Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 49

ImprimirLisérrimos x looks de praia

Avalie: 12345

cabelos_verao (10)As duas tendências são opostas, mas caminham juntas sob o sol do verão 2012. Saiba como lidar com esse verdadeiro jogo de texturas

texto: Rebeca Alcoba | fotos: divulgação e Agência Fotosite

Ambos já garantiram espaço na próxima temporada, e, mesmo sendo contrastantes, os cabelos lisos e os fios amassadinhos com jeito de que saíram do mar já estão fazendo a cabeça dos profissionais atentos à moda hair. Pode parecer simples, mas conservar madeixas lisas em perfeitas condições exige sabedoria e produtos específicos.

Uma das características mais desejadas é o brilho, associado diretamente ao conceito de cabelos saudáveis. “Os produtos termoativados ajudam a deixar os fios lisos, brilhantes e com aspecto natural. Além disso, os protegem do calor do secador e das pranchas, que dão movimento”, comenta o hairstylist Sandro Borges.

cabelos_verao (3)O profissional alerta sobre a importância de usar xampus adequados a cada tipo e necessidade capilar e promover hidratações regulares. Ele apenas adverte quanto ao uso de fluidos à base de silicone. “Se não forem naturalmente lisas, as madeixas podem voltar mais rapidamente ao formato natural”, acrescenta.

No Brasil, onde a mistura étnica é muito forte, dificilmente o aspecto lisérrimo é conquistado sem intervenção química ou mecânica. Mas para quem deseja aderir à tendência, Sandro desaconselha o uso excessivo do secador. “Não indico fazer escova todos os dias, pois isso inevitavelmente resseca os cabelos. Uma vez por semana é mais seguro, aliado a hidratações quinzenais”.

Seguindo essa recomendação, que tal sugerir para sua cliente que não tem os fios lisos naturais revezar a tendência lisa com o outro conceito quente da estação?

cabelos_verao (1)Efeito de praia

Os cabelos com aspecto “sujinho” caíram nas graças das famosas mais descoladas, como Adriane Galisteu, Carolina Dieckmann e Julia Petit. E também há truques especiais para assumir esse visual sem agredir os fios. “Para conseguir o ar de naturalidade, utilizamos o secador sem escovar, secando com os fios reclinados para frente”, explica Kátia Freitas, hairstylist do Salão da Praia.

Para quem já tem a textura cacheada e não deseja recorrer aos recursos artificiais, ela dá outra dica: “Deixe o cabelo secar naturalmente. Depois, enrole-o como se o estivesse torcendo. Com a outra mão, erice os fios e solte-os, ajeitando. Fica lindo!”

cabelos_verao (5)Assegurar a durabilidade do efeito é outra etapa fundamental. Para isso, a profissional indica o uso de  pomada durante a secagem: basta aplicar uma pequena porção nas mãos e estilizar enquanto seca.

Há quem afirme recorrer até a água do mar para encorpar os fios. Kátia não indica esse procedimento, uma vez que existem diversos produtos desenvolvidos com a mesma finalidade. “A água do mar pode provocar um cheiro desagradável e ressecar os fios”. Depois de estilizados, eles podem ser mantidos soltos, arrematados com um acessório ou com um rabo de cavalo baixo na lateral.

Como agir após desfilar o look “gata de praia”? A hairstylist indica que a melhor atitude é ter paciência, evitando a danificação dos fios. “Para desembaraçá-los enquanto estiverem secos, indica-se utilizar o cabo de um pente fino, soltando os fios de baixo para cima. Se estiverem molhados, aplique um creme indicado para a estrutura capilar enquanto desembaraça”, conclui.

Confira também:

Escova Térmica - Alisamento térmico é alternativa mais segura à escova progressiva

Guanidina e os mitos sobre relaxamento de cabelo

Galeria de fotos:

  • Cabelos de verão
  • Lady of the Manor | Intercoiffure
  • Tufi Duek | SPFW verão 2012
  • Totem | SPFW verão 2012
  • Nadedya | Franck Provost
  • Nica Kessler | Fashion Rio verão 2012
  • Triya | Fashion Rio verão 2012

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se