Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 28

ImprimirO que é moda no mundo?

Avalie: 12345

Não basta aplicar as tendências nos cabelos dos clientes, é necessário entendê-las e saber como adaptá-las ao estilo de cada um. Para mostrar os conceitos adotados por renomados hairstylists, a Cabeleireiros.com fez um giro pelos principais países que ditam moda

texto: Liana Pires e Thais Martinez
fotos: divulgação 

Atualmente, as tendências relacionadas aos cabelos são tão importantes quanto os lançamentos de figurinos e de acessórios apresentados durante as semanas de moda. Os hairstylists têm desenvolvido verdadeiras obras de arte, que vão muito além de cortar e colorir. Agora, cada look pede uma estilização embasada em pesquisas e nos conceitos do dia-a-dia das grandes metrópoles.

Para entender as necessidades dos clientes de diferentes países, conversamos com profissionais das redes Franck Provost (França), Jason Kearns (Canadá), Hob Salons (Inglaterra), Aerni (Suíça), Cebado (Espanha) e Fashion Hair (Argentina).

Fabien Provost, diretor artístico da rede Franck ProvostFRANÇA

Cortes preferidos 
As mulheres francesas preferem cortes de cabelo fáceis de usar e que possam ser adaptados de acordo com o horário: naturais durante o dia e estruturados à noite. Os fios longos se consagraram como clássicos, apesar de muitas clientes optarem pelo comprimento curto.

Serviços mais procurados 

Os clientes da rede Franck Provost gostam do sistema de boas-vindas e da qualidade dos serviços oferecidos. A competência profissional e a forma como são tratados é o que mantém a fidelidade deles a todos os serviços.

Tendências

As cores mais solicitadas são as naturais com nuances suaves. As balayages continuam, porém menos contrastantes. A procura pelo brilho e pelos cabelos saudáveis é a tendência.

Freqüência da clientela 

Em média, os clientes visitam o Frank Provost uma vez por mês. Mas, claro, algumas pessoas freqüentam toda semana.

Celebridades como inspiração 
Artistas não são referências muito importantes para as francesas. As clientes buscam a coloração de uma e o comprimento de outra para formar o próprio estilo.

Fabien Provost, diretor artístico da rede Franck Provost

Jason Kearns, hairstylist canadenseCANADÁ

Cortes preferidos 
Toronto e Montreal são lugares nos quais a moda é livre. Os cortes deixam os cabelos leves, pois os clientes não gostam de ser escravos do salão. As colorações primam pelo marrom e pelo castanho, e as cores vivas, como o loiro, prevalecem sem parecer artificiais.

Serviços mais procurados Coloração e tratamento dos cabelos.

Tendências 
Os cabeleireiros seguem a moda internacional. Considero que a tendência é igual a um novo dado postado na internet: acontece muito rápido. Atualmente, tenho feito muitos cortes curtos que deixam os fios leves e com balanço. As linhas são simétricas, para expressar atitude e modernidade, mas os encaracolados também estão em alta.

Freqüência da clientela 
Em média, seis semanas.

Celebridades como inspiração
 
As clientes gostam dos looks que aparecem nas revistas de moda, como os visuais desfilados por Victoria Beckham, Amy Adams, Kerstin Chenoweth e Marion Cotillard.

Jason Kearns, hairstylist canadense 

Mark Riedo, proprietário do AerniSUÍÇA

Cortes preferidos 
Os cortes mais usados são os feitos em camadas, sejam médios, longos ou curtos. Os que garantem um efeito “enrolado” também fazem sucesso.

Serviços mais procurados 
Os clientes procuram os serviços de corte, coloração, escovas e lavagens que aliam técnicas de massagem na cabeça.

Tendências 
A tendência se baseia nos cortes estilo bob, em camadas ou côncavos. Na coloração, imperam luzes, tinturas que usam tom sobre tom e sombras suaves puxadas para o marrom.

Freqüência da clientela 
De quatro a seis semanas. Mas há uma parcela que visita o salão toda semana.

Celebridades como inspiração
Há clientes que procuram cortes semelhantes aos das celebridades, mas as suíças, principalmente as da capital, preferem os que tenham textura macia e sejam fáceis de cuidar. Katie Holmes, Victoria Beckham, Madonna e Patrícia Schimid (top model suíça) são as mais copiadas.

