Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 52

ImprimirOs mestres e suas marcas

Avalie: 12345

trajetoria_sucesso (6)Um foi o mestre da maquiagem no cinema mudo; o outro desenvolveu os looks do primeiro filme alemão colorido. Saiba quais são os verdadeiros nomes por trás da Max Factor e da Kryolan

texto: Rebeca Alcoba | fotos: divulgação

Max Factor (15/9/1872 – 30/8/1938)
Falar de Max Factor é o mesmo que falar do homem que inventou o pancake, os cílios postiços, o gloss labial e o esmalte para unhas. O nome é a versão americanizada do original em polonês Maximilian Faktorowicz, adotado pelo maquiador ao mudar-se para a Inglaterra, fugindo do antissemitismo na Rússia. Isso mesmo, ele nasceu na Polônia, mas foi sob os ditames dos czares que viu sua carreira decolar.

trajetoria_sucesso (7)Começou na infância como auxiliar de farmácia, em cujo ofício aprendeu um pouco de química. Trabalhou como cabeleireiro até se envolver nos bastidores da Grande Ópera Imperial Russa, quando desenvolveu técnicas voltadas para a maquiagem artística. Posteriormente, abriu uma loja em Moscou para vender seus cosméticos e tornou-se visagista da aristocracia.

Em Los Angeles (EUA), inaugurou a loja The House of Make-Up, que, pela proximidade dos teatros, atraía uma grande clientela de atores e atrizes. Por isso, o pioneirismo de Max Factor ficou historicamente ligado ao cinema. Foi ele quem diferenciou a maquiagem caricata do teatro das técnicas voltadas às telonas, desenvolvendo uma tecnologia chamada de pancromática (Technicolor) para filmes em preto e branco, o que lhe renderia um Oscar de Maquiagem em 1929 e o reinando na beleza do cinema mudo.

trajetoria_sucesso (3)Max também inseriu o conceito de maquiagem corporal líquida durante as filmagens do filme Ben-Hur (versão de 1907). A necessidade surgiu porque os atores usavam trajes romanos e, por conta da exposição ao sol, precisavam exibir diferenças na tonalidade da pele.

Seu legado deu origem até a um museu em Hollywood, o Max Factor Museum, que foi fechado com a venda da marca e reaberto em 2002 como The Hollywood History Museum. O local ainda preserva a coleção do maquiador.

O fundador da marca faleceu em 1938. Seu filho, Frank Factor, assumiu os negócios e deu continuidade ao império de inovações até sua morte, em 1996. Atualmente, a Procter & Gamble é detentora da Max Factor.

A biografia desse mestre da beleza foi lançada em 2008, nos Estados Unidos, ainda sem versão em português. Escrita por Fred E. Basten, o título traduzido da obra é: Max Factor: O Homem que Mudou as Faces do Mundo.

trajetoria_sucesso (8)Arnold Langer (16/1/1921 -)
O alemão de 90 anos foi o responsável pela maquiagem do primeiro filme colorido produzido na Alemanha, em 1939. Tal fato marcou o futuro de sua trajetória, sempre alinhada ao meio artístico. Para descobrir a empresa fundada por Langer, basta citar o nome de um dos seus produtos: a paleta Dermacolor. Pois é, estamos falando de Kryolan. Todo maquiador profissional conhece as maravilhas que as diferentes tonalidades de corretivo desse kit podem proporcionar, tanto que o cosmético é top de vendas mundial da marca. Outra inovação atribuída à expertise deles é o desenvolvimento da maquiagem em alta definição, criada em 2007 para reagir positivamente à luz das câmeras High Definition (HD).

trajetoria_sucesso (2)A Kryolan foi fundada em 1945, em Berlim, em meio ao cenário do pós-guerra, o que lhe causou alguns contratempos. Em 1950, a marca foi confiscada em Berlim Oriental, tendo de ser comercializada com o nome de Coloran. Em 1976, foi aberta a primeira filial fora da Alemanha, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, era registrada a paleta de corretivos mais famosa da marca, a Dermacolor, com suas 12 tonalidades inspiradas nas nuances naturais da pele.

Uma das chaves para o sucesso dos produtos de preparação da pele foi o desenvolvimento de um sistema de controle dos tons de derme. Com o auxílio de um dispositivo chamado espectrômetro de fotos, as cores são medidas com precisão, e os resultados são analisados por meio de um software criado para essa finalidade. Outra característica que justifica a preferência pelos produtos Kryolan é que eles são fortemente pigmentados, não exigindo várias camadas para revelar a cor.trajetoria_sucesso (1)

Por essas e outras, em 2005, durante as comemorações dos 60 anos de Kryolan, Arnold Langer foi homenageado na feira internacional de beleza realizada em Düsseldorf, na Alemanha. Atualmente, ele contabiliza uma gama de 16 mil itens em mais de 750 tonalidades, comercializados em mais de 80 países.

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se