Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 29

ImprimirMinimalismo e feminilidade

Avalie: 12345

São Paulo Fashion Week - ColcciAs tendências para primavera/verão apresentadas nos principais eventos de moda brasileiros

texto: Márcia Britto (SP) e Fátima Telles (RJ)
fotos: divulgação (SP) e Virna Santolia (RJ)

Fashion Rio
Com o tema “Repensar, Reciclar e Renovar”, o Fashion Rio trouxe à Cidade Maravilhosa, de 7 a 13 de junho, o trabalho de profissionais de beleza do mais alto nível, como Ricardo dos Anjos, Robert Estevão, Celso Kamura, Carlos Carrasco, Max Weber, Daniel Hernandez e Marcelo Gomes. 

Maquiagem 
Carrasco criou looks inspirados na sensualidade latina. “Há um movimento por uma maquiagem mais pesada para a próxima estação, com olhos marcados de rosa, azul e laranja”, disse. O maquiador usou muitas nuances de azul no desfile da marca Thaís Losso. Para combinar, os lábios ficaram ao natural ou foram coloridos sem brilho. No blush, apostou nos tons terracota, para as morenas, e pêssego, para as peles claras.

No visual das modelos do desfile da Santa Ephigênia, Ricardo dos Anjos usou um pincel de artes
plásticas para colorir o canto externo dos olhos. Em cada modelo uma cor bem vibrante. Laranja, rosa, amarelo, azul e branco predominaram nas sombras. “No verão passado as cores estavam leves, transparentes, querendo aparecer, mas com medo de chegar. Para o verão 2009, elas virão com força total”, afirmou.

O mestre dos pincéis e dos cabelos Celso Kamura assinou os visuais de Walter Rodrigues. Para representar o tema “Audrey Goes to China”, estiveram presentes arranjos de material emborrachado com design lembrando os arranjos de cabeça chineses. A maquiagem teve como ponto alto o batom e o blush cereja bem marcados.

O make-up stylist Daniel Hernandez fez uma verdadeira maratona no Fashion Rio, assinando dois desfiles seguidos. Seus looks foram variados, desde os bem naturais, só com correção e máscara para cílios, até os conceituais e coloridos. Na apresentação da Coven, algumas modelos vieram com lábios pink e alaranjados, cores do verão. Nos olhos, predominou a sombra pigmento dourada.

Para a Cantão, usou traçados pink, laranja, lilás e azul rente aos cílios. Nos olhos, sombra laranja e boca na mesma cor. Max Weber é veterano no Fashion Rio. Para a grife Juliana Jabour, ele colorio os olhos com dourado, outra forte tendência, aplicando-o nas pálpebras superiores. Cílios postiços no canto externo dos olhos e muita máscara também foram tendências.

Outra sugestão apresentada foi o azul nos olhos. No desfile da marca Graça Ottoni, Max misturou azul e rosa-claro até próximo à sobrancelha. Os tons pastel prometem iluminar a estação do sol.
Robert Estevão sempre cria looks diferentes e elaborados. Ele assinou um dos desfiles mais badalados, o de Carlos Tufvesson, com platéia repleta de celebridades. A maquiagem foi bem delicada e chique. A pele bem-feita, sombra laranja nacarado só no canto interno e lilás nas pálpebras móvel. Nas têmporas e na boca, a cor laranja. Para finalizar, um pouco de batom marrom.

A sombra lilás apareceu em looks de várias marcas. Na grife Elisa Conde, Marcelo Gomes, fez um desenho bem delicado na pálpebra, reforçando a cor no canto interno dos olhos, para iluminar, e esfumaçando na linha do côncavo e quase nada no canto externo. O efeito foi sublime.

São Paulo Fashion Week

Depois de sete dias e 49 desfiles, a 25ª edição do São Paulo Fashion Week Verão 2008/2009 terminou mais uma vez em grande estilo. O evento, que aconteceu de 17 a 23 de junho, na Bienal de São Paulo, homenageou os 100 anos da imigração japonesa ao Brasil e contou com a presença do estilista japonês Kenzo Takada, criador da grife Kenzo. O movimento da moda japonesa dos anos 1980 acompanhou vários desfiles. Outra grande atração foi a volta de Gisele Bündchen, ausente das passarelas do SPFW há quatro anos. A top desfilou pela Colcci. 