Marc Riedo, proprietário do Aerni

Cristina Cebado, diretora da rede CebadoESPANHA

Cortes preferidos 
Para esta temporada, os salões da rede Cebado apostam em cortes curtos, mas sem esquecer dos médios e longos. Entre os primeiros, os que têm mais destaque são os referentes aos anos 1960, de estilo bob e garçon. Os que são versáteis e permitem mudanças e adaptações também estão em alta.

Serviços mais procurados 
Corte e coloração são os serviços mais procurados. A cor proposta pela rede para esta temporada é o ruivo com reflexos cálidos.

Tendências 
Os salões espanhóis encabeçam o mercado mundial, tanto é que somos requisitados por muitos países para a realização de cursos e exibições. Nossas propostas são publicadas em revistas de todo o mundo. Evoluímos a cada ano e utilizamos as coleções para dar uma resposta aos nossos clientes e a outros profissionais.

Freqüência da clientela 
O foco dos salões de beleza mudou nos últimos anos, e a freqüência de visitas se adaptou ao ritmo de vida moderno. Antes, existiam muitas mulheres que iam ao salão uma vez por semana. Agora, é praticamente impossível pensar neste ritmo de visitas.

Celebridades como inspiração 
A influência das celebridades é evidente, mas não podemos dizer que elas são responsáveis por criar tendências. Isso porque algumas vezes um corte de uma determinada atriz não marca a moda para sempre. Hoje, os hairstylists estão muito bem informados e são capazes de criar e determinar tendências não só observando artistas, mas olhando o que acontece nas ruas.

Cristina Cebado, diretora da rede Cebado 

Akin Konizi, diretor artítico da rede Hob SalonsINGLATERRA
Cortes preferidos 
Os looks apresentam um aspecto mais individualizado. A rede Hob Salons não se baseia no conceito de fios curtos ou longos, mas se preocupa em manter a feminilidade no movimento e na estrutura dos cabelos. Assim, são utilizados desde as formas geométricas até os estilos longos com textura interior.

Serviços mais procurados 
Todos os serviços são procurados. Prezamos a qualidade do atendimento e a contínua qualificação dos profissionais para melhor atender os clientes.

Tendências 
Resgatamos os cortes curtos com formas ovaladas e trabalhamos com textura, definição e flexibilidade nos fios. As cores para o próximo verão são luminosas. As opções de loiro são inúmeras, desde as mais quentes até as frias, passando por tons pastel. O preto também será usado, em nuances azuladas e cinza.

Freqüência da clientela 
A quantidade de clientes depende do estilo de vida e de cada tipo de cabelo. Alguns aparecem semanalmente ou duas vezes por mês. Para manter um corte muito curto e estilizado, é necessário freqüentar mais o salão. Os clientes com cabelos grisalhos ou tingidos precisam de visitas mais freqüentes, quinzenais a mensais.

Celebridades como inspiração
Os cortes semelhantes aos dos Beckams são seguidos por homens e mulheres. Em ambos os casos, é importante adaptar estes looks para cada cliente, nada é igual. As modelos Agyness Deynes e Sarah Harding, do grupo Girls Aloud, também ditam tendências.

Akin Konizi, diretor artístico da rede Hob Salons

Gustavo Cocher, proprietário do salão Fashion HairARGENTINA

Cortes preferidos 
Os cortes mais realizados pelas argentinas são os em degradê e desfiados.

Serviços mais procurados 
Os serviços mais consumidos são corte, mechas, penteados, coloração e manicure.

Tendências 
A tendência pede cortes de base reta, combinados com fios desconectados. Alguma simetria e franja personalizam a imagem da cliente. Cortes nos estilos bob e fusion (combinação de estilos diferentes) fazem sucesso. Colorações ruivas, marrons com mechas e mel com mechas marrons são muito procuradas.

Freqüência da clientela
Tenho clientes que precisam de diferentes freqüências: uma ou duas vezes por semana; de 15 em 15 dias para retoque de cor; e uma vez por mês para o serviço completo. As idades vão de 12 a 90 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Celebridades como inspiração As clientes argentinas se identificam com os cabelos de modelos famosas e, em especial, atrizes.

Gustavo Cochet, proprietário do salão Fashion Hair

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se