Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 32

ImprimirImprima sua marca

Avalie: 12345

Atitudes simples, como a escolha de um nome marcante para o salão de beleza e a seleção de cabeleireiros que tenham uma boa postura profissional, podem garantir o sucesso do negócio

Osvaldo Alcantara (consultor de negócios)Osvaldo Alcântara (consultor de negócios)

Existem duas maneiras de escolher um bom nome para o salão de beleza. A primeira é investir no nome pelo qual o cabeleireiro se tornou conhecido no bairro ou na cidade em que atua. A outra é usar uma palavra bonita e representativa que esteja na moda. Neste caso, se o profissional for romântico, pode procurar em uma poesia algum trecho que considere ideal.

A minha preferência é pelo próprio nome do cabeleireiro, porque ele dá credibilidade ao estabelecimento e promove a divulgação do profissional. Se o cabeleireiro não o considerar atrativo, tem a opção de usar um apelido.

Acredito que a denominação do salão é uma continuidade das estratégias utilizadas pelo profissional para se fazer conhecido. Mas isso não quer dizer que a equipe não possa aparecer também. É função do gerente ou do dono do salão valorizar a equipe. Como complemento do nome, é possível adicionar o tipo de trabalho que o profissional acredita desenvolver bem, como “penteado” ou “corte e cor”. Como exemplo, cito “Gisa Coiffure Visagismo” e “Alexandre Penteados para Noivas”.

No momento da escolha, deixe de lado os nomes estrangeiros. É desagradável para as pessoas pronunciar de maneira errada a designação do local. Isso prejudica o marketing, além de inibir os clientes de fazer a divulgação boca a boca. Escrevi várias vezes que quem sustenta o salão de beleza são as senhoras. Geralmente, elas têm dificuldade de pronunciar palavras estrangeiras que não foram incorporadas ao cotidiano.

Também não é uma boa estratégia adotar nomes de novelas e de músicas que estejam fazendo sucesso no momento. Quando o sucesso acabar, o salão fica com um ar saudosista, démodé, que não é bom para os negócios.

Nome para o profissional

Mas a preocupação com a escolha do nome não vale somente para aqueles que estão pensando em abrir um salão próprio. A escolha de um nome profissional também é importante. Por exemplo, somente os familiares me chamam de Osvaldo. Para o mercado, sou Alcântara. Foi uma denominação que “pegou” e que não vou abandonar. No falecimento do empresário Caio Alcântara Machado, inclusive, recebi várias condolências, pois, por causa do nome, achavam que era da família do falecido.

Outra dica importante diz respeito à imagem. Quando o profissional não estiver trabalhando, não deve ficar na
janela ou na porta do salão. Isso dá impressão de falta de clientela. Um profissional de beleza tem que almejar o
orgulho de seus clientes. Você é aquilo que representa.

Ajustes exteriores

Antes de pensar em montar um salão de beleza luxuoso, lembre-se de começar pelo início. Não almeje o requinte, mas o bem-estar do cliente. Assim, quando o estabelecimento crescer, os clientes continuarão com ele.

O profissional não pode se preocupar em atender bem somente os clientes cativos. Crianças que vão com os avós ou os pais ao salão de beleza são importantíssimas, pois ficará no ideário delas o bom ou o mau atendimento.

Além disso, para atrair novos clientes, não indico fazer promoções de preço, e sim de qualidade. Sou contra descontos, porque o cliente que pagou o valor cheio pode se sentir lesado. O desconto gera insegurança em clientes, que podem postergar a visita ao salão esperando pelo desconto. É necessário agregar algo à clientela e não retirar. Como promoção, as manicures podem oferecer gratuitamente unhas decoradas, e o maquiador pode dar dicas de maquiagem

 

7 Comentários:

  1. Foto: Wagner
    Wagner: 11/07/2009 às 23:32
    Massa!
  2. Foto: Elisabete
    Elisabete: 13/05/2009 às 22:12
    amei o esclarecimento,acho o nome que vou da a meu salão muto forte:Beth Shui
  3. Foto: Sandra
    Sandra: 10/05/2009 às 11:10
    OBG ESTAVA NO CAMINHO CERTO , QUANDO ABRI MEU SALÃO TODOS ME CONHECIAM COMO LOBA , UNI O ÚTIL AO AGRADAVEL E USEI LOBA COIFFEUR , DEU MUITO CERTO OBG
  4. Foto: Apoliana
    Apoliana: 04/05/2009 às 00:03
    Artigo excelente. Ajudou me bastante pois estava com essa duvida: Que nome colocar no meu salao, agora tenho alguns em mente. Otimo!!!
  5. Foto: Maria
    Maria: 03/05/2009 às 18:18
    eu sou fâ do seu ALCANTARA, desnde os tempos da associaçaõ dos cabeleireiros que seu giltom maxímo era presidente, na liberdade. leio tudo que ele escreve,todos os artigos , que posso,meus parabéns e meu muito obrigado pela sua colaboraçaõ, e incentivo para nós,cabeleireiros,um forte abraço
  6. Foto: Victor
    Victor: 29/04/2009 às 19:53
    muito bom sou victor ross e vou montar um salão e minha atual patroa fala mto disso de naum ficar na porta do salão e realmente naum e bom nunca achei isso legal.
  7. Foto: Edlene
    Edlene: 19/04/2009 às 11:56
    Que reportagem exclarecedora! Adoreiiiiii......


Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se