Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 32

ImprimirMegashow internacional Alfaparf/Mahogany

Avalie: 12345

Megashow_internacional_Alfaparf_Mahogany (8)Evento percorre várias cidades do mundo para exibir técnica, tendências de moda, estilo e inspiração

texto: Márcia Britto
fotos: Moisés Moraes

A Alfaparf, companhia italiana especializada em tecnologia capilar, e a Mahogany Hairdressing, academia londrina para cabeleireiros, criaram uma nova maneira de exibir suas coleções: um megashow que percorre o mundo. A coleção Op Couture foi apresentada na Irlanda, Malásia, Itália, Inglaterra, México, Estados Unidos, Hungria e Brasil. A cidade de São Paulo recebeu o show em novembro, na casa de espetáculos Via Funchal, com a atriz Cláudia Raia como mestre de cerimônia.

No palco, cores e cortes exclusivos mostraram as tendências para 2009, sob o comando dos hairstylists Richard Thompson, da Mahogany Hairdressing, e Eliabe Moreira, diretor artístico da Alfaparf Milano e instrutor master da Academia Alfaparf/Mahogany no Brasil. “O show leva ao profissional técnica, tendência e inspiração, atributos
fundamentais para tornar o dia a dia mais criativo. O cliente, por mais conservador que seja, gosta de saber que o cabeleireiro se atualiza e é capaz de oferecer propostas inovadoras e técnicas aprimoradas, ainda que não as aplique nos seus cabelos”, afirma Kátia Coutinho, diretora de marketing e técnica da Alfaparf Group no País.

Megashow_internacional_Alfaparf_Mahogany (11)A Op Couture foi inspirada na Art Optical, arte abstrata que surgiu nos anos 1960 e foi marcada pelo uso de figuras
geométricas em preto e branco que criavam a ilusão ótica de movimento, simbolizando um mundo mutável. Os efeitos óticos nos cabelos foram conseguidos com técnicas de coloração em três cortes, dando uma ilusão de tons e formas, inspiradas nos lançamentos da indústria têxtil de Milão. As tendências são: Enveloped, Fanned Out e Glove Fit (ver quadro na página 52). “As soluções cosméticas apresentadas podem ser usadas como ferramentas para o desenvolvimento de trabalhos criativos e avant-garde. A Alfaparf faz um movimento de criação e desenvolvimento de produtos em tempo real e lado a lado com o mundo da moda”, destaca Kátia.

Para definir os lançamentos, a Alfaparf e a Mahogany acompanham o processo de criação de tendências em grandes casas de tecelagem. “As casas de tecelagem buscam inspiração em movimentos artísticos, culturais, arquitetônicos e tendências que marcaram – ou ainda marcam – história. Essas propostas são apresentadas aos designers de moda que desenvolverão as coleções. A Alfaparf e a Mahogany criam cores e cortes para coleções que acompanham as estações do ano: outono-inverno e primavera-verão. Assim, elevamos a arte do penteado para a alta moda”, diz Kátia.
O sucesso faz as empresas pensarem em promover ações semelhantes nos próximos anos. “O evento já faz parte do calendário da Alfaparf e do segmento profissional. A cada ano as respostas entusiasmadas dos cabeleireiros nos dão inspiração e determinação para este show, que hoje reúne 2 mil hairstylists de todo o Brasil e da América Latina”, finaliza a diretora de marketing.

Tendências apresentadasMegashow_internacional_Alfaparf_Mahogany (6)

Enveloped – Corte curto com o formato de um botão de rosa invertido. Nas passarelas, figurinos com volumes arredondados, ombros pouco estruturados e grandes colarinhos esculpidos dão às roupas um efeito de casulo.

Fanned Out – Corte na forma de “leque” aberto e invertido. No figurino, roupas volumosas ou rodadas, acinturadas e com mangas bufantes.
Glove Fit – Corte preciso que segue os contornos do corpo, enfatizando as curvas femininas.

Megashow_internacional_Alfaparf_Mahogany (4)Academia Alfaparf Mahogany

A parceria entre a Alfaparf e Mahogany evoluiu e resultou na criação de uma academia, que será inaugurada no Brasil no mês de março. “Agora, para receber a qualificação técnica oferecida pela Mahogany, além do curso em Londres, o profissional poderá optar pela formação no Brasil. Esta será uma excelente oportunidade para os que não podem investir em uma formação no exterior ou se ausentar dos seus negócios”, diz Kátia. Cada turma receberá até 20 alunos e toda a parte prática será executada em modelos vivos. A proposta é formar, no primeiro ano, 600 profissionais brasileiros.

À frente do projeto está Eliabe Moreira, diretor artístico do grupo Alfaparf. O hairstylist é considerado um dos mais completos no mundo, sendo convidado pelos 87 países nos quais a empresa está presente para mostrar sua técnica e
performance estilística. No início do ano, ele foi a Londres para participar de um curso de reciclagem.

Os cursos são:
Coleção Alfaparf – Será alterada a cada semestre, acompanhando a tendência lançada no período. No primeiro
semestre de 2009, será trabalhada a Op Couture. No curso, os cabeleireiros aprenderão a executar técnicas envolvidas em cada proposta da coleção.

• Coleção Mahogany – Também será alterada a cada semestre. No primeiro semestre de 2009, será executada a C-Squared. No curso, os cabeleireiros aprenderão a fazer técnicas apresentadas na coleção.

• Modern Foundation – Técnicas básicas (fundamentais) que dão uma formação sólida para o profissional trabalhar dentro do conceito de precisão da Academia Mahogany.

Academia Alfaparf Mahogany
Alameda Santos, 1.787, lojas 2, 3 e 4
Jardins, São Paulo (SP)
Tels.: (11) 3284-3200 e 3253-1613
 

Galeria de fotos:

  • Richard Thompson
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Kátia Coutinho
  • Megashow internacional Alfaparf/Mahogany
  • Cláudia Raia

1 Comentário:

  1. Foto: Rosenildo
    Rosenildo: 02/06/2009 às 14:07
    divina a apresentação do mega show, ainda quando conta c/ eliabe moreira esse mestre que tanto admiro....


Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se