Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 17

ImprimirManicure - Organização é o segredo

Avalie: 12345

Uma boa equipe de manicures faz a diferença nos salões, por isso vale a pena investir nessas profissionais.

A cada dia cresce a preocupação das pessoas com a aparência e o bem-estar. Entre os salões de beleza, a concorrência tem aumentado consideravelmente. Isso fez com que novos caminhos para a sobrevivência e o crescimento fossem desenvolvidos, com profissionalismo, criando uma constante busca por capacitação profissional. Hoje, não basta apenas cortar bem um cabelo, fazer um excelente reflexo, ou saber pentear. Precisamos de um diferencial. A demanda por formação profissional é crescente no país, pois as relações de emprego mudaram, e os salões de beleza valorizam quem pode agregar resultados.

Uma profissional que costuma passar quase despercebida, mas que pode se tornar uma referência no salão é a manicure. Uma boa manicure sempre tem serviço. Mas, para fazer um bom trabalho e se destacar em sua profissão, o segredo é a organização.

A primeira coisa que devemos entender é que tudo funciona melhor com organização. Tal como uma empresa, a atividade de uma manicure deve ser administrada. As profissionais devem controlar custos, evitar desperdício de material, elaborar e controlar o fluxo de caixa, saber quanto ganha, preocupar-se com o marketing, atendendo as expectativas das clientes e tratando a todas com simpatia. Qualidade hoje não é diferencial, é obrigação.

Não adianta se manter informada apenas sobre esmaltes. A manicure tem que buscar informações, estar sempre inovando, criando novos serviços, investindo em sua profissão, lendo e aproveitando as dicas de revistas especializadas. Ampliar sua visão, não se limitando às unhas, aos pés e às mãos. Ser uma consultora de beleza, sugerindo tendências às suas clientes, pois as mulheres hoje escolhem manicures que estejam em sintonia com os métodos de higienização, que utilizem produtos de qualidade e sigam a orientação do fabricante.

Tudo na vida, para ser bem feito, tem que ser planejado. Mas, para modificar a forma de trabalho de uma profissional, que há anos está acostumada a se comportar de uma maneira específica, deve-se saber que existem barreiras a serem rompidas. A maioria se acomoda por achar que já tem uma clientela formada. Isto é um grande erro. É necessário se aprimorar e buscar o novo.

Constantemente novos produtos são lançados no mercado e a mídia dita tendências a cada semana. Equipamentos sofisticados, alicates precisos, autoclave para esterilização, cremes para eliminar o odor dos pés e hidratantes para as mãos são algumas das novidades, que geralmente chegam aos salões através da própria cliente, quando deveria acontecer justamente o contrário. A profissional é quem deve estar atenta em busca de informação.

Alguns pontos que merecem atenção:

• Respeitar os horários de suas clientes, obedecendo à agenda, fazendo o possível para não deixá-las esperando.
• Não contar seus problemas para as clientes. Fazer o contrário: ouvir e só emitir opinião quando solicitada.
• Fazer o trabalho com rapidez e eficiência. As clientes podem estar com pressa.
• Manter sua mesa, ou carrinho de trabalho, alicates, lixas e esmaltes em perfeita ordem.
• Cadastrar as clientes. Não esquecer de cuidar do seu patrimônio.
• Estar sempre com o cabelo arrumado, unhas feitas, porque uma manicure também vende beleza.

Para finalizar, dar a si mesma o seu devido valor e orgulhar-se de seu trabalho.

Que Deus abençoe a todos, e até a próxima edição...

1 Comentário:

  1. Foto: Helen
    Helen: 26/07/2011 às 17:42
    Dispomos de vaga para Manicure com urgência para trabalhar em Laranjeiras (próximo ao Largo do Machado).Se souber de alguém ,ou mesmo queira agende entrevista pelo tel 21 22054457 e leve documentos,pois é para início imediato.Salão com grande movimento.


Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se