Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 44

ImprimirO mapa da mina do make-up

Avalie: 12345

formas_passar_make (3)Escolher o utensílio correto é fundamental para uma maquiagem bem-feita. Destacamos a utilidade de pincéis e esponjas e ensinamos truques para cuidar deles

reportagem: Maria Fernanda Gomes | fotos: divulgação e Moisés Moraes

Quem vê modelos e celebridades desfilando com a pele impecável esquece, muitas vezes, o trabalho
que os maquiadores têm para deixá-las tão magníficas. E o arsenal de produtos utilizados não se aplica apenas às ricas e famosas. No dia a dia, muitas mulheres sofrem para compor um make-up adequado. Por causa disso, não raramente elas desejam ter um maquiador à disposição, para simplesmente sentar na cadeira e deixar nas mãos dele o milagre da transformação.

Como na maioria dos casos esse panorama não é possível – quem sabe um dia? –, a realização de uma maquiagem perfeita pode ser alcançada a partir do primeiro estágio: a escolha dos instrumentos. Se você está perdido entre pincéis, esponjas e lenços, o primeiro passo é conhecer a utilidade de cada um deles.

formas_passar_make (2)Para um make-up perfeito, basicamente são necessários cinco pincéis. Um para blush, largo, suave, arredondado e com cerdas abundantes; um para pó, redondo e com muitos pelos para cobrir uniformemente as áreas maiores do rosto, como bochechas, queixo, nariz e testa; um de cerdas finas e juntas, para delinear e definir os lábios; um para preencher falhas nas sobrancelhas; e um para sombras, com cerdas achatadas ou espuma redonda (ideal para aplicar sombras com glitter).

Quem não gosta de aplicar corretivo e base com os dedos pode recorrer a pincéis para essa função. Para passar o primeiro produto, use aqueles que tem formato chato e fino, para espalhar por igual tanto a base cremosa quanto a líquida. Já para o outro, aposte em pincéis achatados e com as extremidades estreitas, que ajudam a camuflar olheiras.

Segundo a blogueira Lu Ferreira, os pincéis são os melhores utensílios para espalhar a maquiagem.
“Uso-os para tudo, e a diferença no resultado final é notável”, diz. Vito Mariella, profissional do Liceu de Maquiagem, destaca o pincel chanfrado como um de seus preferidos. “Utilizo para delinear os olhos, ajeitar as sobrancelhas ou fazer traço interior fino na pálpebra inferior.” Ele também é fã do pincel kabuki, bom para iluminar algumas regiões do rosto, como as têmporas.

formas_passar_make (1)As esponjas não se mostram tão populares entre os maquiadores. Tanto Lu quanto Vito afirmam não
utilizá-las, mas alguns profissionais guardam uma ou outra na nécessaire para a aplicação de pó e base.

A make-up artist Rozete Marques aponta uma vantagem: quando passado com esponja, o pó não marca as linhas de expressão. Portanto, pense duas vezes antes de simplesmente descartá-la do seu kit.

Maquiadores usam os dedos para tudo (assumam eles ou não). Desde a aplicação do hidratante às “batidinhas” para espalhar o corretivo. “As sombras e a base também podem ser passadas com os dedos. Independentemente do caso, a higienização prévia das mãos é imprescindível”, lembra Rozete.

Falando em higiene, os pincéis precisam de uma atenção especial nesse aspecto. Utilizá-los e guardá-los sem uma limpeza adequada é certeza de problemas como contaminação por fungos e bactérias. É indicada uma higienização semanal, para garantir a durabilidade. Pincéis de batom e base devem ser imergidos em uma vasilha com álcool 70% e limpos com papel absorvente.  Os de pó, blush e sombras, mais suaves, precisam ser limpos com papel absorvente borrifado com álcool até o papel não apresentar qualquer sinal de sujeira. Outra opção é lavá-los com xampu, deixando secar naturalmente na posição vertical. Já as esponjas não valem o esforço nem o risco: acabou de usar, jogue no lixo.

Bem cuidados, os pincéis podem durar a vida toda, e quase sempre se tornam xodós dformas_passar_make (4)e seus donos. Para que isso aconteça, a armazenagem correta é fundamental a fim de não corromper sua funcionalidade. “Guardo os meus em um gaveteiro, reservando uma gaveta para cada tipo de pincel, o que facilita encontrá-los. Em cada espaço, arrumo-os de acordo com as marcas”, explica Lu. Maletas e nécessaires também servem para acomodá-los e facilitam o transporte, devendo estar limpas e sem danos em sua estrutura.

Confira também a matéria Como Conservar a Maquiagem, publicada na edição 40.

Galeria de fotos:

  • Fatal Attraction | JAM
  • Formas de passar make
  • Formas de passar make
  • Formas de passar make

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se