Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 46

ImprimirMaquiagem com luz própria

Avalie: 12345

iluminador (6)Desvende os mistérios do make-up iluminado e realce o que há de melhor nas suas clientes!

texto: Rebeca Alcoba | fotos: Imagenet e divulgação/ Agência Fotosite

Para conquistar uma maquiagem perfeita, a receita tradicional composta por base, sombra, delineador, máscara, blush e batom está ultrapassada. A nova métrica, mais brilhante, tem conquistado as passarelas e as celebridades. Vai dizer que você nunca se perguntou por que as famosas estão sempre tão radiantes? Assim como os palcos pedem uma luz adequada para favorecer o enredo, a luminosidade é usada no make-up para realçar ou disfarçar pontos estratégicos. “Aplicamos o iluminador em tudo o que precisa ser destacado. Quando a intenção é esconder, vale uma sombra escura”, explica Luciana Alves, maquiadora-sênior da NYX Cosmetics Brazil.

iluminador (2)Como conquistar esse efeito brilhante? Use e abuse do iluminador. O cosmético nada mais é do que uma sombra clara com muita cintilância e várias funções (confira todas elas na página ao lado). “A ideia é iluminar pontos específicos. Não adianta espalhar o produto no rosto todo, porque o que caracteriza esse efeito é o contraste”, reforça a maquiadora Erica Monteiro.

Assim como a pele possui tons variados, os iluminadores têm diversas nuanças. Brancos, rosados, perolados, nudes e até dourados estão disponíveis no mercado. Segundo Luciana, o que vai definir a escolha de um deles é o efeito desejado. “Para obter uma maquiagem natural, opte pela cor mais próxima à da pele. Nas cútis negras, indico o marrom e o dourado-escuro. Mas isso não é uma regra. A top model Naomi Campbell, por exemplo, usa os mesmos tons de uma pessoa de pele branca”, comenta Erica.

iluminador (3)Como tudo o que é lançado e bem aceito, o iluminador segue aumentando sua gama de atuação: o cremoso ou em bastão é perfeito para a região dos olhos, e o produto em formato de sombra, compacta ou solta, é indicado para peles envelhecidas, pois não acentua as linhas de expressão.

“O mercado também oferece alguns modelos líquidos, que em contato com a pele ficam com a textura de pó”, comenta Luciana. Para peles com tendência à oleosidade, a opção mais acertada é a em pó.

Mais uma dica para peles maduras que buscam um make-up reluzente: o corretivo facial também pode fazer às vezes de iluminador. Para isso, vale usar e abusar de um produto mais claro do que a pele. “Outra dica é preceder a maquiagem com um creme antifadiga. Tenho usado um, da Biotherm, que devolve o viço”, comenta Erica. Em dúvida de como usá-lo em diferentes períodos do dia? Basta aumentar a intensidade à medida que a noite vai caindo.

iluminador (1)Use e abuse do iluminador!
Aplicado na zona T do rosto, o produto rouba a cena e minimiza maçãs muito grandes.

Usado nas têmporas, dá volume às maçãs do rosto.

Em cima do nariz e após escurecer as laterais, o iluminador afina essa área.

Para destacar os olhos, use-o em forma de sombra no espaço entre as pálpebras e as sobrancelhas. Aplique, também, um corretivo em tom mais claro que o da pele na parte interior e no canto externo inferior.

Passado entre os lábios e o queixo,  realça queixos muito pequenos.

Acima da boca, cria a sensação de lábios maiores.

Nas laterais da face, o produto aumenta as proporções de rostos finos.

1 Comentário:

  1. Foto: William
    William: 07/06/2011 às 19:06
    A cada dia estou utilizando mais o Iluminador, e o questionamento de minhas clientes sobre esse produto está muito frequente.


Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se