Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 46

ImprimirInverno na ponta dos dedos

Avalie: 12345

unhas (1)Cores escuras, bege e efeito metalizado são tendências para as unhas no outono-inverno 2011

texto: Eder Garrido | fotos: divulgação

Você se lembra daquela época em que as mulheres iam ao salão de beleza e, quando questionadas sobre a cor de esmalte que gostariam de aplicar, exclamavam: “O de sempre!”. Pois é... Este “o de sempre” deixou de fazer parte do vocabulário a partir do momento em que as unhas se tornaram importantes na composição do look.

Se dois ou três tons bastavam para passar uma temporada inteira, hoje as marcas de esmaltes lançam coleções com uma cartela de opções muito maior, cada uma com um efeito diferente, seja metalizado, craquelado, flocado ou em 3-D.

De acordo com Juliana Barros, gerente-sênior de maquiagem da Avon Brasil, o mercado de esmaltes acompanhou as exigências e os critérios que vinham sendo impostos pelas consumidoras de produtos de beleza. “Elas se interessam em conhecer os benefícios dos produtos e as tecnologias disponíveis.

Com a nova visão que o mundo da moda proporcionou aos esmaltes, cabe às marcas investir e trazer o que há de mais atual e com o melhor padrão de qualidade”. No outono-inverno 2011, as cores escuras ganham espaço, e abraçam as preferências das clientes fashion e conservadoras. Entre os tons que vieram com força, estão o roxo, o cinza, o marrom, o verde-escuro, o dourado-fosco, o vinho, o azul-marinho e o turquesa (que se tornou a bandeira da mulher moderna e de atitude).

unhas (2)Cintilantes, metálicos e os eternos vermelhos também serão vistos por aí – essa última tonalidade se tornou mais escura e com leve cintilância, para agregar sedução ao visual. Ficam de fora as unhas artísticas e 3-D e os esmaltes pinks e alaranjados. E o glitter? Antes restrito aos adolescentes, hoje o brilho incorpora cores e texturas até então nada populares. “O glitter tornou-se habitué das mulheres”, comenta Clarissa Ezaki, diretora da Big Universo. Essa mudança aconteceu graças ao sucesso e à ousadia de popstars como Lady Gaga e Katy Perry.

Cores escuras, efeitos diversos... Mas e os clarinhos? No outono-inverno 2011, o bege é a melhor opção para quem prefere um tom nude nas unhas. Nude, não branco. De acordo com Silmara Oliveira, assistente de marketing da Fina Flor Cosméticos, apesar de não servir como alternativa ao clássico renda, essa tonalidade é uma aposta certeira para quem prefere uma produção neutra, fazendo contraponto à exuberância e à sofisticação das cores fechadas.

Um costume das brasileiras é manter hábitos que deram certo. No caso das unhas, leia-se francesinha. Quer continuar com a combinação de base e branco? Sem problemas! Mas saiba que hoje existem outras opções, como as combinações de dourado e preto, vermelho e branco e da textura brilhante com fosca.

O que explica o sucesso dessas tonalidades durante o outono-inverno? A sofisticação das roupas usadas nas baixas temperaturas somada à ausência de sol, que retira aquele ar dourado e rosado da pele, são os principais fatores. “Nessa época, as principais armas de sedução são a maquiagem e as unhas”, diz Juliana. Há a influência das semanas de moda de São Paulo, Nova York, Paris e Milão.

Atualmente, a jovialidade é, acima de tudo, um estado de espírito, uma alegria que pode, sim, traduzir-se em cores de esmaltes e make-up.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se