande por equipamentos menores, que oferecem maior mobilidade ao profissional. Já existem secadores de 17 cm, que pesam em torno de 530 g.

Escovas – O uso deste material requer higiene e atenção. O profissional é obrigado a ter uma escova para cada pessoa. Esterilize com álcool 70% e coloque-as em um saquinho plástico fechado, e abra na frente da cliente. O profissional pode optar por três tipos de escovas: nylon é ideal para cabelos lisos e grossos, pois ela disciplina os fios; javali, que possui cerdas mais macias e é perfeita para fios crespos e finos e a escova mista, que possui 70% de cerdas de javali e 30% de nylon, trabalhando bem com fios intermediários.

Tesouras – Uma boa tesoura pode render cerca de três mil cortes em apenas uma amolada. Existem três tipos de tesoura: Laser, ideal para cortes retos e pontas; Fio Navalha, deixa as pontas mais leves quando o profissional a desliza pelos fios e a Dentada, que corta os fios de maneira intercalada. Quanto mais próximo estiverem os dentes desta tesoura, mais cabelos ela irá desbastar. Ainda é possível escolher este instrumento pelo tipo de material. A tesoura feita de cobalto é a mais indicada, pois o corte terá mais durabilidade.

Espero que estas dicas tenham sido importantes para você, profissional! Não adianta ser extremamente habilidoso, se não possuir uma boa ferramenta. Não comprometa o resultado final do seu trabalho e seja honesto com sua cliente.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se