Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 29

ImprimirMansão para os cabelos

Avalie: 12345

Kika-Style (1)O salão ucraniano Kika-Style aposta em espaços suntuosos, lustres brilhantes e cores pastel para tratar os clientes como reis e rainhas 

texto: Ana Carolina Prado
fotos: divulgação


Em 1998, a empresária Ruslana Moroz inaugurou em Kiev, na Ucrânia, seu primeiro salão, o Kika-Style. Não contente com a empreitada, em 2006 ela investiu em uma estrutura ainda mais suntuosa para o local. Com 400 metros quadrados, sendo 70 desses reservados exclusivamente para cortes e coloração dos cabelos, o espaço instiga de tal forma a sensação de conforto que é perfeitamente possível esquecer que ele oferece serviços de beleza, e não de descanso.

Esse foi realmente o objetivo da responsável pelo projeto, a própria Ruslana Moroz: proporcionar à clientela um salão de beleza bonito e confortável, capaz de aliviar as tensões mentais e físicas. O propósito deu tão certo que, atualmente, o Kika-Style é membro da Intercoiffure Ucrânia, foi um dos finalistas do prêmio “Esthetic Design Award”, de 2007, e é um dos salões que figura entre os 37 do livro “Red Book Beauty Salon Design Guide”, que mostra os locais destinados à beleza que têm as arquiteturas mais belas do mundo.

Poltronas estofadas e um sofá que preenche um lado da parede adornam o espaço destinado à recepção dos clientes, uma intenção explícita de criar uma atmosfera aconchegante. Nas paredes, quadros exibem diferentes estilos de cortes e penteados e deixam claro qual é o ramo do negócio. A preocupação de manter a cor creme é evidente. 

Mesas de vidro servem de apoio para quem espera um atendimento mais demorado. Delicadas toalhas e vasos de flores incrementam a feminilidade do local. O balcão de vidro tem flores e folhas artificiais e, atrás dele, produtos da L’ Oréal Professionnel. No teto, um lustre circular e suntuoso confereo brilho e ostentação ao lugar.

No espaço reservado para tratamentos de cabelos, fotos de mulheres exibindo madeixas com diferentes texturas servem de inspiração para os profissionais e os clientes. Os espelhos envoltos com chapas azul-anil deixam o ambiente mais sereno e iluminado. Uma tela plana aparece entre dois vitrais com folhagens acinzentadas, que deixam o ambiente externo pouco visível.

Na área de corte, outro suntuoso lustre pende do teto. O chão brilha “limpeza” e azulejos quadriculares refletem uma proteção quase espelhada. Em volta da iluminação estão pequenas lâmpadas, alinhadas logo acima das poltronas, para dar atenção ao trabalho de cada hairstylist.
Por fora, o visual da fachada surpreende. Os vitrais retangulares e floridos, junto com os rostos de modelos, contrastam com o preto que os envolve. Os olhares das fotos que espreitam quem chega também podem ser encarados lá dentro, numa esfera menos arrojada, mas bem mais luxuosa

Diz o especialista 

“O Kika-Style tem como forte inspiração os movimentos clássico e art noveau. As cores pastel criam um ambiente tranqüilo, aconchegante e luxuoso. As linhas e os ornamentos são claras referências aos palacetes e das mansões da nobreza. É possível definir o salão como nouveau richie. O lustre de cristal, as poltronas em capitonê, o piso de mármore, os móveis entalhados e os arabescos são indícios de um estilo contemporâneo, que surge com força devido ao aumento do poder aquisitivo dos clientes, que passam a circular nestes espaços e consumir produtos e serviços de luxo.”

Guilherme Huss, arquiteto e proprietário do site Living Brasil, especializado em design de interiores

 

 

Galeria de fotos:

  • Kika-Style (1)
  • Kika-Style (2)
  • Kika-Style (3)
  • Kika-Style (4)
  • Kika-Style (5)
  • Kika-Style (6)
  • Kika-Style (7)

1 Comentário:

  1. Foto: Luciana
    Luciana: 26/05/2009 às 10:07
    maravilhosos estes vitrais gostaria muito saber onde adquirir para meu salao.


Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se