Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 29

ImprimirOs novos hábitos de consumo

Avalie: 12345

Fernando AvedañoSaiba quais são os perfis do consumidor atual e veja como adequar seus serviços para fidelizá-los

Fernando Avedaño (cabeleireiro)

Ao observar os hábitos de compra dos clientes, percebi uma mudança de atitude. As lojas de departamento já não têm seções separadas para crianças, adolescentes e adultos. Atualmente, o comportamento dos consumidores não depende da faixa etária. As marcas estão reduzindo o comportamento associado à infância, por causa dos adultos com bom nível econômico que dedicam seu tempo a atividades de entretenimento. 

A expectativa média de vida da população chilena em 1930 era de 45 anos. Em 2002, ela passou a ser de 76 anos. Para 2025, a estimativa será de 80 anos. Essa mudança gera uma alteração no perfil dos clientes. 

Hoje, as crianças consomem produtos anteriormente desejados somente por adultos, como mp3 e celular. Mas as mudanças não são exclusivas da ala infantil. Adultos de 50 anos querem se sentir jovens, usam produtos para evitar rugas. 

Os cabeleireiros devem abrir seus canais de observação para essas mudanças. Eles precisam interpretá-las e adaptá-las aos serviços e aos tratamentos oferecidos aos clientes no salão. 

A Procuradoria Federal do Consumidor do México – Profeco – classificou 10 tipos de consumidor. Confira como você pode adaptá-las para o seu negócio. 

Adolescentes Crianças entre 8 e 12 anos querem ser adolescentes e realizam atividades cibernéticas sem a vigilância dos pais. Ao tê-los como clientes, o cabeleireiro pode aproveitar essa aptidão para tecnologia para se comunicar com eles por meio de e-mails ou de mensagens de texto. 

Adultos Apesar de terem independência econômica, homens e mulheres entre 25 e 40 anos se negam a crescer e consomem produtos dirigidos a adolescentes, como jogos eletrônicos. Para eles, o cabeleireiro pode oferecer linhas de xampu antiidade.

Idosos Maiores de 65 anos normalmente são aposentados e têm como objetivo disfrutar o que não puderam na adolescência. Normalmente, compram xampus que fortalecem os fios. Jane Fonda é um ícone desse grupo. 

Metrossexuais Essa categoria é composta por homens que dedicam muito tempo ao aspecto físico. Antes, compravam produtos destinados a mulheres ou usavam os das irmãs, mãe e esposa. Hoje, os metrosexuais podem encontrar nos salões de beleza cremes antibrilho, depilação masculina, tintura etc. Alimente o ego desses clientes. David Beckham ilustra essa categoria.

Retrossexuais São homens que não seguem a moda e geralmente usam mocassim, calça de gabardina e camisa com logomarcas famosas. Estão sempre acompanhados de suas mulheres. Gostam de carne vermelha e de caça. Se o cabeleireiro tiver sorte, esse tipo de cliente comprará um xampu. Simplesmente corte o cabelo e tenha uma revista de economia para oferecer.

Mulher alfa Mulheres independentes economicamente que exercem papéis masculinos. No pouco tempo que permanecem no salão devem ser tratadas como rainhas, pois crêem 100% no trabalho do profissional. Fale dos novos tons de maquiagem e de tratamentos que podem ser feitos em poucos minutos.

Dinks (do inglês Double Income No Kids) São casais sem filhos. Consomem cultura, tecnologia e produtos de venda exclusiva nos salões.
Pais ou mães solteiras Solteiros independentes ou separados com filhos. Vivem em grandes cidades e têm estudos superiores. Deve-se vender a eles produtos em frascos pequenos, pois geralmente vivem em apartamentos. Escute seus êxitos profissionais e faça massagens capilares.

Boêmios São pessoas maduras e com alto poder aquisitivo. Consomem produtos exclusivos de luxo e você deve tê-los para vender em seu salão.

Geeks Viciados em tecnologia. Para eles, invente um sistema operacional de revenda no qual um xampu com tecnologia baseada em proteínas de vegetais possa ser aliado a um condicionador com proteínas sintéticas. 

Esses consumidores podem ser vistos todos os dias nos salões de beleza. Primeiro, classifique em qual desses seu cliente se encaixa e aproveite esse instrumento para avaliá-los e aumentar seu grau de satisfação

Deixe um comentário:



Buscar

Notícias

Newsletter

Assine e receba as novidades da revista em primeira mão.



Publicidade


Revista Cabeleireiros.com

Login Cadastre-se