Tendências de make-up

Na maquiagem não houve exatamente um consenso sobre o que será usado durante a primavera/verão. O minimalismo continua, mas como já havia preconizado Celso Kamura, a maquiagem existe. “Antes, as pessoas não usavam nada, e agora passam maquiagem para ficar com cara de quem não usou”, comentou. 

Nos lábios, houve variação. Várias vezes o rosa se mostrou nos tons claro e opaco. Em outras, o gloss ou o hidratante labial tiveram vez. Na pele, usaram-se blush e pó com discrição. O estilista Lino Villaventura decidiu seguir uma tendência diferente. Ele levou à passarela modelos bem maquiadas e com cores vibrantes nas unhas, nos olhos e nos lábios, como laranja, azul e amarelo.
Os olhos foram certamente os que mais ganharam evidência. As maiores inovações foram a aplicação de gloss sobre as pálpebras, técnica usada na maquiagem de Gisele Bündchen, e o uso de sombra no canto interno. Ninguém economizou na máscara para cílios.

Cabelos em evidência

Os cabelos repartidos ao meio, ao estilo da estrela francesa Bridget Bardot, surgiram várias vezes na passarela. A diferença é que as pontas ganharam um efeito encaracolado, conseguido com baby liss. Combinando com o visual discreto das maquiagens, não houve cabelos com cores extravagantes nem extremamente loiros. A variação ocorreu do castanho ao loiro, com algumas luzes. Os cortes com nuca batida e pontas nas laterais também foram vistos, mas em número menor.

Para agüentar os fortes dias do calor, as principais sugestões das passarelas foram o coque (preso despretensiosamente) e as tranças, exibidas nos desfiles das grifes Animale, Alexandre Herchcovitch, Isabela Capeto, Maria Garcia e Érika Ikezili. “Os hairstylists elegeram as tranças como a grande tendência para o verão 2009. Somente a Cori realizou uma trança tradicional, fácil de fazer. As outras grifes optaram por algo artístico e conceitual. As tranças são uma ótima opção para o verão, tem tudo a ver com sol e mar”, disse Viktor I, proprietário do salão VIMAX.

Figurino

As roupas apresentadas tiveram um ar descontraído, mas não “largado”. Dois itens podem ser apontados como vedetes: as estampas florais e os babados. As it-bags (bolsas enormes) parecem que estão com os dias contados. Na passarela, o domínio foi das bolsas do tipo carteira 

Confira também:

Dicas de mechas californianas

Galeria de fotos:

  • Fashion Rio - Coven
  • Fashion Rio - Dzenk
  • Fashion Rio - Espaço Fashion
  • Fashion Rio - Graça Ottoni
  • Fashion Rio - Lenny
  • Fashion Rio - Sandpiper
  • Fashion Rio - Santa Ephigênia
  • Fashion Rio - Thaís Losso
  • Fashion Rio - Totem
  • Fashion Rio - Carlos Tufvesson
  • Fashion Rio - Carlos Tufvesson
  • Fashion Rio - Virzi
  • Fashion Rio - Walter Rodrigues
  • Fashion Rio - Cantão
  • Fashion Rio - Cavendish
  • Fashion Rio - Chiaro
  • São Paulo Fashion Week - Lino Villaventura
  • São Paulo Fashion Week - Maria Garcia
  • São Paulo Fashion Week - Vide Bula
  • São Paulo Fashion Week - Amapô
  • São Paulo Fashion Week - Alexandre Herchcovitch
  • São Paulo Fashion Week - Cavalera
  • São Paulo Fashion Week - Colcci
  • São Paulo Fashion Week - Cori
  • São Paulo Fashion Week - Érika Ikezili
  • São Paulo Fashion Week - Colcci
  • São Paulo Fashion Week - Colcci
  • São Paulo Fashion Week - Isabela Capeto

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se